Whatsapp icon Whatsapp

Dispersão da luz branca

A dispersão da luz branca é um fenômeno óptico no qual a luz branca se dispersa em todas as suas componentes.
Arco-íris em uma paisagem natural, possível de ser visto devido ao fenômeno da dispersão da luz branca.
O arco-íris é possível de ser visto devido ao fenômeno da dispersão da luz branca.

A dispersão da luz branca é um fenômeno óptico caracterizado pela luz branca se dispersar em todas as suas cores, desde o vermelho até o violeta, quando ela tem sua direção e velocidade de propagação alteradas pela mudança de meio. 

Leia também: Afinal, o que é a luz?

Resumo sobre dispersão da luz branca

  • A dispersão da luz branca é um fenômeno óptico que ocorre devido à diferença de velocidade de propagação dos raios luminosos quando mudam de meio.
  • A luz branca é capaz de ser decomposta em todas as cores presentes no espectro de luz visível.
  • A velocidade da luz branca varia de acordo com o meio no qual ela se propaga.
  • A velocidade da luz branca no vácuo é de 299.792.458 m/s.
  • As cores que vemos do céu ocorrem devido aos fenômenos de refração, dispersão e reflexão dos raios luminosos na atmosfera terrestre.

Como acontece a dispersão da luz branca?

A dispersão da luz branca é um fenômeno óptico que acontece quando a luz branca, proveniente de uma fonte luminosa, muda de um meio com certo valor de índice de refração (que mede a dificuldade que a luz tem para atravessar um meio) para outro com diferente valor de índice de refração, por exemplo, do ar para a água. Com essa mudança de meio, a luz branca sofre um desvio em sua direção de propagação e uma alteração na sua velocidade de propagação (fenômeno da refração da luz), provocando a decomposição da luz branca em todas as cores do espectro de luz visível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Decomposição da luz branca

A decomposição da luz branca em todas as cores que enxergarmos, desde o vermelho até o violeta (essa faixa de luz que enxergamos é chamada de espectro de luz visível), ocorre quando a luz branca atravessa determinadas superfícies, como um prisma transparente ou a atmosfera, e sofre o fenômeno da dispersão, conforme descrito na imagem abaixo:

Ilustração mostrando a decomposição da luz branca, situação em que ocorre na dispersão da luz branca.
Decomposição da luz branca.

Velocidade da luz branca

A velocidade da luz branca varia de acordo com o meio em que ela atravessa. Por exemplo, na água em 20 ºC, a velocidade da luz é de aproximadamente 225 milhões m/s, enquanto, no vidro, é de aproximadamente 199 milhões m/s. Já no vácuo (que não é um meio) a velocidade da luz branca é constante e igual a 299.792.458 m/s.

Dispersão da luz branca e as cores do céu

As cores que vemos o céu e o arco-íris são fenômenos naturais ocasionados pela dispersão da luz branca:

  • Arco-íris: nesse caso temos os feixes de luz branca atingindo as gotículas de água suspensas na atmosfera, sofrendo o fenômeno de refração e, posteriormente, o fenômeno da dispersão, distribuindo todas as cores que vemos no arco-íris de acordo com o seu comprimento de onda e frequência.
  • Céu azulado: nesse caso temos os feixes de luz branca atingindo os átomos de nitrogênio, oxigênio e de outros gases presentes na atmosfera terrestre, sofrendo também o fenômeno de refração e, posteriormente, o fenômeno da dispersão. No entanto, a cor azul acaba sendo a mais espalhada, devido ao seu comprimento de onda ser da mesma ordem de grandeza dessas partículas suspensas, assim, essa luz acaba sendo refletida pelos átomos em direção aos nossos olhos.
  • Pôr do sol: nesse caso vemos a cor do céu modificar do azul para um vermelho alaranjado. Como anteriormente, temos os fenômenos de refração e dispersão da luz, só que, devido ao Sol estar mais próximo do horizonte, temos seus feixes de luz se propagando por uma camada mais espessa da atmosfera, provocando mais dispersão da cor azul e menos das cores que vão da faixa do amarelho até o vermelho, refletidas pelas nuvens e átomos em direção aos nossos olhos.

Acesse também: Você sabe como funciona a luz negra?

Exercícios resolvidos sobre dispersão da luz branca

Questão 1

(Udesc) A figura abaixo mostra o trajeto de um raio de luz branca através de um prisma de vidro. Analise as afirmações sobre o fenômeno da dispersão da luz, mostrado na figura.

Trajeto de um raio de luz branca através de um prisma de vidro em uma questão da Udesc sobre dispersão da luz branca.

I. No interior do prisma, as diversas cores possuem velocidades de propagação diferentes.

II. O índice de refração do vidro é menor do que o índice de refração do ar.

III. A luz branca é refratada ao entrar no prisma, e as cores também são refratadas ao deixar o prisma.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

D) Somente a afirmativa II é verdadeira.

E) Somente a afirmativa III é verdadeira.

Resolução:

Alternativa B

A alternativa II está incorreta porque o índice de refração do vidro é maior do que o índice de refração do ar.

Questão 2

(UFMG) Rafael e Joana observam que, após atravessar um aquário cheio de água, um feixe de luz do Sol se decompõe em várias cores, que são vistas num anteparo que intercepta o feixe. Tentando explicar esse fenômeno, cada um deles faz uma afirmativa:

  • Rafael: Isso acontece porque, ao atravessar o aquário, a frequência da luz é alterada.
  • Joana: Isso acontece porque, na água, a velocidade da luz depende da frequência.

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:

A) ambas as afirmativas estão certas.

B) apenas a afirmativa de Rafael está certa.

C) ambas as afirmativas estão erradas.

D) apenas a afirmativa de Joana está certa.

Resolução:

Alternativa D

Quando a luz muda de meio, nesse caso do ar para a água, a sua frequência e o seu comprimento de onda não são modificados, apenas a sua velocidade de propagação.

Fontes

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Ótica e Física Moderna. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Ótica, Relatividade, Física Quântica (vol. 4). São Paulo: Editora Blucher, 2015.

Publicado por Pâmella Raphaella Melo
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A coloração das bolhas de sabão
Saiba a explicação para o colorido das bolhas de sabão.
A Óptica e as cores dos objetos
Você sabe como nossos olhos são capazes de perceber as diferentes cores? Clique aqui e veja a relação da Óptica com esse fenômeno.
Acomodação visual
Conheça as características básicas da acomodação visual, no estudo da Óptica da visão humana.
Arco-íris
Clique aqui, entenda como ocorre a formação do arco-íris e saiba quais são as cores que compõem esse fenômeno da natureza.
Campo visual de um espelho plano
Denominamos campo visual a região que se torna visível por reflexão no espelho. Veja mais sobre o campo visual de um espelho plano.
Círculo-íris?
Você sabia que o arco-íris é, na verdade, um círculo-íris? Clique aqui e veja a verdadeira forma desse fenômeno óptico que ocorre no céu.
Decomposição da luz branca
Veja aqui a decomposição da luz branca, fenômeno no qual a luz policromática se decompõe em infinitas cores monocromáticas.
Ilusão de ótica
Clique aqui e entenda o que é ilusão de ótica, como ela ocorre e o que explica esse fenômeno. Veja alguns exemplos e conheça os tipos de ilusão de ótica.
Instrumentos ópticos
Conheça o funcionamento dos instrumentos ópticos mais utilizados no nosso cotidiano.
Interação luz-matéria
Este artigo apresenta os diferentes efeitos que acontecem na interação luz-matéria. Conheça aqui os conceitos de meios transparentes, translúcidos, opacos e absorvedores.
Lentes Esféricas
Você sabe o que são lentes esféricas? Quais são suas propriedades? Então acesse para entender tudo a respeito desse tipo de lente e ainda conferir exercícios!
Luz solar e a radiação ultravioleta
Conheça as três radiações que compõem a luz solar (infravermelho, luz visível e ultravioleta) e saiba quais são os perigos da exposição a elas.
Miragem
Saiba o que realmente é uma miragem, a quais fenômenos ela está associada e em quais ambientes ela pode ocorrer.
Natureza da luz
Conheça as diversas teorias a respeito da natureza da luz e qual é a mais aceita atualmente.
Olho humano: um instrumento óptico
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o olho humano, um instrumento óptico que forma suas imagens pelo princípio físico da refração.
Prismas de reflexão total
O prisma de reflexão total é aquele no qual ocorre o fenômeno da reflexão total em uma ou mais faces. Veja aqui como ocorre essa reflexão em seu interior.
Refração atmosférica
A refração atmosférica é um fenômeno que acontece com bastante frequência. Confira!
Refração da Luz
Refração da Luz, o que é refração, características da refração da luz, Índice de refração absoluta, Índice de refração relativa, Leis da refração, Lei de Snell.
Refração da luz
Você sabe o que é a refração da luz? Saiba o que é esse fenômeno óptico, conheça as fórmulas da refração e confira alguns exercícios resolvidos sobre esse tema!
Índice de refração
Você sabe o que é índice de refração? Aprenda a calcular essa propriedade, entenda o que ela significa e confira alguns valores típicos para substâncias conhecidas.