Whatsapp icon Whatsapp

As mudanças dos fusos horários no Brasil

Os fusos horários no Brasil encontram-se atualmente divididos em quatro áreas distintas. As mudanças recentes e históricas, no entanto, confundem a população.
Afinal, quantos fusos horários possui o Brasil atualmente?
Afinal, quantos fusos horários possui o Brasil atualmente?

O Brasil, como sabemos, é um país de dimensões continentais e, por isso, possui muitas variações ao longo de seu território. Uma delas é referente aos fusos horários, a demarcação oficial das horas nas diferentes partes do espaço geográfico nacional. O problema é que, com as diferentes mudanças ao longo do tempo, muitos ficam na dúvida: afinal, quais são os fusos horários atuais do Brasil?

Hoje em dia, o Brasil possui quatro fusos horários, mas não foi sempre assim. Inicialmente, apenas um único fuso cobria todo o território nacional, o que mudou em 1913, quando o decreto de lei nº 2.784 – sancionado pelo então presidente Hermes da Fonseca – determinou quatro fusos horários, de modo a organizar melhor a distribuição dos horários com base no Meridiano de Greenwich, criado algumas décadas antes.

A configuração desses horários era assim estabelecida:

1º Fuso – duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich – envolvia apenas algumas ilhas vulcânicas e a Zona Econômica Especial do Brasil no Oceano Atlântico.

2º Fuso – três horas de atraso em relação a Greenwich – envolvia as regiões sudeste, norte, sul, além de metade do Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e a capital, Brasília.

3º Fuso – quatro horas de atraso em relação a Greenwich – envolvia a metade oeste do estado do Pará, além de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a maior parte do Amazonas.

4º Fuso – cinco horas de atraso em relação a Greenwich – envolvia uma pequena parte oeste do Amazonas e o estado do Acre.

Confira no Mapa:

Mapa dos fusos horários do Brasil entre 1913 e 2008
Mapa dos fusos horários do Brasil entre 1913 e 2008

Essa configuração nos fusos horários do Brasil permaneceu inalterada por 95 anos (isso se não considerarmos as mudanças territoriais e políticas dos estados do país). No ano de 2008, depois de uma proposta advinda do Senado, aprovada também na Câmara dos Deputados e posteriormente sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o quarto fuso foi excluído. Além disso, o estado do Pará não permaneceu mais dividido em dois horários, passando a estar totalmente integrado ao 2º fuso do país, três horas atrasado em relação a Greenwich.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mapa dos fusos horários do Brasil com as mudanças de 2008
Mapa dos fusos horários do Brasil com as mudanças de 2008

No entanto, essa foi uma proposta polêmica, principalmente em relação à população do Acre. Boa parte da população era favorável ao novo horário, principalmente porque, no horário de verão – que não é adotado na região –, a diferença de tempo em relação ao horário oficial de Brasília aumentava para três horas. Os que eram contrários à modificação argumentavam, entre outras coisas, que o tempo deveria seguir o ciclo natural do dia e não a questões políticas. A solução para o impasse: plebiscito, em 2010, para que a população escolhesse a melhor opção.

Após uma disputa ligeiramente apertada, com 56,8% da população do Acre e do oeste do Amazonas, houve o retorno do fuso horário antigo, duas horas atrasado em relação a Brasília. Por isso, o projeto de 2008 foi totalmente derrubado e retornou-se para as configurações de 1913, iguais às do primeiro mapa acima apresentado.

Mas... esqueceram-se de um detalhe: o oeste do Pará, também afetado com a mudança, não foi consultado em plebiscito! Ora, como poderia a população do Acre e do oeste do Amazonas decidir pela população do Pará? Por isso, a presidenta Dilma Rousseff vetou a alteração. Só em 2013 o projeto foi novamente enviado para a sua mesa, e apenas as áreas consultadas no plebiscito tiveram seus fusos alterados, permanecendo o estado do Pará totalmente integrado em um horário só.

Com isso, os fusos horários atuais do Brasil ficaram assim configurados:

Mapa dos fusos horários do Brasil nos dias atuais
Mapa dos fusos horários do Brasil nos dias atuais

É verdade que muitas pessoas estão insatisfeitas com essas mudanças, outras, nem tanto. De toda forma, o melhor, nesse momento, é deixar os parâmetros atuais por um tempo inalterados, a fim de evitar tantas confusões a respeito dos fusos horários no Brasil.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Como calcular fusos horários?
Aprenda a calcular fusos horários através de uma breve explicação e da resolução de alguns exemplos.
Fusos horários
Entenda o que são os fusos horários e saiba como calculá-los. Descubra também quais são os fusos horários presentes no Brasil.
Fusos horários
Os fatores que fazem o mundo possuir horários distintos.
Fusos horários no Brasil
Um texto atualizado sobre quantos e quais são os fusos horários no Brasil.
Horário de verão
Saiba o que é e para que serve o horário de verão. Veja como funciona, qual a sua origem e quando começou a ser utilizado no Brasil e em outros países.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Área de retângulo e quadrado" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Área de retângulo e quadrado
Nessa aula veremos a diferença entre retângulo e quadrado. Posteriormente, veremos como calcular a área do retângulo e a área do quadrado.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.