Whatsapp icon Whatsapp

A Sensibilidade Auditiva

A sensibilidade auditiva humana não consegue perceber todas alterações na frequência da intensidade sonora. Por causa disso, nossos ouvidos não captam todas as frequências.
Sistema auditivo humano
Sistema auditivo humano

O sistema auditivo humano é muito sensível às alterações da frequência sonora. Pequenas variações na frequência dos sons fazem com que o sistema auditivo humano perceba que eles tornaram-se mais graves ou mais agudos.

Entretanto, essa sensibilidade às alterações na frequência da intensidade sonora é pequena, fato que não possibilita ao ouvido humano captar as frequências sonoras dos ultrassons e dos infrassons, pois eles não estão na faixa de frequência auditiva percebida pelo ouvido humano, que é de 20 hertz a 20 000 hertz.

Alguns estudos indicam que a percepção auditiva das variações de intensidade sonora é, aproximadamente, igual a 1dB, o que significa dizer que é necessário um aumento de 1dB no nível do som para que possamos perceber um pequeno aumento na intensidade sonora.
O infrassom e o ultrassom não provocam sensibilidade ao nosso sistema auditivo porque, como já foi mencionado, as suas frequências sonoras encontram-se fora da faixa auditiva perceptível ao ouvido humano. No entanto, existem animais que conseguem perceber o ultrassom. Experiências mostram que o cachorro é um desses animais que conseguem perceber ultrassons que chegam até 50 000 hertz. É por esse motivo que eles são adestrados para atender a apitos de ultrassons, os quais o ser humano não consegue perceber. Os morcegos são outros animais que também conseguem captar as frequências dos ultrassons. Esses animais conseguem emitir e ouvir frequências sonoras que chegam até 120 000 hertz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de o ultrassom não ser percebido pelo sistema auditivo humano, ele é muito utilizado em um aparelho chamado sonar, que localiza objetos e determina a distância até eles. Esse aparelho é utilizado, por exemplo, na pesca, para encontrar os cardumes, ou mesmo em submarinos, para saber a distância em relação a um determinado obstáculo.

Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Frente de onda e raio da onda
Você sabe o que são frente de onda e raio da onda? Clique aqui e conheça esses elementos que caraterizam as perturbações propagadas no espaço.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.