Whatsapp icon Whatsapp

Como funciona a luz negra?

A luz negra é uma radiação eletromagnética composta de raios ultravioleta e radiação violeta visível com comprimento de onda da luz violeta.
A luz negra pode ser usada por peritos criminais em busca de traços de DNA
A luz negra pode ser usada por peritos criminais em busca de traços de DNA

O que é luz negra?

A luz negra é basicamente radiação ultravioleta combinada com um pequeno percentual de luz visível de cor violeta. A luz emitida pelas lâmpadas fluorescentes, por exemplo, é em grande parte produzida pela fina camada branca que a envolve, composta por sais de fósforo.

Alguns sais de fósforo e outros óxidos podem emitir luz visível quando excitados pela luz ultravioleta. Esse fenômeno particular da luminescência é chamado de fosforescência (fenômeno que ocorre nas telas dos monitores CRT) e tem origem quântica, ocorrendo graças a um aumento nos níveis de energia dos elétrons. Enquanto os átomos são iluminados, seus elétrons absorvem energia, passando por níveis de energia não estáveis. Quando o estímulo externo cessa, os elétrons retornam aos níveis de energia mais baixos, emitindo um brilho fraco e característico da diferença de energia das transições.

Como produzimos luz negra?

A luz negra pode ser facilmente produzida com lâmpadas fluorescentes ao remover sua camada branca e tingi-la com alguma tinta preta, que é capaz de absorver a maioria dos comprimentos de onda da luz visível, mas que deixa passar a luz ultravioleta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando estamos em ambientes escuros, mas “iluminados” pelas lâmpadas negras, as superfícies claras, como as roupas brancas, fazem o papel do fósforo, emitindo luz após serem excitadas pela radiação ultravioleta. Alguns alvejantes e detergentes utilizados para a limpeza de roupas que prometem entregar um “branco ainda mais branco” apresentam compostos fosforescentes, responsáveis por emitir luz visível na presença da radiação ultravioleta.

Usos da luz negra

Esse tipo de luz é muito usado pela perícia para a análise de cenas de crime, pois alguns fluidos fisiológicos, tais como sêmen, saliva e urina, bem como fragmentos de ossos e dentes, fosforescem na presença da luz negra. Apesar de o sangue não ser fosforescente, é comum utilizar substâncias luminescentes, como o luminol, que, quando combinadas a peróxido de hidrogênio (H2O2), produzem uma lenta reação química que é catalisada pelo Ferro, presente na hemoglobina do sangue, acelerando o processo e tornando os menores traços de sangue visíveis.

Publicado por Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

A cor de um corpo
Nem todas as espécies conseguem enxergar a cor de um corpo. Clique aqui e conheça como é a composição da cor de um objeto.
Formação da imagem no tubo de uma TV
Conheça como é que se forma a imagem que vemos na televisão.
Hemoglobina
Entenda o que é a hemoglobina e conheça as suas principais funções no organismo.
Luminol contra o crime
Luminol, Processo de utilização do Luminol, local onde se passou o crime, revelar cenas ocultas de um crime, resquícios sanguíneos, partículas de ferro existentes na hemoglobina, intensa luz azul, traços de DNA, quimiluminescência.
Luz visível
A luz visível é uma forma de radiação eletromagnética. Confira aqui suas propriedades.
Lâmpadas fluorescentes
Clique para saber tudo sobre as lâmpadas fluorescentes. Confira aqui o que são, seus tipos, seu funcionamento e muito mais.
Peróxido de Hidrogênio ou Água Oxigenada?
A diferença do peróxido de hidrogênio para a água oxigenada é que esta é o peróxido dissolvido em água.
Radiação ultravioleta (UV)
Clique para saber tudo sobre a radiação ultravioleta. Confira aqui o que é, seus tipos, suas aplicações, seus efeitos e muito mais.
Velocidade e comprimento de onda
Veja aqui quais são as características de uma onda periódica e aprenda a determinar a velocidade e o comprimento de uma onda.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!