Fusos horários

A hora marcada em nosso relógio não é a mesma hora de uma pessoa que mora no Japão. Enquanto que aqui no Brasil é dia, lá é noite, e vice-versa. Por que isso acontece? Essa diferença de hora está relacionada ao movimento de rotação da Terra e ao movimento aparente do sol.

No passado, antes do século XIX, as horas marcadas baseavam-se no movimento aparente do sol. Entretanto, o movimento de rotação da Terra não produz dias e noites iguais, e, por praticidade, adotou-se um tempo solar em que dia e noite tinham a mesma duração.

Mas essa praticidade durou somente até o século XIX, quando as pessoas começaram a deslocar-se de um lugar para o outro com mais intensidade. Dentro de um mesmo país, viram que existia uma diferença de hora de um lugar para outro, e isso causava grandes transtornos.

Para padronizar a hora internacional e sanar o problema, foi realizada a Conferência Internacional do Meridiano, no ano de 1884. Nesse evento, realizado em Washington (EUA), definiu-se um meridiano que seria o ponto zero, servindo de padrão para todas as nações mundiais, criando os fusos horários.

Assim, por votação, estabeleceu-se que o Meridiano Zero passaria no Observatório Astronômico de Greenwich, na Inglaterra, próximo a Londres. Isto é, o Meridiano de Greenwich passa a ser a referência da hora oficial mundial, a chamada hora GMT (Greenwich Mean Time).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir de então definiu-se os seguintes regulamentos:

  • A Terra possui 360° de esfera terrestre com o tempo de duração do movimento de rotação de 24 horas (valor arredondado). Logo, 360° ÷ 24h = 15º por hora. Portanto, a cada 15° no movimento de rotação tem-se uma hora.
  • O fuso horário referência, de Greenwich, tem a extensão de 7°30’ a leste e 7°30’ a oeste.
  • São, ao todo, 24 fusos horários. 12 ao Oeste e 12 ao Leste de Greenwich.
  • Para identificação da mudança dos fusos horários, adotou-se os sinais de “+ (mais)”, indicando as horas adiantadas, e “– (menos)“, indicando as horas atrasadas, sempre em relação a Greenwich.
  • Os fusos horários situados a Leste são adiantados em relação a Greenwich, enquanto que os fusos a Oeste estão atrasados. Isso acontece porque a Terra gira de Oeste para Leste, ou seja, o Sol “nasce” a Leste indo em direção ao Oeste.

Por vezes, alguns países são cortados por mais de um fuso horário, como é o caso Brasil. Por isso mesmo, muitos fizeram adaptações dos fusos oficiais aos limites jurídicos de seus territórios, a fim de não gerar transtornos econômicos e sociais.

Mapa que mostra os fusos horários nos países do globo terrestre
Mapa que mostra os fusos horários nos países do globo terrestre
Publicado por: Regis Rodrigues de Almeida
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

Assinale a alternativa que descreve corretamente a metodologia utilizada na elaboração dos fusos horários:

a) Divisão dos 360º da circunferência terrestre em 24 partes, cujos limites entre uma e outra são de 15º, o que equivale à uma hora do dia.

b) Divisão dos 180º da Terra em 12 partes, que se tornam dia conforme a presença da luz do sol e se tornam noite conforme a ausência desta.

c) Mapeamento do movimento de translação, que resulta na sucessão das horas, e registro do momento exato em que a luz solar incide sobre cada ponto da Terra.

d) Observação do movimento aparente do Sol que, por definição, nasce às 6h e se põe às 18h.

e) Criação de uma convenção em que se padronizou o horário mundial com base na hora legal da cidade de Nova York.

Questão 2

Terremoto de 6,9 graus abala leste do Japão

Um terremoto de 6,9 graus de magnitude abalou a costa leste do Japão nesta quarta-feira, sem provocar alerta de tsunami, anunciou a agência sismológica japonesa.

O tremor, às 9h19min no horário local, ocorreu a 400 km de profundidade no oceano Pacífico, a cerca de 600 km ao sul de Tóquio, onde os prédios balançaram.

(Jornal Zero Hora, 03/09/2013.)

Sabendo que a região afetada pelo terremoto citado na reportagem acima se situa na longitude de 135º Leste, podemos dizer que, no horário de Brasília (45º Oeste), o incidente ocorreu às:

a) 07h19min do dia seguinte

b) 19h19min do dia anterior

c) 09h19min do dia anterior

d) 06h19min do dia seguinte

e) 21h19min do dia anterior

Mais Questões
Assuntos relacionados
A emissão de gases é pauta nas discussões dos tratados internacionais
Tratados Internacionais sobre meio ambiente
Tratados Internacionais sobre o meio ambiente, O que são os Tratados Internacionais sobre o meio ambiente, Onde ocorrem os Tratados Internacionais sobre o meio ambiente, Em quais anos ocorrem os Tratados Internacionais sobre o meio ambiente, Qual a importância dos Tratados Internacionais sobre o meio ambiente.
Os fusos horários do Brasil passaram a ser quatro novamente a partir de 2013
Fusos horários no Brasil
Um texto atualizado sobre quantos e quais são os fusos horários no Brasil.
No horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora
Horário de verão
Entenda para que serve o horário de verão, por que ele é utilizado apenas em uma parte do ano, suas origens históricas e as opiniões contra e a favor desse sistema.
Afinal, quantos fusos horários possui o Brasil atualmente?
As mudanças dos fusos horários no Brasil
Afinal, como estão os fusos horários no Brasil atualmente? Como eram no passado? Entenda essa confusa questão aqui!