Whatsapp icon Whatsapp

Erisipela

A Erisipela é uma infecção aguda da pele que se dissemina pelos vasos linfáticos. Ela é causada pela bactéria Steptococcus pyogenes.
Casos de erisipela
Casos de erisipela

Erisipela é considerada uma infecção aguda da pele que pode atingir a gordura do tecido subcutâneo e é causada pela bactéria Steptococcus pyogenes ou também conhecido como estreptococo do grupo A, que se dissemina pelos vasos linfáticos. Essa bactéria se adapta ao homem, causando sintomas clínicos.

Os sintomas e características clínicas envolvem infecções iniciais nas vias aéreas superiores ou na pele, como orofaringite, dor no local, febre, rubor (vermelhidão), calafrios, turgor (inchaço, edema), ficando a região afetada um pouco mais elevada, chegando a causar bolhas e necrose do tecido. Cefaleia, mal estar, náuseas e vômitos podem ocorrer. As regiões mais afetadas são membros, face e tronco.

O contágio ocorre quando a pessoa contém alguma ferida, como picada de inseto ou outro tipo de lesão, e entra em contato com pessoas que possuem processos infecciosos causados por Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes na pele. A bactéria também se instala quando existem micoses presentes na pele.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ocorre com mais frequência em idosos e crianças precedidas por doenças do sistema respiratório e da pele. Mas podem ocorrer em qualquer idade e principalmente em obesos, diabéticos ou em pessoas com problemas de circulação.

O exame clínico feito por um médico pode diagnosticar a doença, sendo o exame de circulação essencial para o acompanhamento da mesma. Na erisipela, como na maioria das doenças, o tratamento precoce minimiza complicações e evita trombose, edemas persistentes e ulcerações.

O tratamento requer a utilização de medicamentos como antibióticos, exemplo a penicilina G, anti-inflamatórios, analgésicos, relacionados à circulação, repouso com pernas elevadas para redução do inchaço e tratamento das lesões.

Cuidados com a higiene pessoal, evitar manter-se em apenas uma posição por tempo prolongado e evitar a obesidade são algumas das precauções a serem tomadas contra a erisipela.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Publicado por Giorgia Lay-Ang

Artigos Relacionados

Manifestação da difteria na faringe
Difteria
Difteria, o que é difteria, a transmissão da difteria, contágio da difteria, sintomas da difteria, tratamento da doença, prevenção contra a difteria.
Febre tifóide
Febre tifoide é uma doença causada por uma enterobactéria e pode causar a morte. Clique aqui e conheça mais sobre essa doença, como seu diagnóstico e tratamento.
A sífilis é uma doença causada pela bactéria <i>Treponema pallidum</i>
Sífilis
Saiba mais sobre a sífilis, uma doença sexualmente transmissível que pode matar caso não seja tratada adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas