Whatsapp icon Whatsapp

Três erros comuns em Termologia

A Termologia é a parte da Física que estuda o calor e seus efeitos. Nos estudos dessa área, alguns erros de interpretação podem conduzir-nos a um mau entendimento de certos conceitos.
Existem três erros muito comuns cometidos no estudo da Termologia, ramo da Física que estuda o calor
Existem três erros muito comuns cometidos no estudo da Termologia, ramo da Física que estuda o calor

Quando o assunto é Termologia, existem algumas observações às quais devemos ficar atentos para que erros não sejam cometidos. Existem, no mínimo, três erros muito comuns que geralmente são cometidos em relação a essa área de estudos. Veja-os abaixo:

I. Diferença entre temperatura e calor

É comum dizermos em nosso cotidiano que o clima está muito quente ou que um determinado agasalho é mais quente que outro. Essas afirmações, todavia, acabam misturando os conceitos de calor e temperatura. O correto é afirmarmos que a temperatura ambiente está elevada e que o agasalho é bom isolante térmico por impedir a troca de calor entre o nosso corpo e o meio externo.

A temperatura é a grandeza que mostra se um corpo está quente ou frio. Ela é definida como o grau de agitação das moléculas do material. Assim, quanto maior for a vibração molecular, mais quente estará um corpo e vice-versa. O calor é um tipo de energia que se manifesta apenas quando há diferença de temperatura entre dois corpos e flui do corpo de maior para o de menor temperatura.

II. Transformação de temperatura X variação de temperatura

Transformar valores de temperatura de acordo com os tipos de escalas termométricas e determinar a variação de temperatura sofrida por um corpo são ações diferentes.

Imagine que, em um dia ensolarado, a temperatura ambiente esteja na casa dos 38°C. Esse valor de temperatura pode ser transformado nos seus valores correspondentes nas escalas Kelvin e Fahrenheit. Por meio da equação expressa abaixo, para 38ºC, encontraríamos 100,4 °F e 311,15 K.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

TC = TF - 32 = TK - 273
  5          9            5      

Agora imagine que você está andando em uma rua qualquer, e a temperatura do ambiente é de 38°C, e entra em um shopping onde os aparelhos de ar-condicionado mantêm o ambiente a 25 °C. Nessa situação, o seu corpo sentirá instantaneamente uma variação de temperatura correspondente a uma diminuição de 13°C. Como as escalas Celsius e Kelvin possuem 100 intervalos, a variação da diminuição de temperatura sofrida em Kelvin também. seria de 13 K. Em Fahrenheit, por ser uma escala de 180 intervalos, a variação corresponderia a 23,4 ºF.

A equação abaixo determina a relação entre as variações de temperatura para as escalas Celsius, Kelvin e Fahrenheit.

ΔTC = ΔTF = ΔTK
5        9        5

III. O grau Kelvin: K ou ºK?

A reunião da 13ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) realizada em 1968 definiu as unidades de medida utilizadas no Sistema Internacional de Unidades (SI). Nessa ocasião, o nome kelvin, com símbolo K, foi adotado para a unidade de medida de temperatura, e não o “grau kelvin” - °K. Portanto, é um erro escrever as temperaturas na escala Kelvin com o formato, por exemplo, 300 °K, pois, por definição, o correto é 300 K.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A temperatura e suas escalas
Quais são as principais escalas termométricas, e qual a escala do sistema internacional de unidades e medidas (SI)?
Calor
Você sabe o que é calor? Confira a definição física de calor, conheça as principais fórmulas usadas para o cálculo do calor e veja alguns exercícios resolvidos.
Calor e Temperatura
Escalas de temperatura
Clique aqui e conheça as características das três escalas de temperatura!
Temperatura
Saiba mais sobre temperatura, conheça a definição dessa importante grandeza, confira quais são escalas termométricas e descubra a relação entre calor e temperatura!
Trocas de Calor
As trocas de calor acontecem porque os corpos tendem a ceder e a receber esse tipo de energia. Confira!
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.