2. Física
  3. Curiosidades de Física
  4. Por que a Lua não cai na Terra?

Por que a Lua não cai na Terra?

Por que a Lua não cai na Terra? A explicação para isso está na velocidade de giro da Lua ao redor da Terra.

A Lua é o único satélite natural da Terra e está a uma distância de aproximadamente 380.000 km. Por ter um período de rotação semelhante ao período de translação, somente uma face do satélite é visível da Terra. O astro, que não produz luz própria, mas reflete a luz do Sol, apresenta-se em quatro fases distintas e orbita a Terra com uma velocidade aproximada de 3700 km/h.

Com diâmetro equatorial de aproximadamente 3500 km, a Lua possui massa de 7,35 x 1022 kg, e a aceleração da gravidade em solo lunar é de 1,6 m/s2. Um bom questionamento a respeito desse satélite é por que ele simplesmente não cai? Como a Lua permanece girando ao redor da Terra?

Newton responde!

Isaac Newton, no século XVI, imaginou a possibilidade de colocar objetos quaisquer em órbita ao redor da Terra, ideia que explica como a Lua é mantida em sua trajetória sem cair sobre nosso planeta.

Newton observou que, ao lançar uma pedra com determinada velocidade horizontal, a trajetória do objeto faz uma parábola até chegar ao solo. Isso acontece porque a força gravitacional da Terra sobre a pedra puxa-a em direção ao chão. Cada vez que a velocidade de lançamento é aumentada, o objeto atinge distâncias maiores, então, o físico inglês imaginou que deveria haver uma velocidade suficientemente grande capaz de fazer com que o objeto arremessado desse um giro ao redor da Terra e voltasse à sua posição inicial.

Esse raciocínio explica como é possível lançar satélites e mantê-los ao redor da Terra. Esses objetos são lançados com uma velocidade tal que eles conseguem dar a voltar no planeta, acompanhando sua curvatura e executando um movimento de queda contínuo. Os satélites estão em um movimento de queda infinito ao redor da Terra e, por isso, nunca chegarão a tocar o solo.

Satélite em órbita

Por que a Lua não cai?

A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.

Qual deve ser a velocidade de um satélite?

A partir das equações da força centrípeta e da definição da lei da gravitação universal, podemos determinar a velocidade necessária para que um satélite esteja em órbita. Essa velocidade depende da massa do planeta orbitado e da distância entre o planeta e o satélite.

Os termos dessa equação são:

V: Velocidade do satélite;

G: Constante de gravitação universal (6,7 x 10 – 11 N.m2/Kg2);

M: Massa da Terra (aproximadamente 6,0 x 10 24 Kg);

R: Distância do satélite ao centro da Terra.

A velocidade de movimento da Lua é capaz de mantê-la em seu movimento ao redor da Terra
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Fases do Eclipse da Lua
Eclipse Lunar
Você sabia que o eclipse lunar acontece sempre na lua cheia? Clique aqui e entenda como ocorre o eclipse da lua.
Lua Cheia
Fases da Lua
Fases da lua, como ocorrem as fases da Lua, mês lunar, características da Lua, lua crescente, lua cheia, lua nova, lua minguante.
O<i>Hand Spinner</i> pode auxiliar crianças autistas no desenvolvimento da capacidade motora
Física do Hand Spinner
Você sabe qual é a Física envolvida no uso do Hand Spinner? Clique aqui e conheça o brinquedo que promete aliviar os sintomas do stress.
Visão noturna da Lua.
Lua
As características do satélite natural da Terra.
A existência das marés alta e baixa ocorre graças à atração gravitacional do Sol e da Lua
Marés
Saiba como ocorre o impressionante fenômeno das marés!
Movimento de translação
Aprenda mais sobre o movimento de translação terrestre. Descubra quais as principais características desse movimento e qual sua relação com as estações do ano.
Neil Armstrong durante a Apollo 11, em 1969. (Créditos: Nasa)
Neil Armstrong
Saiba mais sobre a vida de Neil Armstrong, astronauta americano que ficou famoso por ter sido o primeiro homem na história a pisar na superfície da Lua.
A Lua compõe-se de quê?
Qual a composição da Lua?
Componentes da superfície lunar.
A lua é o satélite natural da Terra
Satélites
Saiba mais sobre os satélites e as leis da Física que regem o seu movimento.