O que aconteceria se alguém corresse tão rápido quanto o Flash?
Flash é um personagem das histórias em quadrinhos capaz de atingir velocidades sobre-humanas. Em muitas aventuras, o herói até superou a velocidade de propagação da luz, o que fisicamente é impossível.
Alimentado pela mágica força da velocidade, além de ser incrivelmente rápido, Flash pode criar clones, andar sobre a água e viajar no tempo.
Se fosse possível um ser humano atingir velocidades pelo menos próximas à velocidade da luz, seus poderes seriam incríveis! A lista a seguir traz algumas possibilidades da supervelocidade.
1. Viagem no tempo
Segundo a Teoria da Relatividade Especial de Einstein, a marcação do tempo para objetos que se movem com velocidades próximas ou iguais às da luz é diferente quando comparada com a marcação feita por objetos em repouso.
Ao atingir supervelocidades, o tempo passará mais lentamente para o objeto em movimento. Assim, se alguém corresse com uma velocidade igual a 99% da velocidade da luz por um ano inteiro, perceberia ao parar que o tempo marcado pelos indivíduos em repouso seria de 7 anos! Ao correr tão rápido quanto o Flash, poderíamos ir para o futuro não pela abertura de um portal milagroso, mas por meio do fenômeno da dilatação do tempo.
2. Socos devastadores
A Teoria da Relatividade de Einstein prevê que a energia cinética de um objeto varia com sua massa e velocidade. Portanto, quanto maior a velocidade, maior será a energia acumulada por esse objeto.
Caso alguém atingisse uma velocidade que correspondesse a 98% da velocidade da luz, acumularia uma energia de 50 megatons! Ao dar um soco com tamanha energia, apenas o peso do punho faria um estrago equivalente ao da Tsar Bomb, ogiva nuclear mais potente já detonada.
Alguém com a velocidade do Flash acumularia energia equivalente à da Tsar Bomb, a bomba mais potente já detonada *
3. Saída do planeta
A velocidade de escape é a mínima velocidade necessária para que um corpo qualquer abandone um planeta. No caso da Terra, essa velocidade é de 40.000 km/h. Correndo com velocidades tão elevadas e em qualquer direção, alguém com os poderes do Flash facilmente sairia do planeta!
4. Péssimo salvador
Com certeza, o Flash seria um desastre na arte de salvar alguém. Caso o herói tocasse em alguém durante seu movimento em alta velocidade, ele arrancaria os membros da pessoa! A altíssima velocidade e a inércia do objeto a ser salvo fariam com que tudo tocado pelo herói fosse destruído.
* Crédito da imagem: wws001 / Shutterstock