Whatsapp icon Whatsapp

Aumento linear transversal

Alguns carros utilizam retrovisores em formato de espelhos esféricos
Alguns carros utilizam retrovisores em formato de espelhos esféricos

Em física, definimos um espelho esférico como toda calota esférica polida que é capaz de refletir a luz tanto na sua parte interna quanto na parte externa. Em nosso cotidiano podemos encontrar diversos tipos de espelhos, dentre eles estão os espelhos esféricos. São exemplos de espelhos esféricos: espelhos retrovisores e espelhos para telescópios.

Sabemos que é possivel construir a imagem conjugada por um dado espelho esférico, para isso basta obedecermos às leis da reflexão. No referencial de Gauss, isto é, no referencial carteziano que faz coincidir o eixo das abscissas com o eixo principal do espelho; o eixo das ordenadas com o espelho e a origem coincide com o vértice do espelho, vamos supor que o e i são as ordenadas dos extremos A e A’ do objeto e da imagem.

Pela representação, o é positivo e i é negativo

Na figura acima podemos ver que o e i são as medidas das dimensões do objeto e da imagem. Podemos ver que o sinal de o será positivo e i será negativo, pois a imagem é invertida. Para essa situação, se fizermos o quociente entre imagem e objeto teremos um valor final negativo, portanto, a imagem será invertida em relação ao objeto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora, caso o objeto o e a imagem i possuam sinais positivos (figura abaixo), o quociente entre imagem e objeto será positivo, caracterizando uma imagem direita em relação ao objeto. Vejamos a figura abaixo.

Pela representação, o é positivo e i é positivo

Denominamos de aumento linear ou simplesmente amplificação o quociente entre a imagem (i) e o objeto (o). Se tomarmos como base para cálculos a semelhança de triângulos existente entre os triângulos ABV e A’B’V da figura acima, teremos:

Como A’B’ = i, AB = o, VB’ = p’ e VB = p, para manter as convenções de sinais, escrevemos:

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Decomposição da luz branca
Veja aqui a decomposição da luz branca, fenômeno no qual a luz policromática se decompõe em infinitas cores monocromáticas.
Dispersão da luz branca
Clique aqui e saiba o que é a dispersão da luz branca. Descubra como esse fenômeno óptico acontece.
Interação luz-matéria
Este artigo apresenta os diferentes efeitos que acontecem na interação luz-matéria. Conheça aqui os conceitos de meios transparentes, translúcidos, opacos e absorvedores.
Lentes Esféricas
Você sabe o que são lentes esféricas? Quais são suas propriedades? Então acesse para entender tudo a respeito desse tipo de lente e ainda conferir exercícios!
Meios de propagação da luz
Você sabe o que são meios de propagação da luz? Acesse o texto e descubra o que são e suas principais características. Descubra os tipos de meios ópticos existentes.
Microscópio composto
Conheça aqui a definição física do microscópio composto e veja também como se dá a formação da imagem fornecida por esse instrumento.
video icon
Escrito"Por que não procurar alusões prontas para sua redação?" próximo à ilustração de uma estudante fazendo redação para o Enem.
Português
Por que não procurar alusões prontas para sua redação?
Já assistiu a vídeos na internet dando frases prontas para serem usadas em qualquer tema? Não caia nessa armadilha!