Whatsapp icon Whatsapp

Fusos horários

Os fusos horários são um sistema de divisão de faixas longitudinais que foi instituído com o objetivo de dividir a hora oficial das diferentes localidades do globo terrestre.
Mapa dos fusos horários do mundo.
Os fusos horários são um sistema que possibilita a organização dos horários do globo.

Os fusos horários são um sistema formado por faixas longitudinais, estabelecidas ao longo de toda a superfície terrestre, que possibilita a organização horária das diferentes localidades do globo. As faixas de fuso horário, o qual corresponde a uma hora, possuem 15° cada. Logo, o planeta, que tem 360°, apresenta 24 faixas de fuso horário, cada uma relativa a uma hora do dia civil.

O marco inicial do cálculo dos fusos horários no mundo é o Meridiano de Greenwich. Logo, a partir desse referencial, a hora global é calculada. O Brasil, por exemplo, possui quatro faixas horárias, ou seja, quatro fusos horários diferentes.

Saiba mais: Linha Internacional da Data — a linha imaginária que está localizada no antimeridiano de Greenwich

O que são fusos horários?

Os fusos horários são um sistema que demarca as horas oficiais das diferentes localidades do globo. Cada fuso horário é delimitado por meio de duas faixas longitudinais, nas quais há a ocorrência de uma hora específica, diferente das outras faixas.

Assim, os fusos horários foram estabelecidos conforme a divisão da esfera terrestre, que possui 360°, em faixas de 15° de longitude, sendo que cada faixa refere-se a um fuso horário. Sendo assim, a soma das faixas longitudinais relativas a todo fuso horário corresponde a 24 horas, ou seja, à duração do movimento de rotação terrestre e, consequentemente, de um dia civil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como se calcula o fuso horário?

O cálculo do fuso horário leva em consideração a divisão do planeta em 24 faixas longitudinais de 15° cada. Portanto, cada faixa corresponde a uma hora. Para operar o sistema de fusos horários em escala mundial, basta orientar-se pelas faixas de fusos horários estipuladas pela divisão da superfície terrestre realizada em graus e tendo em vista seu aspecto longitudinal.

O ponto de referência principal para o cálculo dos fusos horários é o Meridiano de Greenwich, considerado o marco inicial do sistema de coordenadas longitudinais, sendo a faixa correspondente à hora inicial do globo. As localidades situadas a leste do Meridiano de Greenwich têm o seu horário adiantado em relação ao marco inicial. Desse modo, é necessário somar uma hora a cada faixa longitudinal de 15° avançada.

Já os territórios localizados a oeste do Meridiano de Greenwich possuem o horário atrasado em relação ao meridiano principal. Por isso, é necessário subtrair uma hora a cada faixa longitudinal de 15° graus atrasada.

  • Exemplo:

Na cidade de Londres (UTC+0) são 21h, enquanto na cidade de São Paulo (UTC+3), localizada a oeste da capital britânica, são 18h. Qual é a diferença de horário entre ambas?

Resolução:

Para realizar o cálculo da diferença de horário entre as duas cidades, basta subtrair três horas do horário londrino, uma vez que a cidade de São Paulo está três fusos a oeste de Londres.

Fusos horários no Brasil

Mapa indicando os quatro fusos horários que existem no Brasil.
O Brasil possui quatro fusos horários. [1]

O Brasil, em razão da sua extensão longitudinal, possui quatro fusos horários. A divisão dos fusos horários que ocorrem no Brasil, sempre em relação ao meridiano de referência, está estabelecida atualmente da seguinte forma:

Leia também: As mudanças dos fusos horários no Brasil

Exercícios resolvidos sobre fusos horários

Questão 1

(Univiçosa 2015) O fuso horário é calculado de acordo com a posição de um país, tendo como referência o Meridiano de Greenwich, que é o marco inicial (0°). Conforme se deslocam para leste ou oeste de Greenwich, os fusos são alterados. Partindo do princípio de que a Terra gira de oeste para leste, os fusos a leste de Greenwich têm as horas adiantadas (+). Já os fusos situados a oeste têm as horas atrasadas (-) em relação à hora de Greenwich. A hora oficial de Brasília é -3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich, normalmente. Qual seria essa relação no horário de verão brasileiro se adiantássemos uma hora?

A) -4.

B) -2.

C) +3.

D) +2.

Resolução:

Alternativa B

O fuso horário de Brasília é de -3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich. Caso a hora local seja adiantada em uma hora, como já aconteceu em situações como o horário de verão, o fuso horário de Brasília seria adiantando um fuso em relação a Londres, ou seja, seria de -2 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

Questão 2

(UFMG 2008) Um projeto, já aprovado pelo Senado, reduz o número de fusos horários, adotados no Brasil, de quatro para três. Cogitou-se, inclusive, a adoção de um fuso único. Considerando-se as razões que justificam a existência desses fusos, bem como as implicações de possíveis modificações a serem feitas neles, é INCORRETO afirmar que

A) a adoção de fusos horários foi decidida por convenção internacional, com o objetivo de disciplinar o cumprimento de contratos financeiros e de trocas na economia mundo.

B) a extensão do território brasileiro, no sentido latitudinal, e as fortes variações sazonais da radiação solar forçam a adoção de fusos horários diferentes no país.

C) a proposta de adoção de um fuso único esbarra em questões ligadas à prática de atividades econômicas, ao consumo de energia e ao relógio biológico de parte da população.

D) o emprego de maior número de fusos no mesmo território nacional implica inconvenientes ao funcionamento dos sistemas financeiro, administrativo e de comunicações do país.

Resolução:

Alternativa B

O cálculo dos fusos horários não leva em conta a extensão latitudinal do território brasileiro, mas sim a sua extensão longitudinal. O sistema de fusos horários considera as faixas de longitude para o cálculo.

Crédito de imagem

[1] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (reprodução)

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

As mudanças dos fusos horários no Brasil
Afinal, como estão os fusos horários no Brasil atualmente? Como eram no passado? Entenda essa confusa questão aqui!
Coordenadas geográficas
Clique aqui e saiba o que são as coordenadas geográficas e quais são seus tipos. Entenda como as linhas imaginárias do planeta se relacionam com os seus cálculos.
Fusos horários no Brasil
Um texto atualizado sobre quantos e quais são os fusos horários no Brasil.
Horário de verão
Saiba o que é e para que serve o horário de verão. Veja como funciona, qual a sua origem e quando começou a ser utilizado no Brasil e em outros países.
Linha Internacional da Data
Você sabe a importância da Linha Internacional da Data? Entenda o funcionamento dessa linha imaginária que marca a passagem da data no planeta.
video icon
Escrito"O que são ventos alísios e contra-alísios?" sobre o mapa-múndi indicando os ventos alísios e contra-alísios.
Geografia
O que são ventos alísios e contra-alísios?
Assista à videoaula e entenda o mecanismo dos ventos alísios e contra-alísios. Saiba quais são os fatores que influenciam na ocorrência desses deslocamentos de ar e conheça seus efeitos.