Sonar

O sonar é um equipamento que funciona a partir da emissão de ondas sonoras e é utilizado para a detecção e localização de objetos no fundo dos oceanos.

Sonares são instrumentos geralmente utilizados por navios para detecção e localização de objetos no fundo do mar. Esse equipamento é indispensável para fins bélicos, haja vista que localiza submarinos inimigos, e é muito utilizado por navios pesqueiros para encontrar cardumes.

Os sonares funcionam a partir da emissão de pulsos sonoros, que se chocam com os obstáculos e retornam à fonte. Conhecendo-se o valor da velocidade de propagação dos pulsos sonoros na água e o tempo entre a emissão e recepção deles, pode-se determinar a distância de um obstáculo ou submarino.

Princípio de funcionamento de um sonar
Princípio de funcionamento de um sonar

A velocidade e a direção de propagação das ondas sonoras na água variam de acordo com a temperatura, salinidade e profundidade da água. A velocidade do som, por exemplo, aumenta com o aumento da temperatura.

Diferença entre sonar e radar

Os radares são equipamentos que possuem a mesma função que os sonares: localizar objetos diversos. A grande diferença é que os radares utilizam ondas de rádio (ondas eletromagnéticas) para fazer a detecção de objetos. A vantagem é que essas ondas não precisam de meio de propagação, podendo ser transmitidas no vácuo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As ondas sonoras emitidas pelos sonares são mecânicas e dependem de um meio de propagação que favoreça a sua transmissão para um melhor funcionamento do sonar.

Prejuízos causados por sonares

Autópsias feitas em golfinhos e baleias mortos no Mar Mediterrâneo em 2002 indicaram que os animais morreram em virtude da desorientação e excessiva dor gerada pelos sons dos sonares de embarcações militares e comerciais. A alta frequência dos sonares causa dor nos animais, que ficam estressados, podendo morrer em virtude de hemorragias geradas após a ruptura de seus tímpanos ou pela colisão contra navios e outros obstáculos.

Sonares podem ser utilizados para detectar cardumes
Sonares podem ser utilizados para detectar cardumes
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Assuntos relacionados
Os golfinhos são animais que fazem uso da ecolocalização
Ecolocalização
Descubra o que é ecolocalização e entenda qual é a importância dessa capacidade para animais como golfinhos e morcegos.
Nosso cotidiano está repleto de fontes de ondas sonoras, tipos de ondas mecânicas, longitudinais e tridimensionais
Ondas sonoras
Clique aqui para para conhecer as principais características das ondas sonoras, tipo de onda mecânica que apresenta maior velocidade em meios sólidos.
Todos os tipos de ondas podem sofrer reflexão, refração e difração
Reflexão, refração e difração das ondas
Você sabia que qualquer tipo de onda pode sofrer reflexão, difração e refração? Clique aqui e conheça mais sobre esses três fenômenos ondulatórios.
Intensidade do som
Você sabe o que é intensidade sonora? Aprenda a calculá-la, saiba quais são os limites da audição humana e confira exercícios resolvidos.
É possível determinar a posição de cardumes por meio da reflexão de ondas sonoras captadas por um sonar
A Reflexão do Som
Clique aqui e leia sobre a reflexão do som, que determina fenômenos como eco, reverberação e efeito Doppler.
Na ultrassonografia, a reflexão de ultrassons é captada para a formação de imagens de fetos e órgãos do corpo
Som, Infrassom e Ultrassom
Você sabia que existem sons tão altos que o ouvido humano não pode captar? Clique aqui e saiba a diferença entre som, infrassom e ultrassom.
Decibelímetro: aparelho digital que mede os níveis sonoros
Medindo a Intensidade dos Sons
Determinando a intensidade auditiva ou níveis sonoros.