2. Física
  3. Curiosidades de Física
  4. Por que a Lua não cai na Terra?

Por que a Lua não cai na Terra?

Por que a Lua não cai na Terra? A explicação para isso está na velocidade de giro da Lua ao redor da Terra.

A Lua é o único satélite natural da Terra e está a uma distância de aproximadamente 380.000 km. Por ter um período de rotação semelhante ao período de translação, somente uma face do satélite é visível da Terra. O astro, que não produz luz própria, mas reflete a luz do Sol, apresenta-se em quatro fases distintas e orbita a Terra com uma velocidade aproximada de 3700 km/h.

Com diâmetro equatorial de aproximadamente 3500 km, a Lua possui massa de 7,35 x 1022 kg, e a aceleração da gravidade em solo lunar é de 1,6 m/s2. Um bom questionamento a respeito desse satélite é por que ele simplesmente não cai? Como a Lua permanece girando ao redor da Terra?

Newton responde!

Isaac Newton, no século XVI, imaginou a possibilidade de colocar objetos quaisquer em órbita ao redor da Terra, ideia que explica como a Lua é mantida em sua trajetória sem cair sobre nosso planeta.

Newton observou que, ao lançar uma pedra com determinada velocidade horizontal, a trajetória do objeto faz uma parábola até chegar ao solo. Isso acontece porque a força gravitacional da Terra sobre a pedra puxa-a em direção ao chão. Cada vez que a velocidade de lançamento é aumentada, o objeto atinge distâncias maiores, então, o físico inglês imaginou que deveria haver uma velocidade suficientemente grande capaz de fazer com que o objeto arremessado desse um giro ao redor da Terra e voltasse à sua posição inicial.

Esse raciocínio explica como é possível lançar satélites e mantê-los ao redor da Terra. Esses objetos são lançados com uma velocidade tal que eles conseguem dar a voltar no planeta, acompanhando sua curvatura e executando um movimento de queda contínuo. Os satélites estão em um movimento de queda infinito ao redor da Terra e, por isso, nunca chegarão a tocar o solo.

Satélite em órbita

Por que a Lua não cai?

A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.

Qual deve ser a velocidade de um satélite?

A partir das equações da força centrípeta e da definição da lei da gravitação universal, podemos determinar a velocidade necessária para que um satélite esteja em órbita. Essa velocidade depende da massa do planeta orbitado e da distância entre o planeta e o satélite.

Os termos dessa equação são:

V: Velocidade do satélite;

G: Constante de gravitação universal (6,7 x 10 – 11 N.m2/Kg2);

M: Massa da Terra (aproximadamente 6,0 x 10 24 Kg);

R: Distância do satélite ao centro da Terra.

A velocidade de movimento da Lua é capaz de mantê-la em seu movimento ao redor da Terra
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
O<i>Hand Spinner</i> pode auxiliar crianças autistas no desenvolvimento da capacidade motora
Física do Hand Spinner
Você sabe qual é a Física envolvida no uso do Hand Spinner? Clique aqui e conheça o brinquedo que promete aliviar os sintomas do stress.
Neil Armstrong durante a Apollo 11, em 1969. (Créditos: Nasa)
Neil Armstrong
Saiba mais sobre a vida de Neil Armstrong, astronauta americano que ficou famoso por ter sido o primeiro homem na história a pisar na superfície da Lua.
Movimento de translação
Aprenda mais sobre o movimento de translação terrestre. Descubra quais as principais características desse movimento e qual sua relação com as estações do ano.
Lua Cheia
Fases da Lua
Fases da lua, como ocorrem as fases da Lua, mês lunar, características da Lua, lua crescente, lua cheia, lua nova, lua minguante.
Visão noturna da Lua.
Lua
As características do satélite natural da Terra.
Fases do Eclipse da Lua
Eclipse Lunar
Você sabia que o eclipse lunar acontece sempre na lua cheia? Clique aqui e entenda como ocorre o eclipse da lua.
A Lua compõe-se de quê?
Qual a composição da Lua?
Componentes da superfície lunar.
A existência das marés alta e baixa ocorre graças à atração gravitacional do Sol e da Lua
Marés
Saiba como ocorre o impressionante fenômeno das marés!
A lua é o satélite natural da Terra
Satélites
Saiba mais sobre os satélites e as leis da Física que regem o seu movimento.