Whatsapp icon Whatsapp

Artes marciais

As artes marciais são práticas corporais com técnicas de combate e luta. Elas podem ser praticadas tanto como esporte quanto como forma de recreação.
Duas pessoas em movimento de luta em uma praia como representação das artes marciais.
As artes marciais podem ser praticadas tanto como forma de recreação quanto como competição esportiva.

As artes marciais são práticas corporais que envolvem técnicas de luta, combate e que relacionam aspectos físicos e mentais dos praticantes.

As origens das artes marciais são diversas. O surgimento dessas práticas se relaciona a diferentes fatores, tais como método de defesa e combate em conflitos, forma de resistência a um grupo opressor, bem como mecanismo de manutenção de determinada identidade coletiva.

Os fundamentos, técnicas e características são diferentes de acordo com o tipo de arte marcial. Ao longo dos últimos anos, ocorreu um processo de esportivização e espetacularização das artes marciais. Com isso, as práticas passaram a ser regulamentadas por instituições oficiais e a ter suas competições midiatizadas.

Leia também: Ginástica — um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora

Exemplos de artes marciais

Algumas das principais artes marciais que existem no Brasil e no mundo são:

  • jiu-jítsu;

  • judô;

  • caratê;

  • capoeira;

  • MMA (artes marciais mistas);

  • boxe;

  • taekwondo;

  • kung fu;

  • muay thai;

  • esgrima;

  • aikido;

  • kombato;

  • krav maga;

  • kickboxing.

Características das artes marciais

Jiu-jítsu

O jiu-jítsu surgiu na Índia há centenas de anos. Os monges budistas criaram a arte marcial com o objetivo de autodefesa. A intenção foi desenvolver uma forma de se defenderem sem o uso de socos e pontapés, e sim com a aplicação de chaves, torções, estrangulamentos e alavancas.

 Dois homens em posição antes de iniciar uma partida de jiu-jítsu, uma das principais artes marciais.
 O quimono é a roupa que os praticantes utilizam atualmente no jiu-jítsu.

O grau de desenvolvimento de cada participante é representado na cor da faixa amarrada ao quimono (vestimenta). No caso dos adultos, as cores são, em ordem crescente de habilidade: branca, azul, roxa, marrom, preta, coral e vermelha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Judô

O judô foi criado em 1882, no Japão, a partir de uma adaptação feita do jiu-jítsu pelo professor japonês Jigoro Kano.

A prática é um esporte de competição, mas também é uma vivência corporal com finalidade de formação humana. Um dos sentidos atribuídos ao judô é o de fazer uso da energia da melhor maneira possível.

A partida de judô possui a duração de cinco minutos. Vence o competidor que realizar o ippon primeiro, que consiste em derrubar o adversário e imobilizá-lo por 30 segundos. Outros tipos de pontuação são: wazari, um ippon feito de forma incompleta, e o yuko, que é quando o atleta cai de lado no chão.

Duas atletas de judô, uma das principais artes marciais, em competição na cidade de Paris, na França.
Atletas de judô em competição na cidade de Paris, na França. [1]

Entre os fundamentos do judô estão:

  • deslocamento sobre o tatame (shintai);

  • posições básicas do corpo;

  • pegadas (kumi-kata);

  • fases de aplicação de uma técnica;

  • amortecimento de quedas (ukemi).

As técnicas do judô são divididas em três categorias:

  • técnicas de projeção;

  • técnicas de imobilização;

  • técnicas de ataque a pontos vitais do corpo.

Caratê

O surgimento do caratê ocorreu entre a China e o Japão, na ilha de Okinawa, no arquipélago Ryukyu. A popularização do caratê se deu a partir de sua esportivização. A Federação Mundial de Caratê estima que existam 100 milhões de praticantes da arte marcial no mundo.

Homem fazendo yoko geri, um movimento com a perna que é característico do karatê.
O yoko geri é um tipo de movimento com os pés no caratê.

O primeiro campeonato mundial da prática ocorreu em 1970, em Tóquio, capital japonesa. No ano de 2021, o caratê se tornou um esporte olímpico, na edição das Olimpíadas realizada em Tóquio.

O caratê tem por objetivo o desenvolvimento de aspectos como o equilíbrio, harmonia, vigor físico e espiritual a partir do treinamento.

Capoeira

A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que relaciona diferentes elementos, como a dança, arte marcial, música, jogo e religiosidade. A prática se iniciou durante o período colonial brasileiro pelos negros escravizados. Eles criaram a capoeira como meio de autodefesa e preservação de suas identidades culturais.

 Roda de capoeira da Angola, uma das principais artes marciais, em praia da cidade de Namibe, na Angola.
A capoeira da Angola é caracterizada por movimentos mais lentos e realizados em planos baixos. [2]

A roda, os instrumentos musicais, o canto e os movimentos corporais são elementos que compõem a capoeira.

Seus tipos são divididos em capoeira da Angola e capoeira regional. A primeira busca resgatar a herança africana preservando os elementos tradicionais das identidades do continente. Já a regional, criada por Mestre Bimba, na Bahia, é caracterizada por ocupar diferentes espaços, como as academias. Os movimentos são mais acrobáticos e realizados, em sua maioria, em pé.

MMA (artes marciais mistas)

As artes marciais mistas, ou simplesmente MMA, como são popularmente conhecidas, se consolidaram enquanto prática nos anos 90. Entretanto, suas bases remontam à Antiguidade, envolvendo diferentes técnicas de luta.

O MMA se caracteriza pelos movimentos técnicos de agarre e contato. Muitas pessoas o consideram uma prática violenta, por não seguir regras específicas como as outras lutas. Podem ser utilizados punhos, mãos, pés e cotovelos para imobilizar o oponente.

Dois atletas de MMA, uma das principais artes marciais, em luta.
 O octógono é a área de combate do MMA.

A espetacularização do esporte é um elemento essencial em sua difusão, já que o seu principal evento, o Ultimate Fighting Championship (UFC), consiste em um mega evento midiático e de grande faturamento e audiência.

A primeira edição do UFC foi realizada em 1993, sendo organizada por Rorion Gracie, sobrinho do mestre de jiu-jítsu Carlos Gracie, que foi responsável pela criação do MMA. Desde então, a competição foi responsável por tornar o MMA um fenômeno mundial.

Boxe

O boxe como é conhecido atualmente foi oficializado no ano de 1867, mas acredita-se que a prática era vivenciada na Antiguidade por jovens da Creta Antiga, estando até mesmo presente nos Jogos Olímpicos daquela era.

Os movimentos do boxe são realizados apenas pelos punhos. Os competidores utilizam luvas especiais para a prática, que se tornaram um símbolo do esporte.

Atleta com luva vermelha realiza golpe em atleta com luva azul em uma luta de boxe, uma das principais artes marciais.
O boxe passou a integrar as Olimpíadas na edição de 1920, nos jogos da Antuérpia (Bélgica).

Entre os principais golpes do boxe estão:

  • direto (veloz);

  • cruzada (objetiva atingir a região lateral da cabeça);

  • jabe (visa manter a distância);

  • gancho (movimento curvo do punho);

  • uppercut (visa atingir o queixo do oponente).

O vencedor da partida é aquele que vencer a maior quantidade de rounds ou que realizar o nocaute, caracterizado por deixar o oponente sem condições de continuar a luta. A quantidade de rounds de uma partida pode ser de até 12, com duração média de três minutos cada.

As regras da prática amadora e profissional mudam de acordo com as definições das entidades responsáveis, como a Associação Mundial de Boxe.

Taekwondo

O taekwondo surgiu na Coreia do Sul há mais de 2000 anos, durante o reinado de Ching Heung. A institucionalização da prática se deu somente a partir da década de 60, com a criação da Associação Coreana de Taekwondo.

A arte marcial consiste em movimentos de ataque e defesa realizados tanto com os pés quanto com as mãos. Força, equilíbrio, potência e flexibilidade são habilidades físicas constantemente exigidas neste esporte.

Atleta realizando chute na oponente durante uma competição de taekwondo, uma das principais artes marciais.
Atletas em uma competição oficial de taekwondo na Tailândia. [3]

O combate de taekwondo possui três rounds, sendo que cada um deles dura dois minutos. Os atletas utilizam protetores na cabeça e no tronco. Os chutes podem ser dados apenas na região do protetor.

As faixas em cores determinam o grau de habilidade dos atletas do taekwondo. O tempo médio para atingir a faixa preta, a de maior graduação, é de cinco anos.

Veja também: Escalada — esporte que utiliza técnicas e movimentos do montanhismo

Kung fu

O kung fu é uma das artes marciais mais tradicionais e teria surgido na Índia e posteriormente compartilhada na China. O termo chinês significa “habilidade”.

Diferentemente da maioria das práticas de artes marciais, no kung fu se utilizam armas, tais como bastão, lança, facão e espada. A manipulação desses instrumentos remete à evolução das técnicas diante dos combates de guerra ao longo do tempo.

 Homem segurando uma matraca, instrumento da prática de kung fu, uma das principais artes marciais.
A matraca é um dos instrumentos da prática de kung fu.

Para além de uma arte marcial que utiliza movimentos técnicos corporais, o kung fu se consolida a partir de uma vivência de transmissão de valores educacionais. Nesse sentido, há questões filosóficas e espirituais que culminam na evolução de quem o pratica.

Muay thai

O muay thai é uma arte marcial que surgiu na Tailândia há mais de 2000 anos. Devido a sua origem, também é conhecido como boxe tailandês.

O objetivo do combate no muay thai é nocautear o adversário por meio de golpes de punhos, cotovelos, joelhos e pés. A prática é conhecida por utilizar “oito armas”, os pares de cada uma das quatro partes do corpo mencionadas.

 Competidores de muay thai, uma das principais artes marciais, durante uma luta.
 Os movimentos do muay thai trabalham todos os membros do corpo. [4]

Além da vivência enquanto esporte, o muay thai tem ganhado adeptos em ambientes de academias. Por conter diversos exercícios aeróbios intensos, as pessoas também buscam praticar o muay thai com a intenção de atingir fins estéticos como o emagrecimento.

Esgrima

A esgrima surgiu há mais de três mil anos, sendo uma das artes marciais ocidentais mais antigas.

É uma arte marcial que utiliza espada, florete ou sabre, que são instrumentos utilizados durante o combate para ações de ataque, defesa e contra-ataque.

O objetivo é tocar no adversário com o uso do instrumento de combate. Cada atleta utiliza uma tecnologia que conecta a vestimenta à espada com a finalidade de marcar os pontos obtidos em um duelo.

Competidores de esgrima, uma das principais artes marciais.
A esgrima é um esporte olímpico desde a primeira edição das Olimpíadas modernas, que ocorreu em 1896.

A esgrima passou a ser considerada um esporte institucionalizado em 1874, quando foi criada a primeira escola norte-americana de esgrima.

As modalidades do esporte se diferenciam de acordo com a arma utilizada: espada, florete ou sabre. Ou seja, as regras são específicas de acordo com o instrumento de combate utilizado.

Aikido

O aikido é uma arte marcial que não visa à força física, mas sim à construção e consolidação de uma harmonia espiritual e da natureza de cada indivíduo. A expressão dos movimentos é caracterizada pela suavidade e forma circular. Enquanto grande parte das artes marciais utiliza golpes de impacto físico, o aikido utiliza golpes baseados na agilidade e concentração. A intenção é desequilibrar o adversário e jogá-lo no chão.

Homens praticando aikido, uma das principais artes marciais.
Os golpes do aikido são suaves e circulares.

O aikido foi criado por Morihei Ueshiba a partir da mistura de diferentes técnicas marciais, na década de 1940, no Japão. O significado do termo aikido é “caminho de harmonização das energias”.

Acesse também: Atletismo — conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos

Kombato

O kombato é uma arte marcial brasileira direcionada ao campo da defesa pessoal, com a finalidade de proteção. Entre as técnicas ensinadas no kombato estão: desarmar uma pessoa, negociar em caso de situação com reféns, saber agir em situações de risco, tomar decisões. Ou seja, são técnicas desenvolvidas para contribuir em situações de confrontos reais.

A metodologia é aplicada em diferentes instituições e órgãos brasileiros, como a Marinha do Brasil e o Gabinete de Segurança Institucional, responsável pela proteção do presidente da República.

Krav maga

O krav maga é considerado um dos métodos de defesa pessoal mais populares do mundo, podendo ser encontrado em mais de 120 países.

Sua origem ocorreu em Israel e está associada a conflitos entre judeus e britânicos no início do século XX. Nesse contexto, a prática surge diante da necessidade de se desenvolver técnicas de combate.

 Aula de krav maga, uma das principais artes marciais.
 O krav maga é uma das técnicas de defesa pessoal mais populares.

Conhecido como combate de contato, o krav maga possui três vertentes de ensino e aprendizagem: como arte marcial, como defesa pessoal para civis e como combate corpo a corpo para órgãos de segurança.

O objetivo é garantir a capacidade de se proteger de qualquer agressão, seja ela armada ou não armada, contra um ou mais agressores, no chão ou em pé.

Kickboxing

O kickboxing surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, diante da necessidade de se desenvolver uma prática com mais contato entre os competidores.

Entre as modalidades do kickboxing, que se diferenciam nas regras e formas de lutar, estão:

  • semi contact;

  • light contact;

  • full contact;

  • low kicks;

  • thai kickboxing.

Para além dos ambientes de competição, o kickboxing também ocupou espaços de recreação, sendo utilizado para fins estéticos devido ao alto gasto energético provocado por sua prática.

Créditos de imagem

[1] Victor Velter / Shutterstock

[2] Andre Silva Pinto / Shutterstock

[3] Pal2iyawit / Shutterstock

[4] nattanan726 / Shutterstock

Publicado por Lucas Afonso

Artigos Relacionados

Badminton
Clique aqui e saiba a origem do badminton. Conheça as regras do esporte e sobre a participação da modalidade nas Olimpíadas e nas Paralímpiadas.
Capoeira
Clique aqui e conheça a origem da capoeira. Descubra quais são suas principais características e saiba quais são seus tipos.
Esgrima
Esgrima, arte marcial, competidores que lutam com espada, objetivo da luta de esgrima, história da esgrima, esporte de competição, armas de competição da esgrima, vestimentas utilizadas na esgrima.
Judô
Judô, arte marcial praticada como esporte, ano de criação do judô, objetivo do judô, características do judô, regras do judô, vestimenta utilizada no judô, pontuação do judô, cores das faixas utilizadas no judô.
Olimpíadas (Jogos Olímpicos)
Clique aqui e saiba o que são as Olimpíadas. Conheça sua origem e sua história e descubra quais são seus principais símbolos.
video icon
Escrito"Por que não procurar alusões prontas para sua redação?" próximo à ilustração de uma estudante fazendo redação para o Enem.
Português
Por que não procurar alusões prontas para sua redação?
Já assistiu a vídeos na internet dando frases prontas para serem usadas em qualquer tema? Não caia nessa armadilha!