Whatsapp icon Whatsapp

Cinco coisas que você precisa saber sobre o calor

O calor é uma forma de energia em trânsito que surge exclusivamente em virtude da diferença de temperatura entre dois corpos.
Os aquecedores são instalados no piso dos cômodos porque o ar quente tende a subir em razão da convecção
Os aquecedores são instalados no piso dos cômodos porque o ar quente tende a subir em razão da convecção

1º) Calor é uma forma de energia

Quando houver diferença de temperatura entre dois corpos, ocorrerá uma transferência de energia do corpo mais quente para o corpo mais frio até que os dois atinjam o equilíbrio térmico. Esse trânsito de energia é chamado de calor. A unidade física de calor no Sistema Internacional de Unidades é o Joule (J), porém, é comum medirmos a quantidade de calor em calorias (cal).

2º) Calor ou temperatura?

Calor e temperatura são conceitos diferentes, mas que são comumente confundidos. O primeiro é uma forma de energia, e o segundo é uma medida do grau de agitação das partículas de um corpo e está relacionado, portanto, à velocidade dessas partículas. A unidade de temperatura do Sistema Internacional de Unidades é o Kelvin (K), no entanto, existem várias escalas distintas de temperatura, como o Celsius (ºC) e o Fahrenheit (ºF).

3º) Conturbada história do conceito de calor

O calor foi um conceito largamente debatido por filósofos e cientistas durante toda a história. Inicialmente, alguns filósofos gregos, como Aristóteles e Empédocles, acreditavam que se tratava de um dos elementos constituintes da matéria, sendo conhecido como o elemento fogo. Muito tempo depois, surgiu a ideia de flogístico, a substância que era o princípio do fogo. Segundo o seu idealizador, o médico George Stahl, quando um corpo era aquecido, ele recebia flogístico e, ao ser resfriado, ele o perdia. Alguns anos depois, o químico Lavoisier derrubou a ideia de flogístico ao mostrar que a combustão era, na verdade, uma reação química com oxigênio e introduziu o conceito de um elemento imponderável (sem massa) que era responsável pelo aquecimento dos corpos, chamado de calórico.

A definição moderna de calor surgiu apenas com Benjamin Thompson, também conhecido como Lorde Kelvin, que conseguiu estabelecer que calor é uma forma de energia. A equivalência numérica entre calor e energia, no entanto, só foi quantitativamente determinada por Julius Mayer e, depois, foi aprimorada por James Prescott Joulle, em 1843.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4º) Como o calor se propaga?

O calor pode ser transferido majoritariamente de três formas distintas: condução, convecção e radiação. Microscopicamente, a vibração dos átomos de um corpo pode ser transmitida para átomos adjacentes caso haja contato entre duas superfícies. Esse fenômeno é mais comum entre os sólidos e recebe o nome de condução. A convecção ocorre pelo aquecimento de fluidos, como os gases atmosféricos ou até mesmo a água. Com o aumento da temperatura, a densidade desses fluidos diminui, favorecendo a força de empuxo sobre eles. Como resultado, essas porções aquecidas dos fluidos tendem a subir, transferindo calor para as vizinhanças até atingir o equilíbrio térmico. Quando isso acontece, o fluido desce, e o processo pode repetir-se até que não haja mais diferenças de temperatura.

A radiação, por sua vez, não precisa de um meio físico para acontecer, pois ocorre por meio da propagação de ondas eletromagnéticas. A quantidade de calor emitida por ondas eletromagnéticas é proporcional à quarta potência da temperatura do corpo (Q α T4), de acordo com a Lei de Steffan-Boltzmann.

5º) Energia pouco aproveitada

A maior fonte de energia do planeta Terra é o Sol. A energia emitida pelo Sol em forma de ondas eletromagnéticas é da ordem de 4.1026 W (watts). Por causa da grande distância, uma ínfima porção dessa energia chega até nós: a energia solar irradiada na superfície terrestre é de cerca de 1400 W/m2 (Watts por metro quadrado). A cada ano, a energia que chega até nós proveniente do Sol é cerca de 8000 vezes maior que a energia consumida pelos Estados Unidos da América.

Publicado por Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Calor
Você sabe o que é calor? Confira a definição física de calor, conheça as principais fórmulas usadas para o cálculo do calor e veja alguns exercícios resolvidos.
Quando os corpos da figura estiverem na mesma temperatura, eles estarão em equilíbrio térmico.
Equilíbrio térmico
Você sabe o que é equilíbrio térmico? Aprenda as características desse importante conceito físico e confira exemplos de exercícios resolvidos!
Hipotermia
Entenda o que é hipotermia e seus tipos clicando aqui. Conheça suas causas e sintomas, e descubra como evitar a hipotermia em crianças e idosos.
Sol
O Sol
O sol é a maior estrela do Sistema Solar! Conheça aqui como essa estrela é estruturada!
O Sol aquece a Terra por meio do processo de irradiação
Radiação, condução e convecção
Saiba as diferenças entre os processos de radiação, condução e convecção.
Temperatura
Saiba mais sobre temperatura, conheça a definição dessa importante grandeza, confira quais são escalas termométricas e descubra a relação entre calor e temperatura!
Segundo a Teoria dos Quatro Elementos, tudo seria formado a partir da terra, do fogo, da água ou do ar
Teoria dos Quatro Elementos
Entenda como os filósofos tentaram explicar a natureza da matéria e a nossa própria constituição por meio da teoria dos quatro elementos.
video icon
Física
Espelhos côncavos (Parte 1)
Os espelhos esféricos são cavidades refletoras capazes de produzir imagens que tanto podem ser reais como virtuais. Nesta videoaula conheceremos as características gerais dos espelhos côncavos, tais como seus principais elementos geométricos e a forma como eles produzem imagens. Vamos lá?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.