Whatsapp icon Whatsapp

Serra Leoa

Serra Leoa é uma pequena nação localizada na África Ocidental. O país, reconhecido internacionalmente pela produção de diamantes, é um dos mais pobres de todo o mundo.
Bandeira de Serra Leoa
Bandeira de Serra Leoa

Serra Leoa é um país localizado no litoral atlântico da África. A geografia local é caracterizada pela diversidade de paisagens em termos geomorfológicos e vegetacionais. O território serra-leonês era habitado por diversas tribos tradicionais, que foram colonizadas pelas forças europeias, com destaque para portugueses, franceses e ingleses. A independência de Serra Leoa do Reino Unido ocorreu em 1961. A partir de então, o país vivenciou várias crises políticas, como uma extensa guerra civil.

Atualmente, a população de Serra Leoa desfruta de péssimas condições de infraestrutura e uma economia bastante fragilizada. No entanto, o país possui belas paisagens naturais e uma diversidade de práticas culturais. O convívio pacífico entre as diferentes religiões é uma marca dessa pequena nação africana.

Leia mais: Conflitos na África — relacionam-se com os processos de colonização e independência desse continente

Resumo sobre Serra Leoa

  • O nome de Serra Leoa foi dado em razão de uma forma de relevo avistada pelo navegador e explorador português Pedro de Sintra.

  • O país é uma antiga colônia do Império Britânico na África Ocidental. O domínio da Grã-Bretanha em Serra Leoa durou até 1961.

  • O pico Loma Mansa, com cerca de 1950 metros de altitude, é o ponto mais alto de Serra Leoa e de toda a África Ocidental.

  • Sua população é formada por cerca de 16 grupos étnicos, que somam, ao todo, aproximadamente oito milhões de habitantes.

  • Sua economia está alicerçada na produção de arroz, café e cacau, assim como na exploração de diamante, ouro, ferro e bauxita

  • Sua infraestrutura foi duramente atingida por diversos conflitos bélicos civis de 1991 até 2002.

  • Suas condições de saúde são muito ruins. O país sofreu um forte surto de ebola durante os anos de 2014 e 2015.

  • Seu artesanato é bastante valorizado em nível internacional. A confecção de máscaras é uma prática comum no país.

Dados gerais de Serra Leoa

  • Nome oficial: República da Serra Leoa

  • Gentílico: serra-leonês

  • Extensão territorial: 71.740 quilômetros quadrados

  • Localização: África Ocidental

  • Capital: Freetown

  • Clima: tropical

  • Governo: república semipresidencialista

  • Idioma: inglês

  • Religiões:

    • 60% (islamismo);
    • 30% (cristianismo);
    • 10% (outras).
  • População: 7.977.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 83 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de desenvolvimento humano (IDH): 0,452 (baixo)

  • Moeda: Leone

  • Produto interno bruto (PIB): US$ 3,865 bilhões

  • PIB per capita: US$ 484,52

  • Gini: 32%

  • Fuso horário: UTC +0

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);
    • Organização Mundial do Comércio (OMC);
    • União Africana (UA).
  • Divisão administrativa: cinco regiões, sendo elas:

Província do Sul

Província do Norte

Província do Leste

Província do Noroeste

Área do Oeste

 

História de Serra Leoa

O atual território de Serra Leoa era habitado por diversos povos tradicionais que formavam grandes reinos independentes. Contudo, a colonização da região resultou na destruição desses reinos e, por consequência, na forte instabilidade política e econômica presente até a atualidade.

Os primeiros exploradores de Serra Leoa foram os portugueses. O nome do país, inclusive, tem origem nesse período, sendo escolhido pelo navegante português Pedro de Sintra. A grande riqueza natural, atrelada ao comércio de marfins e escravizados, atraiu os colonizadores portugueses, que se fixaram na costa serra-leonesa.

Serra Leoa, a partir do declínio do comércio dos escravizados e do aumento da influência do Império Britânico na África Ocidental, tornou-se uma colônia britânica. O domínio da Grã-Bretanha durou até 1961, quando Serra Leoa conquistou a sua independência. Porém, desde esse período, o país enfrentou vários governos ditatoriais assim como elevados níveis de corrupção e violência.

Houve inclusive uma guerra civil entre grupos locais pela disputa de poder que durou entre 1991 e 2002. O referido conflito destruiu grande parte da precária infraestrutura de Serra Leoa. Ainda, houve um grande número de perdas econômicas e humanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia de Serra Leoa

O território de Serra Leoa está localizado na África Ocidental. O país faz fronteira com Guiné e Libéria, e é banhado pelas águas do oceano Atlântico. A geografia de Serra Leoa é bastante distinta em razão das diferentes condições climáticas do interior do país. Há uma diversidade de paisagens formadas por um extenso litoral composto por planícies, além da presença, no interior do país, de regiões montanhosas de floresta tropical e planaltos que abrangem zonas de savana.

O ponto mais alto da África Ocidental, o chamado pico Loma Mansa, com cerca de 1950 metros de altitude, está localizado em Serra Leoa. Apesar da grande diversidade de relevo e vegetação, Serra Leoa possui um clima bastante homogêneo e tipicamente tropical.

Mapa de Serra Leoa

Mapa de Serra Leoa

Demografia de Serra Leoa

A população de Serra Leoa é formada por cerca de 16 grupos étnicos que somam, ao todo, aproximadamente, oito milhões de habitantes. O inglês é a língua oficial, porém quase a totalidade da população fala também idiomas locais, como o criolo. A maior parte da população é rural, e a maior concentração urbana do país está localizada na sua capital, Freetown, que possui mais de um milhão de habitantes.

Os aspectos demográficos de Serra Leoa indicam que o país possui uma população jovem, baseada na considerável taxa de natalidade. Em contrapartida, a mortalidade infantil e a taxa de longevidade ainda são consideradas insatisfatórias. A população de Serra Leoa é majoritariamente muito pobre e possui indicadores sociais diminutos. O local possui um dos índices de desenvolvimento humano mais baixos do mundo.

Leia mais: Densidade demográfica — permite avaliar a distribuição da população em dado território

Economia de Serra Leoa

Serra Leoa é um dos países mais pobres do planeta em termos econômicos e sociais. A sua economia possui base primária. Na agricultura, destacam-se os cultivos de arroz, café e cacau, enquanto na mineração predominam as atividades de exploração de diamante, ouro, ferro e bauxita.

O país possui um setor secundário diminuto baseado em pequenas manufaturas de roupas, alimentos e bebidas. Já o setor terciário é caracterizado pelas atividades comerciais, que ocorrem predominantemente de forma informal, nos principais centros urbanos do país.

Rua com barracas de feira em suas margens e sendo perpassada por transeuntes, em Serra Leoa
As feiras de comércio informal são importantes para a economia de Serra Leoa.[1]

Infraestrutura de Serra Leoa

A infraestrutura de Serra Leoa foi impactada negativamente devido à ocorrência de diversos conflitos bélicos entre a população durante 1991-2002. Portanto, atualmente o país enfrenta problemas de oferta de infraestruturas diversas e serviços públicos para a população. Ademais, o fato de Serra Leoa deter uma economia muita pequena e subdesenvolvida dificulta a chegada de investimentos estrangeiros no país, principalmente em infraestrutura.

Em relação aos transportes, destaca-se a utilização de rodovias, sendo que a maior parte não é pavimentada, e de portos, especialmente ao longo do litoral do país. O abastecimento de energia é intermitente e conta com várias fontes energéticas na sua composição. Serra Leoa possui uma estrutura precária em termos de saúde, abastecimento e água e coleta de esgoto, que resulta em baixos indicadores sanitários.

Governo de Serra Leoa

A forma de governo de Serra Leoa é uma república semipresidencialista. A estrutura governamental reúne os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Atualmente, Serra Leoa vive certa estabilidade política por meio de eleições livres, em respeito aos aspectos democráticos do país. No entanto, a história política de Serra Leoa é marcada por forte instabilidade diante da presença de grupos autoritários e terroristas, elevados níveis de corrupção governamental e forte perseguição aos Direitos Humanos.

Leia mais: Regimes de governo — democrático, autoritário ou totalitário

Cultura de Serra Leoa

A cultura de Serra Leoa é marcada por um conjunto de tradições tribais provenientes dos nativos que habitavam o território antes da chegada dos colonizadores. Os grupos étnicos locais possuem danças e manifestações artísticas próprias. A confecção de máscaras é uma tradição do país, sendo o principal produto do seu artesanato. Já a culinária é marcada pelo uso de arroz, batata e amendoim. Os ensopados acompanhados de arroz são o prato típico de Serra Leoa. Nas práticas esportivas, destacam-se o futebol, o basquetebol e o críquete.

Homens jogando futebol em campo de terra, em Serra Leoa
O futebol é o esporte mais praticado em Serra Leoa.[2]

Curiosidades de Serra Leoa

  • A tolerância religiosa é uma das marcas da sociedade de Serra Leoa, que convive pacificamente com os mais diversos tipos de religiões.

  • O país sofreu um forte surto de ebola durante os anos de 2014 e 2015. Há estimativas de que cerca de 400 vidas foram perdidas pela doença no país.

  • O filme Diamante de sangue foi ambientado em Serra Leoa e destaca a exploração de diamantes em zonas conflituosas do globo.

  • A universidade Fourah Bay College, fundada em 1827, é considerada um dos centros de educação superior mais antigos da África Ocidental.

  • A capital de Serra Leoa, Freetown, foi fundada com o objetivo de abrigar ex-escravizados do Império Britânico.

Créditos de imagem

[1] robertonencini / Shutterstock.com

[2] robertonencini / Shutterstock.com

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A descolonização da África
Os dilemas e problemas vividos nesse novo período da história africana.
Conflitos na África
Saiba mais sobre os conflitos na África, os quais estão diretamente relacionados com o processo de colonização e independência dos países africanos. A partilha desse continente foi feita de acordo com os interesses dos colonizadores, resultando em uma série de conflitos. Leia este texto e entenda mais sobre o assunto.
Oceano Atlântico
Clique e veja as características geográficas e morfológicas do Atlântico. Entenda sua importância econômica e ambiental, e saiba dos impactos que ele vem sofrendo.
Países da África
Saiba quais são os países da África e suas capitais. Veja como esses países se distribuem em cinco grandes regiões. Descubra quais países da África falam português.
Seicheles
Seicheles é um país movido pelo turismo. Confira aqui suas características!
África
Conheça as principais características da África e tire as suas dúvidas sobre o continente considerado o berço da humanidade.
video icon
Escrito"Educação e Cultura" sobre a imagem de um quadro-negro e livros.
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!