2. Física
  3. Termologia
  4. Temperatura

Temperatura

Temperatura é a grandeza física que mede o grau de agitação térmica, ou energia cinética, translacional, rotacional e vibracional dos átomos e moléculas que constituem um corpo. Quanto maior for a agitação das moléculas, maior será a sua temperatura.

Além disso, o estado físico da matéria está relacionado com sua temperatura. Na escala macroscópica, a agitação térmica afeta a velocidade, bem como as distâncias entre os átomos e moléculas de um corpo; desse modo, o efeitos percebidos são as mudanças de estado físico.

Veja também: Termologia – a parte da física que estuda o calor e seus efeitos sobre a matéria

O que é temperatura?

Temperatura é uma das grandezas fundamentais da física, medida em kelvin (K), de acordo com o sistema internacional de unidades. No entanto, existem diversas escalas de temperaturas, usadas para representar a agitação molecular, como a escala celsius (ºC) ou a fahrenheit (ºF), geralmente construídas com base nas mudanças de características que algumas substâncias apresentam a certas temperaturas, como seus pontos de fusão e ebulição.

A temperatura é uma grandeza física que pode ser medida com termômetros.

Teoricamente, não existe um limite superior para a temperatura de um corpo, no entanto, existe um valor mínimo: 0 K, também conhecido como zero absoluto. Esse valor de temperatura corresponde ao estado de menor agitação térmica possível, no qual todos os átomos e até mesmo as partículas subatômicas devem encontrar-se estáticas, em completo repouso. Apesar de existir teoricamente, algumas imposições, como a terceira lei da termodinâmica, indicam que essa temperatura é simplesmente inalcançável.

A temperatura afeta o estado físico da matéria, como mostra a figura.

A definição mais básica da unidade kelvin está diretamente relacionada à agitação molecular. A medida de 1 K foi inicialmente definida como a fração de 1/273 da temperatura do ponto triplo da água. Atualmente, a unidade de kelvin foi redefinida e escrita em termos da constante de Boltzmann. Hoje se entende que uma variação de 1 K é a mudança de temperatura capaz de provocar um aumento ou diminuição de energia interna igual a 1,380649.10-23 J, qual seja a substância.

Ao longo da história da termodinâmica, a temperatura já foi estudada e interpretada de maneiras distintas. Sua interpretação empírica, por exemplo, baseia-se exclusivamente na medida de propriedades físicas simples, como a altura de uma coluna de líquido. De acordo com essa interpretação, a temperatura relaciona-se com as mudanças dessas propriedades físicas, não obstante, tal compreensão não explica o que ela é de fato.

A interpretação teórica da temperatura, muito mais complexa, é baseada nos conhecimentos da física estatística, da teoria cinética e da mecânica quântica. De acordo com os argumentos teóricos, a temperatura pode ser determinada com base em outras grandezas, como a energia interna e a entropia.

Veja mais: Energia térmica – o que é, fórmula e como funciona!

Escalas termométricas

As escalas termométricas são usadas para representar medidas de temperatura de acordo com propriedades físicas de diferentes materiais. A escala mais popular de todas, a escala celsius, por exemplo, baseia-se nos pontos de fusão (0 ºC) e ebulição da água (100 ºC).

Outra escala comum, usada em alguns países, é a escala fahrenheit. Essa escala foi criada com base em uma mistura de água, gelo e sal, em iguais proporções — a esse estado atribuiu-se a temperatura de 0 ºF. Ao estado em que havia iguais proporções de água e gelo, atribuiu-se a temperatura de 32 ºF. O terceiro ponto adotado por Daniel Fahrenheit foi o ponto de 96 ºF, correspondente à temperatura do corpo humano. Desse modo e até hoje, a escala Fahrenheit utiliza os pontos fixos de 32 ºF e 212 ºF, este correspondente à temperatura de fervura da água.

Observe a fórmula seguinte, nela se apresenta a relação que nos permite converter as diferentes escalas de temperatura, celsius, kelvin e fahrenheit, umas nas outras:

TC – temperatura em celsius

TF – temperatura em fahrenheit

TK – temperatura em kelvin

Caso tenha maior interesse no tema, leia nosso texto: Escalas termométricas.

Medidas de temperatura

A medida de temperatura só é feita quando se alcança o equilíbrio térmico. É por isso que devemos esperar certo tempo para aferirmos corretamente a temperatura do corpo humano, por exemplo. O instrumento utilizado para medir a temperatura é o termômetro.

Esse dispositivo é configurado com base em alguma propriedade física, como a altura de uma coluna de líquido, como o mercúrio ou, ainda, como a resistência elétrica de uma junção de lâminas metálicas. Esta última é usada em praticamente todos os termômetros eletrônicos.

Acesse também: Temperatura e velocidade das reações — no cotidiano e em gráficos!

Calor e temperatura

Calor e temperatura são grandezas físicas distintas, apesar de serem intimamente relacionadas. Enquanto a temperatura é a medida da energia cinética das moléculas, o calor é a energia transferida entre corpos, em virtude de uma diferença de temperatura. Em outras palavras, o calor é o fluxo de energia entre sistemas termodinâmicos, até que se atinja a condição de equilíbrio térmico. Quer saber mais sobre esse tema? Leia nosso texto: Calor e temperatura.

Publicado por: Rafael Helerbrock

(Mackenzie SP/2006) Um viajante, ao desembarcar no aeroporto de Londres, observou que o valor da temperatura do ambiente na escala Fahrenheit é o quíntuplo do valor da temperatura na escala Celsius. Essa temperatura é de:

a) 5°C

b) 10 °C

c) 15 °C

d) 20 °C

e) 25 °C

(UFAC/AC/2004) Uma variação de temperatura de 300K equivale na escala Fahrenheit à uma variação de:

a) 540 ºF

b) 54 ºF

c) 300 ºF

d) 2700 ºF

e) n.d.a

O calor fornecido a uma substância que pode gerar mudança de estado físico é chamado de latente
Calor latente
Você sabe o que é calor latente? Clique e saiba mais sobre essa quantidade de energia que pode alterar o estado de agregação molecular.
A escala Celsius é a mais utilizada na maior parte dos países
Escalas termométricas
Saiba mais sobre as escalas termométricas e veja a equação de transformação de valores de temperatura entre elas!
As fagulhas não queimam o operário porque possuem massa muito pequena e, portanto, capacidade térmica pequena.
Capacidade térmica
Clique para saber mais sobre a capacidade térmica, grandeza que caracteriza os corpos em relação à sua variação de temperatura.
Durante o dia, a areia aquece-se mais rapidamente que a água, pois seu calor específico é menor que o da água
Calor específico
Você sabe o que é calor específico? Clique aqui e entenda mais sobre Termologia!
Existem três erros muito comuns cometidos no estudo da Termologia, ramo da Física que estuda o calor
Três erros comuns em Termologia
Está estudando Termologia? Então clique aqui para fugir de três erros comuns que podem ser cometidos no estudo desse ramo da Física!
Há muita Física envolvida no processo de estourar pipoca!
Física da pipoca
Clique aqui e saiba como a Física atua no processo de transformação do milho na deliciosa pipoca!
A quantidade de calor que gera mudança de fase nas substâncias é denominada de calor latente
Quantidade de calor
Clique para entender tudo a respeito da quantidade de calor, bem como seu desmembramento em calor latente e sensível!
Os termômetros podem estar graduados em diferentes escalas termométricas
Transformação e variação de temperatura
Clique aqui e saiba qual é a diferença entre transformação e a determinação da variação de temperatura entre as escalas termométricas.
Os aquecedores são instalados no piso dos cômodos porque o ar quente tende a subir em razão da convecção
Cinco coisas que você precisa saber sobre o calor
Que tal conhecer algumas curiosidades sobre o calor? Entenda mais sobre essa forma de energia extremamente relevante para a vida na Terra.
O Termômetro de Galileu é um bonito instrumento usado para aferir a temperatura ambiente.
Termômetro de Galileu
Conheça o termômetro inventado pelo físico italiano Galileu Galilei. O dispositivo, também chamado de termoscópio de Galileu, é usado para medir a temperatura ambiente, e a sua leitura é bastante simples. Seu funcionamento baseia-se na força de empuxo, que varia com a temperatura. Saiba mais!
Energia térmica
Você sabe o que é energia térmica? Clique aqui e entenda o conceito de energia térmica, saiba como ela funciona e conheça a fórmula usada para calculá-la.
Esquema de funcionamento da máquina térmica
Segundo Princípio da Termodinâmica
Saiba o que diz esse princípio.
Joseph Black (1728-1799)
Unidades de calor
Unidades de calor são usadas para expressar o valor energético dos alimentos.
Termodinâmica
Termodinâmica, o que é a termodinâmica, as leis da termodinâmica, o que é a lei zero da termodinâmica, quando surgiu o estudo da termodinâmica, entropia, lei de boyle, volume, temperatura e pressão, energia, calor.
Absorvemos calor sensível quando estamos próximos de uma fogueira com carvão em brasa.
Calor sensível
Você sabe o que é calor sensível? Acesse o artigo e saiba o que é, conheça as fórmulas e aprenda a calcular a quantidade de calor sensível.