Whatsapp icon Whatsapp

A Economia Latino Americana

Alguns dos líderes da América Latina
Alguns dos líderes da América Latina

A economia dos países da América Latina tem suas principais atividades produtoras voltadas para o setor primário, que corresponde à produção de produtos agropecuários, extração vegetal, animal e mineral.

Após a Segunda Guerra Mundial países como Brasil, México, Argentina tiveram que se industrializar, pois os países que os abasteciam de mercadorias industrializadas estavam em processo de reconstrução devido à guerra, então, não tendo quem produzisse, tiveram que conduzir sua auto-sustentação, essa é conhecida como industrialização por substituição de importação.

 Outra característica dos países latinos é a industrialização tardia que veio a ocorrer apenas no século XX, tendo em vista que a Revolução Industrial teve início no final do século XVIII início do XIX, totalizando quase 100 anos de atraso e, por último, a grande dependência financeira em relação aos países ricos.

As multinacionais na economia latino-americana

As multinacionais ingressaram na América Latina a partir do século XX, devido às condições favoráveis, como mão-de-obra (farto número de trabalhadores e baixos salários), matéria prima (concentração de recursos naturais e leis ambientais não rigorosas), mercado consumidor (países populosos com milhões de pessoas propícias a consumir) e isenção de impostos (os países dão incentivos fiscais para a instalação de uma empresa).

As multinacionais dominam vários ramos industriais, como automobilístico, alimentício, siderúrgico, metalúrgico e eletroeletrônico. Esse processo favoreceu o não surgimento de empresas genuinamente nacionais.

Os países latinos possuem, em sua grande maioria, dívidas contraídas no processo de descolonização, os referidos encontram dificuldades em pagar tais dívidas, principalmente porque são produtores primários.

A crise econômica e o modelo neoliberal

A maioria dos países latinos sempre conviveu com inflação, que corresponde a aumentos constantes nos produtos e taxas de juros bastante elevadas. Na década de 80 não houve nenhuma expectativa de melhora, independente do seguimento, por isso ficou conhecida como a década perdida. O FMI (Fundo Monetário Internacional) se apresenta freqüentemente fornecendo empréstimos e elevando mais ainda o grau de dependência, o modelo neoliberal provocou desemprego, crescimento da pobreza e elevação no custo de vida.

Resumindo, as questões apontadas são realidades comuns a todos os países latinos que tiveram parecidas bases históricas de colonização de exploração que refletem na realidade atual, os países são diferentes, porém os problemas são basicamente os mesmos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eduardo de Freitas
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A organização do espaço geográfico europeu
Clique e veja detalhes da organização do espaço geográfico europeu. Entenda a dinâmica da população e veja as dificuldades políticas e sociais desse continente.
Pessoas que habitam o Ártico.
A população do Ártico
A população do Ártico, A composição étnica da população do Ártico, Quantos povos formam a população do Ártico, O modo de vida de grupos étnicos do Ártico.
Londres, uma das maiores cidades da Europa.
A urbanização europeia
Clique aqui e entenda como ocorreu o processo da urbanização europeia!
Os países que compõe a América Latina
América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração
América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração, O que é a América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração, Como desenvolve a América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração.
A imagem demarca os continentes da Terra, menos a Antártida
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
A grande maioria dos conflitos na África é proveniente da descolonização.
Descolonização da África
Descolonização da África, O que é descolonização, Como ocorreu o processo de descolonização da África, Quando teve início o processo de descolonização da África, Quais fatores contribuíram para o processo de descolonização da África, As conseqüências do processo de descolonização da África.
Mapa da América Central.
Economia da América Central
As principais atividades econômicas desenvolvidas nesse subcontinente.
A América Anglo-Saxônica é rica em formações lacustres.
Hidrografia da América do Norte
As particularidades dos rios e lagos dos países anglo-saxônicos.
Manifestação por questões relacionadas à falta de emprego na França.
O desemprego na Europa
O desemprego na Europa, Como ocorre o desemprego na Europa, Quais as causas do desemprego na Europa, O desemprego estrutural na Europa, O que causa o desemprego na Europa.
Aborígenes, população nativa da Austrália
População da Oceania
Com aproximadamente 37,1 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes.
video icon
Enem
Pré-Enem | Regra de três simples e composta
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre Regra de três simples e composta com o professor Pedro Itallo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!