Whatsapp icon Whatsapp

Radioatividade

A radioatividade é conhecida por grande parte da população mundial em razão dos dois acidentes ocorridos na década de 80.

No dia 26 de abril de 1986, a explosão de um dos reatores da usina nuclear de Chernobil, Ucrânia, lançou “no céu da União Soviética” uma nuvem de elementos que apresentam a radioatividade. No dia 13 de setembro de 1987, na cidade de Goiânia, a violação de uma cápsula que continha césio 137 deixou centenas de pessoas contaminadas e irradiadas por este elemento radioativo.

A descoberta da radioatividade iniciou-se no ano de 1896 com o físico francês Antonie Henri Becquerel, após verificar a emissão de radiação por um minério chamado sulfato duplo de potássio e uranila [(K2(UO2)(SO4)] e esta radiação provinda do átomo de césio fora chamada, erroneamente, de raios x.


Área com risco potencial de radiação

O casal Pierre e Mary Curie se interessou pelo fato descoberto por Becquerel e logo verificaram que todos os sais de urânio emitiam radiação, que até então era denominada de raios x. No ano de 1898 o casal descobriu dois novos elementos que apresentavam características análogas a do sal de urânio: rádio e polônio.

No ano de 1899 fora esclarecido que a radiação emitida pelo elemento utilizado por Becquerel e pelo casal Curie na verdade não eram raios x e sim raios gama, partículas alfa e partículas beta.

Logo vemos que a radioatividade é um fenômeno apresentado por elementos radioativos; estes, por sua vez, possuem excesso de energia a nível nuclear e são instáveis. Os elementos instáveis, na busca por estabilidade, acabam por emitir o excesso de energia que neles existem em forma de raios gama, partículas alfa e partículas beta.

A radioatividade é apresentada por elementos radioativos naturais e artificiais. Os elementos radioativos naturais são encontrados na natureza e os sintéticos são

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por Frederico Borges de Almeida

Artigos Relacionados

Constante de Planck
Clique aqui para saber tudo sobre a constante de Planck. Confira seu valor e como calculá-lo. Aprenda a lei de Planck e conheça a sua história.
Ondas Eletromagnéticas Ionizantes
Conheça as radiações eletromagnéticas ionizantes!
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.