Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Dispersão da Luz e as Cores do Céu

Dispersão da Luz e as Cores do Céu

Quando a luz branca incide sobre uma superfície que separa dois meios surge um leque de cores. Esse fenômeno é denominado dispersão da luz e acontece em razão da diferença de incidência de refração, como também da diferença de velocidade de propagação do feixe de luz. Quando a luz está se propagando no ar e atinge um prisma de vidro, por exemplo, sua velocidade muda para outro valor, que é menor do que quando estava se propagando no ar.

Esse fenômeno também é o responsável pela formação do arco íris. Depois da chuva, minúsculas gotículas de água ficam suspensas no ar. Ao incidir nessas gotículas, a luz branca, proveniente do Sol, sofre os fenômenos da refração e da dispersão, fatores esses que acabam dando origem à coloração do arco-íris.

Na Física Óptica, a dispersão é definida como sendo a separação da luz em vários componentes espectrais, com diferentes frequências. Esse fenômeno acontece devido à diferença dos índices de refração que separa os meios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por que o céu muda de cor ao longo do dia?
Outro fenômeno que pode ser explicado a partir da dispersão é modo como são formadas as cores do céu. Durante o dia, o céu apresenta-se na cor azul, mas, no entardecer, passa a ter coloração avermelhada. Isso acontece porque as moléculas do ar, quando atingidas pela luz solar, espalham com grande intensidade as cores azul e violeta, no entanto, o olho humano é pouco sensível à cor violeta. Quando chega a tarde, a Terra está mais inclinada e, dessa forma, os raios solares percorrem uma distância muito maior na atmosfera. Assim sendo, a luz azul e violeta, as quais são espalhadas com maior intensidade, não são percebidas pelos olhos do observador, mas as luzes vermelho e alaranjado sim, fazendo com que percebamos o céu na tonalidade vermelho-alaranjado.

Por que o céu é azul durante o dia e avermelhado ao entardecer?
Por que o céu é azul durante o dia e avermelhado ao entardecer?
Publicado por: Marco Aurélio da Silva Santos
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Alguns carros utilizam retrovisores em formato de espelhos esféricos
Aumento linear transversal
Veja aqui a definição de espelho esférico e como podemos determinar o aumento linear transversal nesse tipo de espelho.
As miragens não são fenômenos exclusivos de lugares quentes e podem acontecer em lugares frios como o Alasca
Miragens no Alasca
Você sabia que miragens podem ocorrer em lugares frios como o Alasca? Clique aqui e entenda como é a ocorrência desse fenômeno.
O arco-íris é formado pelo fenômeno da dispersão cromática da luz
Círculo-íris?
Você sabia que o arco-íris é, na verdade, um círculo-íris? Clique aqui e veja a verdadeira forma desse fenômeno óptico que ocorre no céu.
Apesar de ser representado na cor laranja ou em tons avermelhados, o Sol apresenta outra cor originalmente
Qual é a cor do Sol?
Você sabia que o Sol não é laranja? Então, qual é realmente a cor desse astro? Quando visto por observadores fora da atmosfera terrestre, o Sol apresenta uma cor específica. Por causa de suas reações de fusão nuclear, ele produz todos os comprimentos de onda da radiação visível. Descubra qual é a cor do sol!
Refração da Luz
Refração da Luz, o que é refração, características da refração da luz, Índice de refração absoluta, Índice de refração relativa, Leis da refração, Lei de Snell.
O microscópio é um instrumento óptico que tem como finalidade a ampliação de objetos
Instrumentos ópticos
Conheça o funcionamento dos instrumentos ópticos mais utilizados no nosso cotidiano.
Refração da luz
Você sabe o que é a refração da luz? Saiba o que é esse fenômeno óptico, conheça as fórmulas da refração e confira alguns exercícios resolvidos sobre esse tema!
O avermelhado do Sol é devido a refração atmosférica
Refração atmosférica
A refração atmosférica é um fenômeno que acontece com bastante frequência. Confira!
A capa do caderno é considerada um meio translúcido, pois não vemos nitidamente a imagem contida no caderno
Interação luz-matéria
Este artigo apresenta os diferentes efeitos que acontecem na interação luz-matéria. Conheça aqui os conceitos de meios transparentes, translúcidos, opacos e absorvedores.
Quanto mais próximo estiver um observador do espelho, maior será seu campo visual
Campo visual de um espelho plano
Denominamos campo visual a região que se torna visível por reflexão no espelho. Veja mais sobre o campo visual de um espelho plano.
Lentes Esféricas
Você sabe o que são lentes esféricas? Quais são suas propriedades? Então acesse para entender tudo a respeito desse tipo de lente e ainda conferir exercícios!
Observe o espectro que resulta da passagem da luz branca por um prisma
Decomposição da luz branca
Veja aqui a decomposição da luz branca, fenômeno no qual a luz policromática se decompõe em infinitas cores monocromáticas.
O brilho característico dos diamantes ocorre em razão do ângulo entre suas faces e do seu alto índice de refração.
Índice de refração
Você sabe o que é índice de refração? Aprenda a calcular essa propriedade, entenda o que ela significa e confira alguns valores típicos para substâncias conhecidas.
O arco íris: resultado da dispersão, refração e reflexão da luz
A Óptica e as cores dos objetos
Você sabe como nossos olhos são capazes de perceber as diferentes cores? Clique aqui e veja a relação da Óptica com esse fenômeno.