Whatsapp icon Whatsapp

Gardnerella

Células epiteliais infectadas por Gardnerella vaginalis.
Células epiteliais infectadas por Gardnerella vaginalis.

A Gardnerella vaginalis é uma espécie de bactéria anaeróbica comum da flora vaginal de mulheres sexualmente ativas, provocando infecções quando o equilíbrio de sua população é afetado, seja pelo uso de fármacos, traumas vaginais, stress, alteração do pH da região, ou associação desta com outros micróbios. Entre a candidíase, trichomoníase e gardnerella, esta última é a vaginose de maior incidência em consultórios médicos.

Homens apresentam-se como portadores assintomáticos. Nestes, dizemos que a gardnerella é uma DST propriamente dita, já que, ao contrário das mulheres, não apresentam a bactéria em sua flora normal. O período de incubação pode variar entre 2 e 21 dias, e o uso da camisinha e a abstinência sexual são as formas de prevenção.

Mulheres podem também, mesmo que raramente, apresentar a vaginose sem manifestação de sintomas. Entretanto, quando estes estão presentes, são caracterizados por corrimento homogêneo de cor amarelada ou cinzenta, além de odor desagradável, principalmente após as relações sexuais, em razão da alteração do pH da vagina. Prurido (coceira) pode ocorrer, mas com menor frequência.

Quando não tratada, a gardnerella pode desencadear em salpingite, endometrite, ruptura prematura de membranas, parto prematuro ou mesmo infertilidade. Homens podem ter inflamações na uretra, prepúcio e glande.
Além da avaliação dos sintomas citados e pH vaginal acima de 4,5, o papanicolau e o isolamento bacteriano são as principais formas de diagnosticar a gardnerella. O tratamento é feito pelo uso de fármacos, como o metronizadol, tianfenicol e tinidazol, em tratamento conjugal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Aids
Você sabe o que é aids? Clique aqui e entenda o que é essa síndrome, o que é o HIV, como ele é transmitido e os tratamentos disponíveis nos dias atuais.
Bactéria Chlamydia
Clamídia
Clamídia, o que é clamídia, bactéria que provoca a clamídia, sintomas da clamídia, tratamento para a clamídia, prevenção contra a clamídia.
O uso da camisinha é capaz de evitar a maioria das contaminações
Condiloma acuminado
Características, transmissão, prevenção e tratamento do papilomavírus.
HBV: vírus responsável pela hepatite B.
Hepatite B
Doença viral que pode ser curada espontaneamente, ou se manifestar de forma crônica.
Lêndeas e indivíduos adultos de Phthirus pubis, localizados nos cílios de paciente.
Pediculose pubiana
DST caracterizada pela presença do artrópode Phthirus pubis nos pêlos pubianos.
video icon
Enem
Pré-Enem | Como preparar melhor seu repertório para temas variados
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Como preparar melhor seu repertório para temas variados" com o professor Guga Valente!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.