Whatsapp icon Whatsapp

Gardnerella

Células epiteliais infectadas por Gardnerella vaginalis.
Células epiteliais infectadas por Gardnerella vaginalis.

A Gardnerella vaginalis é uma espécie de bactéria anaeróbica comum da flora vaginal de mulheres sexualmente ativas, provocando infecções quando o equilíbrio de sua população é afetado, seja pelo uso de fármacos, traumas vaginais, stress, alteração do pH da região, ou associação desta com outros micróbios. Entre a candidíase, trichomoníase e gardnerella, esta última é a vaginose de maior incidência em consultórios médicos.

Homens apresentam-se como portadores assintomáticos. Nestes, dizemos que a gardnerella é uma DST propriamente dita, já que, ao contrário das mulheres, não apresentam a bactéria em sua flora normal. O período de incubação pode variar entre 2 e 21 dias, e o uso da camisinha e a abstinência sexual são as formas de prevenção.

Mulheres podem também, mesmo que raramente, apresentar a vaginose sem manifestação de sintomas. Entretanto, quando estes estão presentes, são caracterizados por corrimento homogêneo de cor amarelada ou cinzenta, além de odor desagradável, principalmente após as relações sexuais, em razão da alteração do pH da vagina. Prurido (coceira) pode ocorrer, mas com menor frequência.

Quando não tratada, a gardnerella pode desencadear em salpingite, endometrite, ruptura prematura de membranas, parto prematuro ou mesmo infertilidade. Homens podem ter inflamações na uretra, prepúcio e glande.
Além da avaliação dos sintomas citados e pH vaginal acima de 4,5, o papanicolau e o isolamento bacteriano são as principais formas de diagnosticar a gardnerella. O tratamento é feito pelo uso de fármacos, como o metronizadol, tianfenicol e tinidazol, em tratamento conjugal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Aids
Você sabe o que é aids? Clique aqui e entenda o que é essa síndrome, o que é o HIV, como ele é transmitido e os tratamentos disponíveis nos dias atuais.
Clamídia
Clamídia, o que é clamídia, bactéria que provoca a clamídia, sintomas da clamídia, tratamento para a clamídia, prevenção contra a clamídia.
Hepatite B
Doença viral que pode ser curada espontaneamente, ou se manifestar de forma crônica.
Pediculose pubiana
DST caracterizada pela presença do artrópode Phthirus pubis nos pêlos pubianos.
video icon
Escrito"Quais as diferenças entre relato pessoal e diário?" sobre cartas antigas, relatos pessoais e diários.
Português
Quais as diferenças entre relato pessoal e diário?
Todo diário é um relato pessoal. Então todo relato pessoal é um diário? Não! Entenda a diferença dos gêneros com o professor Guga Valente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.