Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Curiosidades de Física
  4. 110 V ou 220 V: qual é a melhor opção?

110 V ou 220 V: qual é a melhor opção?

Os aparelhos elétricos usados cotidianamente funcionam em 110 V ou em 220 V. Do ponto de vista técnico, não há diferença entre essas tensões.

Grande parte dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos utilizados no cotidiano oferece a opção para ligação de 110 V (volts) ou 220 V. Em todo o Brasil, a maior parte dos Estados oferece para a população a tensão elétrica de 110 V. Alguns, como Goiás (GO) e Paraíba (PB), oferecem 220 V.

Funcionamento dos equipamentos

Ao ligar os aparelhos à tomada, elétrons percorrem o circuito de um polo em direção a outro. No caminho entre os polos, os elétrons passam pelo equipamento e fazem-no funcionar. De forma básica, essa é a forma como os equipamentos elétricos funcionam.

110 V ou 220 V?

Não há diferença técnica entre as duas tensões. O desempenho de aparelhos iguais que trabalham em uma tensão elétrica diferente é exatamente o mesmo. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.

O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento. O produto da tensão pela corrente elétrica define a potência elétrica de um equipamento, e não o consumo.

Imagine que um chuveiro elétrico possua potência igual a 5500 W e esteja ligado a uma rede que ofereça 220 V. A corrente elétrica necessária para seu funcionamento é 25 A (25 x 220 = 5500). Se um chuveiro, também de 5500 W, for ligado a uma rede de 110 V, a corrente elétrica necessária para seu pleno funcionamento será de 50 A (50 x 110 = 5500). Repare que, mesmo que as correntes elétricas em cada caso sejam diferentes, o consumo de energia, em um mesmo intervalo de tempo de uso para cada caso, será o mesmo, pois ele está diretamente relacionado com a potência do equipamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Eel = Energia elétrica consumida (kWh);

  • Pot = Potência elétrica do equipamento (kW);

  • ΔT = Tempo de uso do equipamento (h).

Independentemente da tensão elétrica, os equipamentos funcionam com a mesma potência elétrica. Portanto, quanto ao consumo de energia elétrica, não haverá diferenças significativas entre 110 V e 220 V.

Geração de calor

No caso de aparelhos elétricos que transformam energia elétrica em calor, que é o caso dos aquecedores, ferros elétricos, secadores de cabelo, entre outros, a tensão de 220 V pode garantir um melhor desempenho para instalações elétricas que apresentam as mesmas características.

Espessura dos fios

Ao se deslocar pelos fios, os elétrons encontram resistência ao movimento, o que gera uma determinada quantidade de energia elétrica que não será efetivamente utilizada pelo aparelho, mas, sim, convertida em calor. A quantidade de calor gerada para fios iguais dependerá do quadrado da corrente elétrica utilizada, ou seja, as tensões de 110 V gerarão mais calor, uma vez que precisam de maiores correntes para manter a potência elétrica do equipamento. A questão é utilizar a espessura correta do fio para cada instalação elétrica, de forma a gerar a menor quantidade de calor possível.

Por que a maior parte do Brasil utiliza 110 V?

Por uma questão de segurança. O choque elétrico que resulta de uma tensão de 220 V pode gerar mais danos que um choque proveniente de uma tensão de 110 V. Além disso, as grandes distâncias percorridas pela corrente elétrica, desde a usina de geração até o consumidor final, geram muita perda de energia, o que justifica uma tensão menor para a maioria dos consumidores.

Do ponto de vista técnico, não há diferença entre as tensões 110 V e 220 V
Do ponto de vista técnico, não há diferença entre as tensões 110 V e 220 V
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Assuntos relacionados
A Teoria do Caos afirma que o simples bater das asas de uma borboleta no Brasil pode gerar um furacão no Texas
Teoria do Caos
Você sabia que um prego pode ser a causa de mudanças drásticas no seu futuro? Entenda o que é a Teoria do Caos!
Os pássaros tocam o fio em dois pontos, assim, não há diferença de potencial que faça surgir uma corrente elétrica
Por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos?
Você sabe por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos? Descubra como esses animais conseguem pousar em fio de alta-tensão sem sofrer danos.
Choque elétrico, esse pode até matar.
Choque elétrico, um verdadeiro perigo
corrente elétrica, o que é corrente elétrica, choque elétrico, como é causado o choque elétrico, quais as conseqüências do choque elétrico, fibrilação cardíaca, o que é determinante para um choque elétrico, gerador de Van de Graaff.
Esquema de um transformador
O Transformador de Tensão
Saiba como ocorre o processo de transformação de tensão.
Ao passar pelo corpo, a corrente elétrica pode gerar, dependendo do seu valor, desde formigamentos até a morte
Efeitos da Corrente Elétrica no Corpo Humano
Você sabe quais são os efeitos da corrente elétrica no corpo humano? Descubra aqui o que acontece com o corpo quando levamos um choque elétrico.
Eletricidade estática
Eletricidade
A eletricidade estuda os fenômenos da carga elétrica. Clique e entenda!
Potência elétrica
Você sabe o que é potência elétrica? Acesse e veja como calculá-la, conheça as fórmulas e aprenda mais com exercícios resolvidos sobre o tema.
A lâmpada de filamento se aquece ao ser percorrida pela corrente elétrica
Modelo para entender o efeito joule
Através de um modelo simples, entenda aqui em que consiste o efeito joule.
A furadeira necessita de energia elétrica para funcionar
Potência média da corrente elétrica
Veja aqui como podemos determinar o valor da potencia média usando apenas a tensão elétrica eficaz e a corrente elétrica eficaz.
Usina nuclear geradora de energia elétrica
Usinas elétricas
Veja aqui as semelhanças e diferenças entre os diversos tipos de usinas elétricas.
A diferença de potencial (ddp) motiva o movimento ordenado das cargas elétricas
O que é diferença de potencial?
Clique aqui e entenda o que é a diferença de potencial elétrico e descubra ainda se a tensão de 220 V é melhor que a de 110 V!