Whatsapp icon Whatsapp

Fosforescência ou fluorescência?

Fosforescência e fluorescência são processos de emissão de luz em baixas temperaturas. Nos dois processos, ocorre absorção de energia e sua reemissão em forma de luz visível.
Substâncias fluorescentes, como essas mostradas na foto acima, absorvem luz ultravioleta e emitem luz visível.
Substâncias fluorescentes, como essas mostradas na foto acima, absorvem luz ultravioleta e emitem luz visível.

Fosforescência e fluorescência são casos especiais de luminescência. Luminescência, por sua vez, é o processo de emissão da luz em baixas temperaturas, diferentemente do processo de termoluminescência. Na luminescência, os átomos absorvem parte da energia proveniente de alguma fonte externa, reemitindo-a na forma de luz visível. Confira neste texto quais são as características da fosforescência e da fluorescência.


Fosforescência

A fosforescência ocorre quando uma substância é capaz de absorver a luz produzida por alguma fonte externa, reemitindo-a em forma de luz visível, mesmo após a interrupção da iluminação. As substâncias desse tipo continuam a emitir um brilho fraco por intervalos de tempo que variam de segundos a horas.

Confira: Cinco curiosidades sobre as cores

Um exemplo comum de corpo fosforescente são aqueles interruptores residenciais que podem ser facilmente encontrados no escuro. Observe a figura abaixo, nela é apresentada uma bússola fosforescente:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Fluorescência

Diferentemente do que ocorre na fosforescência, as substâncias fluorescentes emitem luz somente enquanto estão recebendo energia de alguma fonte externa, assim como as lâmpadas ultravioletas. Dessa forma, quando a fonte de energia cessa, o processo de fluorescência é interrompido imediatamente.

Um bom exemplo de objetos fluorescentes são as lâmpadas brancas. Essas lâmpadas contêm um gás ionizado em seu interior que, ao ser acelerado, produz luz ultravioleta. Na parte interna dessas lâmpadas, há um pó que contém fósforo. Esse pó absorve a radiação ultravioleta e reemite-a, imediatamente, na forma de todos os comprimentos de onda de luz visível, produzindo um intenso brilho branco, que apresenta todos os comprimentos de onda da luz visível (também chamados luz policromática).

Veja também: Como funciona a luz negra?


pornliz suckporn porndick
Publicado por Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Cinco curiosidades sobre as cores
Aprenda mais sobre o comportamento das cores com este texto que traz cinco curiosidades que você talvez nunca tenha visto!
Como funciona a luz negra?
Diversas substâncias, como alguns óxidos e substâncias que apresentam o Fósforo em sua composição, interagem com a radiação ultravioleta, absorvendo-a e emitindo luz visível lentamente. Leia este texto para saber mais sobre esse fenômeno, que é chamado de fosforescência, e para entender o funcionamento da luz negra.
Luz visível
A luz visível é uma forma de radiação eletromagnética. Confira aqui suas propriedades.
Radiação do Corpo Negro
Desvendando o espectro da radiação térmica
Radiação ultravioleta (UV)
Clique para saber tudo sobre a radiação ultravioleta. Confira aqui o que é, seus tipos, suas aplicações, seus efeitos e muito mais.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.