Whatsapp icon Whatsapp

Canal da Mancha

O Canal da Mancha é uma das mais importantes rotas marítimas do mundo. Ele faz a ligação entre duas potências econômicas e geopolíticas da Europa: França e Inglaterra.
Ilustração traz localização do Canal da Mancha e do Eurotúnel.
O Canal da Mancha separa França e Inglaterra e por ele passa o Eurotúnel.

O Canal da Mancha é um braço natural do oceano Atlântico localizado entre a França e as ilhas Britânicas. Ele possui cerca de 560 quilômetros de extensão e é uma das mais importantes rotas de comércio do mundo. A sua travessia é considerada bastante perigosa em razão das condições climáticas locais adversas. O Eurotúnel é um túnel ferroviário subterrâneo que corta esse canal.

Leia também: Canal de Suez — a principal rota comercial do mundo

Resumo sobre o Canal da Mancha

  • O Canal da Mancha é um braço de oceano que possui como principal característica a navegabilidade de suas águas.

  • Ele realiza a ligação por via marítima e ferroviária entre a França e a Inglaterra, com destaque para o translado entre Calais (França) e Dover (Inglaterra).

  • O Eurotúnel é um túnel ferroviário subterrâneo que permite a ligação por trem entre a Europa Ocidental e as ilhas Britânicas.

  • A importância do Canal da Mancha é resultado do acentuado comércio e transporte de pessoas, mercadorias e serviços realizados nas suas águas.

  • Sua travessia é feita principalmente por via marítima e por meio de barcos e navios.

  • As condições climáticas adversas são o principal perigo para realizar a travessia.

Quais as características do Canal da Mancha?

O Canal da Mancha é um braço natural do oceano Atlântico que separa o território da França e das ilhas Britânicas. Ele possui cerca de 560 quilômetros de extensão. Esse braço faz justamente a ligação entre o oceano Atlântico e o mar do Norte. O Canal da Mancha é uma das rotas comerciais mais importantes do planeta, com destaque para as cidades de Dover (Inglaterra) e Calais (França).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O túnel do Canal da Mancha

O túnel do Canal da Mancha, comumente chamado de Eurotúnel, é uma estrutura de engenharia finalizada em 1994 que faz a ligação ferroviária entre a França e a Inglaterra. Esse túnel ferroviário subterrâneo, que possui cerca de 50 quilômetros de extensão, realiza o transporte de passageiros e mercadorias, de forma rápida e dinâmica, entre a Europa Ocidental e as ilhas Britânicas.

Eurotúnel
A ligação ferroviária entre França e Inglaterra é realizada pelo Eurotúnel. [1]

Por que o Canal da Mancha é importante?

O Canal da Mancha é muito importante, pois é uma das rotas comerciais mais concorridas do globo, com elevado número de translados de carga. Portanto, ele é um dos pontos de referência em termos de comércio internacional, servindo como meio de passagem importante para as transações comerciais entre a Europa Ocidental e as ilhas Britânicas.

O referido canal também possui uma importância geoestratégica, já que funciona como uma barreira natural contra invasões; além de política, em razão da grande dinamicidade do fluxo de pessoas, mercadorias e serviços ao longo da sua área. A exploração ambiental e turística também tem crescido muito ao redor desse canal.

Embarcação fazendo travessia no Canal da Mancha
O Canal da Mancha é uma das principais rotas marítimas comerciais do mundo.

Travessia do Canal da Mancha

A travessia do Canal da Mancha é tradicionalmente realizada por meio marítimo, especialmente com o uso de navios e barcos, e também por meio ferroviário, em razão da construção do Eurotúnel, obra ferroviária subterrânea que permite a ligação entre as duas partes continentais do referido canal. Em seus pontos mais próximos, a travessia do canal pode ser realizada a nado, apesar dos perigos locais que envolvem condições climáticas adversas.

Migrantes chegam, no barco da Força de Fronteira, a Dover, Kent, Reino Unido. [2]
Migrantes chegam, no barco da Força de Fronteira, a Dover, Kent, Reino Unido. [2]

Perigos do Canal da Mancha

O Canal da Mancha é tradicionalmente apontado como uma rota marítima perigosa em razão do grande índice de acidentes ocorridos na região, com destaque para os naufrágios de navios de cargas e passageiros. O clima da zona geográfica do canal, considerado bastante adverso, é caracterizado pela frequente ocorrência de tempestades e pela acentuada nebulosidade, sendo sempre apontado como o principal elemento de risco para a travessia do canal.

Leia também: Estreito de Gibraltar — abertura natural que separa os continentes europeu e africano

Curiosidades sobre o Canal da Mancha

  • O ponto mais estreito do Canal da Mancha é o Estreito de Dover, que tem cerca de 33 quilômetros de extensão.

  • O nome “mancha” foi incorretamente traduzido para o português. A tradução correta seria “manga”.

  • O nome Canal da Manga é uma referência ao seu recorte geográfico, que lembra a manga de uma camisa.

  • O Canal da Mancha é considerado uma barreira natural de proteção para as ilhas Britânicas, no caso de invasões estrangeiras.

Créditos da imagem

[1] EQRoy / Shutterstock

[2] Edward Crawford / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Canal de Suez
Conheça a história do Canal de Suez e entenda a sua importância política e econômica. Veja também por que ele é o principal canal marítimo artificial do mundo.
Canal do Panamá
Clique aqui e conheça as principais características do canal do Panamá, hidrovia artificial que liga oceano Atlântico ao oceano Pacífico.
Estreito de Bering
Conheça a localização e as principais características do estreito de Bering, uma área marítima que separa a Ásia e a América do Norte.
Estreito de Gibraltar
Aprenda um pouco mais sobre o Estreito de Gibraltar, uma pequena porção que separa os continentes europeu e africano.
Eurotúnel
Eurotúnel, O que é o Eurotúnel, O Eurotúnel liga quais países, O comprimento do Eurotúnel, Quanto tempo foi necessário para concluir a obra do Eurotúnel, O custo da obra do Eurotúnel, A velocidade do Eurostar, O tempo gasto no percurso entre o Reino Unido e a França.
video icon
Professor ao lado do texto"Como fazer o detalhamento na proposta de intervenção da redação do Enem?"
Enem
Como fazer o detalhamento na proposta de intervenção da redação do Enem?
A proposta de intervenção na redação do Enem é composta por quatro elementos obrigatórios, sendo que, se houver mais de um problema na discussão do tema, é necessário fazer duas ou mais propostas contendo esses elementos. E o detalhamento? Como fazer o detalhamento da proposta de intervenção?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.