Whatsapp icon Whatsapp

Erisipela

A erisipela é uma infecção provocada por bactérias que atinge a pele. Pode acometer pessoas de qualquer idade, embora seja mais comum na terceira idade.
Vista aproximada da perna de uma pessoa acometida por erisipela.
A erisipela é uma doença bacteriana que provoca sintomas na pele como vermelhidão e inchaço.

A erisipela é uma doença infecciosa de pele causada por bactérias, em especial o estreptococo do grupo A (Streptococcus pyogenes). A doença acomete a derme e o panículo adiposo e provoca inflamação dos vasos linfáticos. Inicialmente, o paciente com erisipela apresentará mal-estar, febre e fadiga, apresentando posteriormente alterações na pele.

As alterações na pele incluem vermelhidão, inchaço, dor e formação de bolhas. A doença é tratada com uso de antibióticos, os quais devem ser administrados rapidamente após o diagnóstico. Além disso, recomenda-se repouso e tratamento das lesões de pele que funcionam como porta de entrada para bactéria.

Leia também: Hanseníase — uma doença bacteriana que afeta a pele e os nervos periféricos

Resumo sobre erisipela

  • A erisipela é uma doença que acomete a pele, comprometendo a derme e o panículo adiposo e com inflamação dos vasos linfáticos.

  • A erisipela é causada por bactérias que adentram o organismo por lesões na pele.

  • A doença é mais comum em pessoas mais velhas e acomete com maior frequência os membros inferiores.

  • Inicialmente, a doença se manifesta por febre, fraqueza e mal-estar, aparecendo posteriormente as alterações na pele.

  • Dentre as alterações na pele, destaca-se vermelhidão, inchaço e surgimento de bolhas.

  • A doença é tratada com uso de antibióticos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é erisipela?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a erisipela é uma condição inflamatória que atinge a derme e o panículo adiposo (tecido celular subcutâneo) da nossa pele, com grande envolvimento dos vasos linfáticos.

A erisipela é uma doença considerada relativamente comum, com cerca de 10 a 100 casos por 100.000 habitantes/ano. Apesar de atingir pessoas de qualquer idade, trata-se de uma doença observada com maior frequência em pacientes da terceira idade.

O sexo feminino destaca-se como o mais atingido, e os membros inferiores são a região mais acometida pela doença. Vale destacar ainda que pessoas com obesidade, com problemas de circulação nos membros inferiores, com baixa condição imunológica e com diabetes correm mais risco de desenvolver a erisipela.

Erisipela é contagioso?

A erisipela não é uma doença contagiosa. Ela é uma doença causada por bactérias, em especial o estreptococo do grupo A (Streptococcus pyogenes).

Essas bactérias penetram no organismo por ferimentos na pele causados, por exemplo, por micoses, picada de insetos e até mesmo manipulação inadequada das unhas. Esses locais são chamados de porta de entrada e são fundamentais para o desenvolvimento da doença.

Ilustração representando uma perna acometida por erisipela e as bactérias que causam a doença.
A erisipela é causada por bactérias que adentram no organismo por lesões na pele.

Quais os sintomas da erisipela?

A erisipela é uma doença que pode afetar diferentes regiões da pele, porém acomete com maior frequência os membros inferiores. Inicialmente, a doença provoca mal-estar, febre, calafrios e fadiga, sintomas pouco específicos e observados em diferentes infecções. Posteriormente, observa-se sintomas na pele, como dor, inchaço, aumento da temperatura local e avermelhamento.

Em casos mais graves, observa-se o aparecimento de bolhas e escurecimento da região comprometida. Alguns pacientes podem evoluir para quadros de infecção generalizada, o que representa risco de morte. Vale destacar que a taxa de mortalidade era significativa antes da descoberta da penicilina, bem como o desenvolvimento de sequelas importantes.

Veja também: Disidrose — um problema de pele caracterizado pelo surgimento de vesículas nas mãos e nos pés

Como tratar a erisipela?

Por tratar-se de uma doença bacterina, a erisipela é tratada com o uso de antibióticos. Além deles, outros medicamentos podem ser recomendados para controle dos sintomas da doença, como antitérmicos e anti-inflamatórios.

Além de medicamentos, recomenda-se repouso, adoção de medidas que reduzem o inchaço, como elevação das pernas, e o tratamento das portas de entrada para bactérias. Em algumas situações, é necessário a drenagem e remoção das áreas necrosadas e com pus.

Como prevenir a erisipela?

Como a erisipela é causada por bactérias que adentram no organismo pelas chamadas portas de entrada, devemos ter bastante cuidado com essas lesões, garantindo sempre a higiene de feridas na pele e o tratamento desses ferimentos.

Como está relacionada ainda com obesidade, outro ponto importante é garantir a manutenção do peso. Para melhorar a circulação dos membros, recomenda-se evitar passar muito tempo sentado ou em pé e utilizar meias de compressão para evitar os inchaços. Além disso, é importante estabelecer um controle do diabetes.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Antibióticos
Aprenda mais sobre o que são antibióticos, como foi a sua descoberta, seu mecanismo de ação e a relação entre uso de antibióticos e resistência bacteriana.
Bactérias
Amplie seus conhecimentos sobre as bactérias, organismos unicelulares que podem ser encontrados em colônias!
Difteria
Difteria, o que é difteria, a transmissão da difteria, contágio da difteria, sintomas da difteria, tratamento da doença, prevenção contra a difteria.
Febre Tifóide
Febre Tifóide, bactéria que ocasiona a febre tifóide, forma de contágio da febre tifóide, o período de incubação da febre tifóide, os sintomas da febre tifóide, o diagnóstico da febre tifóide, o tratamento da febre tifóide, medidas de prevenção da febre tifóide.
Febre tifóide
Febre tifoide é uma doença causada por uma enterobactéria e pode causar a morte. Clique aqui e conheça mais sobre essa doença, como seu diagnóstico e tratamento.
Infecção generalizada (sepse)
Conheça mais sobre a sepse, uma condição que se destaca por ser a principal causa de morte nas UTIs. Saiba sobre seu tratamento e sua ocorrência em bebês.
Sífilis
Saiba mais sobre a sífilis, uma doença sexualmente transmissível que pode matar caso não seja tratada adequadamente.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Área de retângulo e quadrado" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Área de retângulo e quadrado
Nessa aula veremos a diferença entre retângulo e quadrado. Posteriormente, veremos como calcular a área do retângulo e a área do quadrado.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.