Whatsapp icon Whatsapp

Povos indígenas no Brasil

Os povos indígenas no Brasil são uma população de quase 1,7 milhão de habitantes que estão concentrados na região da Amazônia Legal, especialmente no estado do Amazonas.
Mulher indígena pertencente aos desanos, um dos povos indígenas no Brasil.
Os povos indígenas do Brasil representam uma população de quase 1,7 milhão de habitantes. [1]

Os povos indígenas no Brasil são a parcela população descendente dos povos originários, que podem ser definidos como aqueles que estavam no território brasileiro muito antes da chegada dos colonizadores portugueses. Atualmente existem mais de 260 povos indígenas no Brasil, somando uma população de 1,6 milhão de habitantes ou 0,83% da população do país. Alguns dos povos indígenas no Brasil são:

  • guarani;

  • ticuna;

  • caingangues;

  • macuxi;

  • yanomami;

  • terena;

  • guajajara;

  • xavante;

  • potiguara;

  • pataxó.

A maioria dos povos indígenas brasileiros vive na região Norte do país, nos estados por onde se estende a Amazônia Legal. A diversidade étnica e linguística desses povos tem grande importância para a manutenção da pluralidade cultural do país. Para além disso, os indígenas são parte fundamental da história de formação do território nacional e da preservação ambiental, tendo em vista que levam um modo de vida mais sustentável e em harmonia com os recursos obtidos na natureza.

Leia também: 19 de abril — Dia Nacional dos Povos Indígenas

Resumo sobre povos indígenas no Brasil

  • Os povos indígenas no Brasil são aqueles que estavam no território brasileiro muito antes da chegada dos colonizadores portugueses.

  • Apresentam uma relação de continuidade com a terra, com a cultura e os costumes, e com organização social e política de seus ancestrais.

  • De acordo com o Instituto Sociambiental, o Brasil tem 266 povos indígenas.

  • A população indígena do Brasil é de 1.693.535 habitantes, o que representa 0,83% do total de brasileiros, segundo o Censo Demográfico de 2022.

  • Os povos guarani somam mais de 85 mil pessoas, sendo o mais populoso do Brasil. Destacam-se também os povos caingangues, ticuna, macuxi e yanomami.

  • A região Norte concentra quase 45% de toda a população indígena do Brasil, com destaque para o estado do Amazonas, onde vivem 490 mil pessoas que se autodeclaram indígenas.

  • A cultura dos indígenas é formada por tradições, crenças, costumes e línguas muito particulares a cada um dos povos, não sendo homogênea.

  • Os indígenas brasileiros são a base da formação social, cultural e territorial do país, por isso preservar esses povos é tão importante.

  • Atualmente existem mais de 476 milhões de indígenas em todo o planeta, correspondendo a 6% da população mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são os povos indígenas?

Os povos indígenas são os descendentes das populações que habitavam um país ou território antes do seu processo de colonização, apresentando um forte vínculo com a terra por estarem nela há muitas gerações. Considerando o caso do Brasil, podemos dizer que os povos indígenas são aqueles que já estavam estabelecidos nas terras que abrigam o território brasileiro muito antes da chegada dos colonizadores portugueses, no século XVI. Eles foram, portanto, os primeiros povos a habitarem o país antes mesmo de o Brasil existir enquanto um Estado soberano.

Estima-se que a população indígena brasileira, quando da chegada dos europeus, variava entre 2,5 e 5 milhões de habitantes. Somente na faixa litorânea do Brasil, onde foi estabelecido o primeiro contato dos portugueses com os indígenas, estima-se que vivia mais de 1 milhão de nativos.|1| Com o passar do tempo, no entanto, fatores relacionados à entrada dos estrangeiros no país, a introdução de doenças e os métodos de enfrentamento direto e de subjugação da população nativa levaram a uma redução gradativa dessa população.

A Organização das Nações Unidas (ONU) descreve os indígenas como os herdeiros da terra ou, ainda, os descendentes dos povos que viviam em determinada localidade. Embora a ONU não tenha adotado uma definição padrão para os povos indígenas, a organização entende que existem algumas características em comum que identificam uma população como sendo indígena. São elas:

  • perpetuação da cultura dos seus ancestrais e da forma de organização social dos povos nativos;

  • continuidade histórica com as comunidades pré-coloniais ou outros agrupamentos populacionais que viviam em determinada localidade;

  • disposição de tradições culturais e crenças próprias, bem como uma organização social, política e territorial distinta da do restante da população;

  • autodeclaração ou autoidentificação enquanto uma pessoa indígena ou um povo indígena, bem como a aceitação do indivíduo pela comunidade como um de seus membros.

O método da autodeclaração é aquele utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante a realização do Censo Demográfico e de outros levantamentos que visam retratar as características da população brasileira. Mais adiante, veremos os dados referentes aos povos indígenas brasileiros que foram obtidos por esse sistema.

Quantos são os povos indígenas no Brasil?

Vista aproximada do rosto de um indígena pertencente aos pataxó, um dos povos indígenas no Brasil.
Existem 266 povos indígenas no Brasil atualmente, segundo o ISA.

De acordo com os dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo IBGE, o Brasil conta com mais de 266 povos indígenas|2|, totalizando uma população de 1.693.535 pessoas vivendo por todo o território nacional. Esse número de pessoas autodeclaradas indígenas no Brasil representa uma parcela de 0,83% de toda a população que vive no país. Em 2010, a população indígena brasileira era composta por 896.917 mil pessoas; com isso, o aumento foi de quase 89% em 12 anos, segundo o IBGE.

Quais são os povos indígenas no Brasil?

Existem mais de 266 povos indígenas no Brasil atual, conforme indica o levantamento do Instituto Sociambiental (ISA). Na tabela a seguir, apresentamos apenas uma fração deles, mais precisamente aqueles que têm maior população absoluta (número total de habitantes).

Alguns dos povos indígenas no Brasil

Nome da etnia

População

Sigla dos estados em que vivem

Guarani

85.255

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MS, PA

Ticuna

53.544

AM

Caingangues

45.620

PR, RS, SC, SP

Macuxi

33.603

RR

Yanomami

30.390

AM, RR

Terena

26.065

MS, MT, SP

Guajajara

27.616

MA

Xavante

22.256

MT

Potiguara

18.445

PB, CE, PE, RN

Pataxó

12.326

BA, MG

Distribuição dos povos indígenas no Brasil por região

Os povos indígenas brasileiros vivem majoritariamente na região Norte do país e em parte do Nordeste e do Centro-Oeste, mais precisamente nos estados que integram a Amazônia Legal. É o que mostram os resultados do Censo Demográfico de 2022, feito pelo IBGE.

Considerando cada um dos estados, é o Amazonas que concentra a maior parcela da população indígena brasileira, com 490.854 pessoas ou, aproximadamente, 29% do total.

Confira no quadro a seguir como acontece a distribuição dos povos indígenas por região do Brasil.

Região

População indígena

Parcela da população indígena total do Brasil

Norte

753.357

44,48%

Nordeste

528.800

31,22%

Centro-Oeste

199.912

11,80%

Sudeste

123.369

7,28%

Sul

88.097

5,20%

Cultura dos povos indígenas no Brasil

A multietnicidade da população indígena brasileira é o que resulta em uma enorme diversidade cultural, não somente para os povos originários como também para o território brasileiro como um todo. Cada uma das etnias indígenas presente no Brasil apresenta seu próprio conjunto crenças e tradições estabelecidas há centenas de anos e que são propagadas de geração à geração.

Por essa razão, não podemos generalizar e falar em uma cultura una para os povos indígenas brasileiros, que são multiculturais e carregam consigo símbolos e costumes muito particulares e distintos uns dos outros. A seguir, vamos entender melhor como é composta a cultura desses diferentes povos.

Indígenas tocando flautas de madeira como representação de um dos elementos da cultura dos povos indígenas no Brasil.
A cultura indígena é fundamental para a manutenção da multietnicidade do Brasil.

Língua dos povos indígenas no Brasil

A língua é um elemento fundamental na cultura dos povos indígenas do Brasil, tendo em vista a importância que a tradição oral resguarda para eles. De acordo com o Instituto Sociambiental (ISA), existem cerca de 160 famílias linguísticas que são faladas pela população originária do país. A maioria dessas famílias linguísticas — como o tupi-guarani, o juruna, o mundunkuru, o jê, o karajá e o maxakali — pertence a dois troncos: o tupi e o macro-jê.

Um povo indígena pode muito bem falar mais do que uma língua, o que facilita o contato entre as diferentes etnias e as trocas que acontecem entre elas, não somente no âmbito cultural mas também e principalmente no interpessoal, do convívio social e da organização política do território em que vivem.

Organização social dos povos indígenas no Brasil

A organização social dos povos indígenas brasileiros varia de acordo com as comunidades indígenas. Existem aqueles que vivem isolados do restante da população brasileira, o que inclui outras pessoas indígenas. Os indígenas isolados não fazem nenhum tipo de contato com o exterior de suas terras, e a organização social de suas comunidades é pouco conhecida.

Os povos indígenas brasileiros vivem, em sua maioria, em contato com o restante da população do país e, principalmente, com aqueles que também se identificam como indígenas. Muitos povos que falam línguas diferentes estabelecem relações entre os grupos, chegando mesmo a acontecer casamentos entre pessoas de comunidades distintas. No caso dos indígenas do Alto Xingu|3|, por exemplo, existe convivência entre povos que pertencem a uma mesma família de línguas.

Nas comunidades indígenas existe uma organização política e hierárquica interna bem delimitada, com uma divisão de tarefas que compreende desde o cuidado com a residência e o cultivo e a preparação dos alimentos — atividades delegadas às mulheres — até a caça e a pesca — que ficam a cargo dos homens. O respeito aos mais velhos e a comunhão com a natureza são dois aspectos muito importantes na organização social dos povos indígenas, sem contar os ritos religiosos e aqueles que marcam momentos importantes na vida das pessoas da comunidade.

Religião dos povos indígenas no Brasil

O xamanismo é um aspecto muito presente na religião dos povos indígenas do Brasil. O xamã é aquele indivíduo capaz de estabelecer contato com o mundo espiritual, fazendo, portanto, a ponte entre ele e o mundo físico. Assim sendo, o xamã é o responsável pela realização de rituais religiosos de determinado grupo indígena.

O animismo também está muito presente no sistema de crenças indígenas, e se traduz na concepção de os elementos da natureza — como o Sol, a Lua, as estrelas e os rios — serem dotados de alma e venerados.

Arte dos povos indígenas no Brasil

Cerâmicas adornadas, um dos principais elementos da arte dos povos indígenas no Brasil.
Um dos principais elementos da arte dos povos indígenas no Brasil são as cerâmicas adornadas. Essas foram feitas pelos marajoara.

A arte é indispensável na cultura dos povos indígenas. Algumas das formas de arte produzidas por eles são danças típicas de cada uma das comunidades, pintura corporal, confecção de cestos de fibra, cerâmicas adornadas, e adereços. No caso de artesanatos e trabalhos manuais, a arte se torna uma fonte de renda para esses povos.

Origem dos povos indígenas no Brasil

A história de origem dos povos indígenas do Brasil é semelhante àquela que explica de onde vieram as populações nativas que já viviam nos atuais países latino-americanos quando da sua colonização. Os povos originários teriam se deslocado para o continente americano a partir da Ásia, cerca 12 mil anos antes do presente, tendo atravessado o Estreito de Bering, em um período que sucedeu a última glaciação.

Já em terras brasileiras, existem diferentes ideias sobre como os indígenas tupi se instalaram na faixa costeira. Elas divergem quanto ao ponto de partida dessa população no Brasil: a região Sul ou a região Norte. O que se sabe é que, já no século XVI, os tupi estavam presentes em todo o litoral do país, desde o Nordeste até o Sul.

Povos indígenas no Brasil atualmente

Quase 1,7 milhão de pessoas que vivem no Brasil atual se autodeclaram indígenas. A garantia dos direitos dessa parcela da população brasileira, bem como a sua proteção, é feita pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas, a Funai. Para além da expressão e da manutenção da cultura indígena aqui, a Funai é responsável pela garantia dos direitos básicos e sociais dos povos indígenas, como o direito à autonomia e ao acesso ao título de eleitor e a documentos como o RG e o CPF.

A Funai realiza também o processo de demarcação de terras indígenas, que são áreas essenciais e seguras para a manutenção da cultura indígena, para a segurança dessa população e para reprodução da sua organização socioespacial. O último censo demográfico do IBGE mostrou que os indígenas no Brasil atual não vivem majoritariamente nas terras indígenas, mas sim em centros urbanos. É de 63% a parcela da população indígena que vive fora das terras demarcadas.|4| No momento, o país possui 490 terras indígenas demarcadas, com outras centenas de milhares ainda em espera.

Veja também: Rosane Kaingang — a ativista indígena que atuou defendendo os direitos dos povos indígenas no Brasil

Importância dos povos indígenas para o Brasil

Duas crianças indígenas abraçadas como representação dos povos indígenas no Brasil.
Os povos indígenas são importantes para a natureza e para a multiculturalidade do Brasil.

Os povos indígenas brasileiros são muito importantes porque eles são a base da formação social, cultural e territorial do Brasil. A manutenção das comunidades indígenas e a garantia de sua segurança, no interior ou fora das terras indígenas, preservam a tradição dos povos originários, assegurando a diversidade de culturas e de crenças pela qual o Brasil é conhecido.

Baseado no respeito à natureza e na harmonia com os ecossistemas, o modo de vida das populações indígenas é crucial para a preservação do meio ambiente, em especial quando consideramos a vegetação e as diferentes formas de vida animal que integram a fauna do país. Portanto, os indígenas têm um ordenamento socioespacial que preza pela sustentabilidade e pela manutenção da natureza, o que é de grande valia para a nossa sociedade, especialmente como forma de aprendizado.|5|

Povos indígenas no mundo

Os povos indígenas estão presentes, hoje, em mais de 90 países. A ONU estima que a população indígena ao redor do planeta tenha atingido a marca de 476 milhões de habitantes ou, aproximadamente, 6% do total da população mundial. Esse contingente populacional está dividido em mais de 5 mil grupos étnicos. Considerando a população de cada país, aqueles que apresentam maior parcela de população indígena são Samoa, Groenlândia e Polinésia Francesa. Em todos eles, a população indígena representa 80% do total da população local ou mais.

Notas

|1| RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 2ª ed.

|2| e |3| ISA. Povos Indígenas do Brasil. Instituto Socioambiental (ISA), [s.d.]. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Página_principal.

|4| BOM DIA BRASIL. A maior parte dos indígenas do Brasil vive fora dos territórios tradicionais e mora nas cidades, aponta Censo do IBGE. Bom Dia Brasil, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2023/08/08/a-maior-parte-dos-indigenas-do-brasil-vive-fora-dos-territorios-tradicionais-e-mora-nas-cidades-aponta-censo-do-ibge.ghtml.

|5| ALMEIDA, Vanessa. A importância de manter vivas as culturas dos povos originários. Conexão UFRJ, 2022. Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2022/08/a-importancia-de-manter-vivas-as-culturas-dos-povos-originarios/.

Crédito de imagem

[1] Paulo Jr / Shutterstock

Fontes

CABRAL, Umberlândia; GOMES, Irene. Brasil tem 1,7 milhão de indígenas e mais da metade deles vive na Amazônia Legal. Agência IBGE Notícias, 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37565-brasil-tem-1-7-milhao-de-indigenas-e-mais-da-metade-deles-vive-na-amazonia-legal.

JOKURA, Tiago. Quais são os povos indígenas mais numerosos do Brasil? Superinteressante, 2018. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-povos-indigenas-mais-numerosos-do-brasil.

IBGE. Brasil 500 anos. IBGE, c2023. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/,

IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2007. 232 p.

ISA. Povos Indígenas do Brasil. Instituto Socioambiental, [s.d.]. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal.

UNITED NATIONS. Indigenous Peoples at the United Nations. United Nations, [s.d.]. Disponível em: https://www.un.org/development/desa/indigenouspeoples/about-us.html.

UNITED NATIONS. Indigenous peoples, indigenous voices: Who are indigenous peoples? United Nations: Permanent Forum of Indigenous Issues, [s.d.]. Disponível em: https://www.un.org/esa/socdev/unpfii/documents/5session_factsheet1.pdf.

Publicado por Paloma Guitarrara
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

09 de agosto - Dia Internacional dos Povos Indígenas
Saiba quais são os objetivos da criação do Dia Internacional dos Povos Indígenas e os resultados alcançados para a garantia dos direitos desses povos.
Demarcação de terras indígenas
Saiba o que é a demarcação de terras indígenas, quais são os órgãos competentes que demarcam as terras e descubra também por que é importante demarcá-las.
Dia dos Povos Indígenas
Acesse o texto para conhecer a origem e a importância do Dia dos Povos Indígenas, anualmente celebrado em 19 de abril, no Brasil.
Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)
Saiba quais são as principais funções da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Entenda a atuação dessa organização no contexto indígena brasileiro.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Leia sobre a história e a importância do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Saiba quais são as principais funções dessa instituição pública.
Os povos indígenas no Brasil
Veja quais eram os povos indígenas que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses, quais suas línguas e como viviam.
Portugueses e indígenas: encontro ou desencontro de culturas?
O Brasil foi descoberto ou conquistado pelos portugueses? O primeiro contato entre portugueses e indígenas foi marcado pelo encontro ou desencontro de culturas? Veja aqui.
video icon
"Nietzsche e os sentidos da vida" escrito sobre fundo cinza ao lado da imagem do filósofo Nietzsche
Filosofia
Nietzsche e os sentidos da vida
Nietzsche pode ser alçado como um daqueles teóricos que deu dicas de como viver com base em sua erudição? Ele mesmo, não. O que ele nos deixou foi uma crítica sobre diversos modos de vida, além de ter apontado uma espécie de psicologia do sujeito. Nós, contemporâneos, é que, na busca por sentido de viver em um modo de vida sem sentido, volta e meia retomamos a filosofia de Nietzsche para não ficarmos loucos. Assista a este vídeo e entenda!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.