Whatsapp icon Whatsapp

Plasma

O plasma, também conhecido como quarto estado físico da matéria, é formado por uma massa de gás ionizado em altíssima temperatura.
Plasma é o estado físico das estrelas como o Sol
Plasma é o estado físico das estrelas como o Sol

O plasma, também conhecido como quarto estado físico da matéria, é formado quando uma substância no estado gasoso é aquecida até atingir um valor tão elevado de temperatura que faz com que a agitação térmica molecular supere a energia de ligação que mantém os elétrons em órbita do núcleo do átomo. Os elétrons acabam “soltando-se” e a substância torna-se uma massa disforme, eletricamente neutra e formada por elétrons e núcleos dissociados.

É comum no nosso cotidiano encontrarmos as substâncias em seus três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso. Apesar de não ser fácil a obtenção do plasma na superfície do nosso planeta, ele constitui 99% de tudo o que existe no universo. Isso porque grande parte dos astros celestes é formada por substâncias nesse estado de agregação. Embora raros, podemos citar alguns exemplos da presença do plasma, como o fogo, lâmpadas fluorescentes, televisão com tela de plasma, os raios, entre outros.

Para compreender melhor como se forma o plasma, tomemos como exemplo o caso da água. Ao fornecermos energia (calor) ao gelo, ele derrete e transforma-se em água. Ao fornecer energia à água, ela evapora e transforma-se em vapor. Se fornecermos mais energia ainda ao vapor, a agitação térmica molecular será maior do que as forças de ligação que mantêm os elétrons em órbita e ocorrerá ionização dos gases (oxigênio e hidrogênio), o que fará com que a substância torne-se condutora de eletricidade e calor.

Veja na figura a seguir os quatro estados físicos da matéria:

A figura mostra os quatro estados físicos da matéria. Observe que o plasma é o estado físico do Sol
A figura mostra os quatro estados físicos da matéria. Observe que o plasma é o estado físico do Sol

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os gases e o plasma apresentam algumas características em comum, como a baixa densidade e a capacidade de fluir. Apesar disso, eles não podem ser classificados de forma igual, pois, a nível atômico e molecular, apresentam estruturas e propriedades completamente diferentes. O plasma pode conduzir corrente elétrica melhor do que o cobre, fluir como um líquido viscoso e interagir com campos elétricos e magnéticos, diferentemente dos gases.

Apesar de o plasma ser um bom condutor de eletricidade, uma das suas características mais importantes é a tendência que ele tem de permanecer eletricamente neutro, já que possui a mesma quantidade de cargas elétricas negativas e positivas. A interação entre essas cargas é a responsável pelas propriedades já citadas.

Além disso, o plasma sempre emite luz ao entrar em contato com alguma excitação elétrica e com campos magnéticos. Um exemplo disso são as auroras polares, que se formam a partir da interação entre as partículas solares carregadas e o campo magnético terrestre.

O primeiro cientista a descrever o plasma foi o físico inglês Willian Crookes (1932-1919), na década de 1850, após a criação do tubo de raios catódicos. Este é constituído por um tubo de vidro preenchido por gases a baixa pressão que, ao serem submetidos a uma diferença de potencial, tornam-se condutores.

Quando um gás conduz eletricidade, pode-se observar a formação de pequenos raios, que são denominados raios catódicos. Eles têm a propriedade de emitir luz quando se chocam com as paredes de vidro do tubo, gerando o plasma.

Alguns anos mais tarde, foi J. J. Thompson que descobriu o elétron através do tubo de raios catódicos. Somente em 1928 que Irving Langmuir deu a esses raios o nome de plasma porque a forma do fluido elétrico obtido lembrava o plasma sanguíneo.

Publicado por Mariane Mendes Teixeira

Artigos Relacionados

Energia interna
Clique para entender tudo sobre a energia interna. Confira aqui o que é, como calculá-la, sua unidade de medida, além de exercícios resolvidos.
Estados físicos da matéria
Saiba quais são os estados físicos da matéria e a diferença entre eles. Veja a mudança dos estados físicos e conheça outros estados incomuns da matéria.
Fases da matéria
A análise da mudança dos estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.
Mudanças de fases
Clique e veja quais são e como ocorrem as mudanças de fases das substâncias.
video icon
Escrito"Civilização Micênica" Próximo ao Fresco de uma mulher Micênica.
História
Grécia Antiga: Civilização Micênica
Assista à nossa videoaula para conhecer a história da civilização micênica. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.