Whatsapp icon Whatsapp

Empédocles

Empédocles de Agrigento foi um notório filósofo pré-socrático da Escola Jônica. Como cosmólogo, ele atribuiu a origem do universo a quatro elementos: terra, fogo, água e ar.
O notório filósofo pré-socrático Empédocles nasceu em Agrigento (na imagem, um templo dessa cidade)
O notório filósofo pré-socrático Empédocles nasceu em Agrigento (na imagem, um templo dessa cidade)

Empédocles (492 a.C. – 430 a.C.) nasceu na cidade de Agrigento, região que compõe atualmente a Sicília. Hoje é classificado como um filósofo pré-socrático pertencente à Escola Jônica. Como a maioria dos pensadores gregos antigos, ele era filho de uma família tradicional aristocrática e bem-sucedida. Ficou conhecido mais como filósofo pela posteridade, mas também foi um notório dramaturgo, poeta, político e médico.

Esse pensador antigo seguiu o mesmo caminho de outros filósofos de sua época ao estudar a cosmologia (ramo do saber dedicado a entender a origem do universo) em oposição às mitologias gregas (cosmogonias). Assim como outros pensadores pré-socráticos, Empédocles não concordava com a aceitação das teorias cosmogônicas sobre a origem da natureza e do universo, o que o levou a investigar a verdadeira origem de tudo por meio da observação da natureza.

Os filósofos da chamada Escola Jônica já praticavam a cosmologia e, a partir de suas análises, apontaram elementos que determinavam a possível origem de todo o universo. Pouco se sabe hoje sobre Empédocles devido à distância cronológica e ao suposto sumiço de grande parte de seus escritos. Porém, uma certeza sobre o principal diferencial de Empédocles em relação aos outros cosmólogos de sua época é que o pensador não apontou apenas um elemento primordial e original, mas quatro: terra, fogo, água e ar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo Empédocles, todos os seres, objetos e astros do mundo seriam compostos pelos quatro elementos. Os animais terrestres, por exemplo, teriam em sua composição uma maior proporção de terra, os aquáticos teriam uma maior proporção de água, e as aves teriam maior concentração de ar. Fogo e ar determinariam a leveza dos seres, e terra e água determinariam o peso. Essa relação, segundo o pensador, seria determinada por dois sentimentos fundantes da natureza: amor e ódio, sendo o amor o responsável por unir os elementos e o ódio o responsável por separar os elementos primordiais.

Dessa maneira, o filósofo pré-socrático concebeu a sua teoria sobre a origem do universo e ficou conhecido por todo o pensamento filosófico posterior como um dos principais cosmólogos da Grécia antiga.

Publicado por Francisco Porfírio
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Anaximandro e Anaxímenes
Descubra como os filósofos antigos Anaximandro e Anaxímenes entendiam a ordenação do universo por meio de um princípio gerador racional.
Pré-socráticos
Clique aqui para saber quem foram e o que fizeram os filósofos pré-socráticos da Grécia Antiga.
Tales de Mileto
Acesse este link para saber quem foi Tales, quais foram suas contribuições para a filosofia, suas obras e sua biografia.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.