Whatsapp icon Whatsapp

O que é força?

Em relação ao que é força, sabe-se que esse conceito intuitivo apresenta duas características importantes: é uma grandeza do tipo vetorial e causa a aceleração sobre os corpos.
A ideia de força está ligada a ações como puxar, empurrar, quebrar, entre outras
A ideia de força está ligada a ações como puxar, empurrar, quebrar, entre outras

Não há uma definição exata para o conceito de força, pois o entendimento dessa grandeza é algo intuitivo. De forma simples, podemos entender o que gera a ação de forças sobre os objetos e quais são os tipos de forças.

A força é uma grandeza do tipo vetorial, ou seja, é definida a partir das informações de valor numérico (módulo), direção e sentido. A ideia de força está associada a ações como puxar, empurrar, arrastar, quebrar, etc.

Tipos de força

As forças podem ser classificadas em dois tipos:

  1. Forças de contato: Quando há contato direto entre dois corpos. Ao empurrar um carro, por exemplo, a força envolvida é do tipo de contato.

  2. Forças de campo: Quando a atuação da força ocorre a distância. A força gravitacional entre a Terra e a Lua e a força de interação elétrica entre dois prótons, por exemplo, são forças que atuam a distância.

Força e movimento

Quando uma força atuar sobre determinado objeto, ela provocará aceleração, ou seja, a velocidade do objeto sofrerá alterações durante o tempo de atuação da força. Portanto, podemos concluir que quando um objeto executa movimento retilíneo uniforme, tipo de movimento com velocidade constante, não existem forças atuando sobre ele, pois, se não há variação da velocidade (aceleração), não há força resultante.

Força e equilíbrio

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma das condições necessárias para que um corpo esteja em equilíbrio é que a soma das forças que atuam sobre ele seja nula. Existem dois casos de equilíbrio:

  1. Equilíbrio estático: Quando a soma das forças que atuam sobre um objeto em repouso é igual a zero.

  2. Equilíbrio dinâmico: Quando a soma das forças que atuam sobre um objeto que se movimenta com velocidade constante corresponde a zero.

Unidade de medida para força

De acordo com a segunda lei de Newton, a força resultante que atua sobre um objeto qualquer é dada pelo produto da massa pela aceleração do objeto. Desse modo, temos:

FR = m . a

No Sistema Internacional de Unidades (SI), as unidades de medida para massa (m) e aceleração são, respectivamente, kg e m/s2. Sendo assim, a unidade de medida para força será o produto das unidades de massa e aceleração, ou kgm/s2. Essa unidade é chamada de newton (N) em homenagem à Isaac Newton, logo, temos que:

1 kgm/s2 = 1 N

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

A terceira lei de Newton e a relação entre forças peso e normal
Clique e entenda porque a força normal não é uma reação da força peso.
Força centrípeta
Entenda o que é força centrípeta, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira alguns exemplos em que ela atua bem como exercícios resolvidos.
Força de Atrito
Clique aqui, saiba o que é força de atrito, conheça seus tipos e descubra quais fatores a influenciam e como calculá-la.
Leis de Newton
Acesse o artigo e confira uma introdução às leis de Newton, entenda os conceitos de força e aceleração, descubra aplicações, e confira exercícios resolvidos.
Segunda lei de Newton
Conheça mais sobre a 2ª lei de Newton. Confira qual é a fórmula usada por essa lei, conheça os conceitos de força, massa e aceleração e estude com exercícios resolvidos!
Terceira lei de Newton
Clique e confira qual é a terceira lei de Newton. Entenda o que afirma essa lei e qual é a sua fórmula. Veja também exemplos e aplicações dessa lei.
video icon
Escrito"A representação indígena na literatura brasileira" próximo à imagem de um índigena com cocar virado de costas.
Português
A representação indígena na literatura brasileira
A figura do indígena sempre esteve presente na literatura brasileira. Mas de que forma essa cultura foi representada? Quais são as implicações dessas imagens na construção do imaginário e da identidade cultural do povo brasileiro?