Whatsapp icon Whatsapp

Canal da Mancha

O Canal da Mancha é uma das mais importantes rotas marítimas do mundo. Ele faz a ligação entre duas potências econômicas e geopolíticas da Europa: França e Inglaterra.
Ilustração traz localização do Canal da Mancha e do Eurotúnel.
O Canal da Mancha separa França e Inglaterra e por ele passa o Eurotúnel.

O Canal da Mancha é um braço natural do oceano Atlântico localizado entre a França e as ilhas Britânicas. Ele possui cerca de 560 quilômetros de extensão e é uma das mais importantes rotas de comércio do mundo. A sua travessia é considerada bastante perigosa em razão das condições climáticas locais adversas. O Eurotúnel é um túnel ferroviário subterrâneo que corta esse canal.

Leia também: Canal de Suez — a principal rota comercial do mundo

Resumo sobre o Canal da Mancha

  • O Canal da Mancha é um braço de oceano que possui como principal característica a navegabilidade de suas águas.

  • Ele realiza a ligação por via marítima e ferroviária entre a França e a Inglaterra, com destaque para o translado entre Calais (França) e Dover (Inglaterra).

  • O Eurotúnel é um túnel ferroviário subterrâneo que permite a ligação por trem entre a Europa Ocidental e as ilhas Britânicas.

  • A importância do Canal da Mancha é resultado do acentuado comércio e transporte de pessoas, mercadorias e serviços realizados nas suas águas.

  • Sua travessia é feita principalmente por via marítima e por meio de barcos e navios.

  • As condições climáticas adversas são o principal perigo para realizar a travessia.

Quais as características do Canal da Mancha?

O Canal da Mancha é um braço natural do oceano Atlântico que separa o território da França e das ilhas Britânicas. Ele possui cerca de 560 quilômetros de extensão. Esse braço faz justamente a ligação entre o oceano Atlântico e o mar do Norte. O Canal da Mancha é uma das rotas comerciais mais importantes do planeta, com destaque para as cidades de Dover (Inglaterra) e Calais (França).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O túnel do Canal da Mancha

O túnel do Canal da Mancha, comumente chamado de Eurotúnel, é uma estrutura de engenharia finalizada em 1994 que faz a ligação ferroviária entre a França e a Inglaterra. Esse túnel ferroviário subterrâneo, que possui cerca de 50 quilômetros de extensão, realiza o transporte de passageiros e mercadorias, de forma rápida e dinâmica, entre a Europa Ocidental e as ilhas Britânicas.

Eurotúnel
A ligação ferroviária entre França e Inglaterra é realizada pelo Eurotúnel. [1]

Por que o Canal da Mancha é importante?

O Canal da Mancha é muito importante, pois é uma das rotas comerciais mais concorridas do globo, com elevado número de translados de carga. Portanto, ele é um dos pontos de referência em termos de comércio internacional, servindo como meio de passagem importante para as transações comerciais entre a Europa Ocidental e as ilhas Britânicas.

O referido canal também possui uma importância geoestratégica, já que funciona como uma barreira natural contra invasões; além de política, em razão da grande dinamicidade do fluxo de pessoas, mercadorias e serviços ao longo da sua área. A exploração ambiental e turística também tem crescido muito ao redor desse canal.

Embarcação fazendo travessia no Canal da Mancha
O Canal da Mancha é uma das principais rotas marítimas comerciais do mundo.

Travessia do Canal da Mancha

A travessia do Canal da Mancha é tradicionalmente realizada por meio marítimo, especialmente com o uso de navios e barcos, e também por meio ferroviário, em razão da construção do Eurotúnel, obra ferroviária subterrânea que permite a ligação entre as duas partes continentais do referido canal. Em seus pontos mais próximos, a travessia do canal pode ser realizada a nado, apesar dos perigos locais que envolvem condições climáticas adversas.

Migrantes chegam, no barco da Força de Fronteira, a Dover, Kent, Reino Unido. [2]
Migrantes chegam, no barco da Força de Fronteira, a Dover, Kent, Reino Unido. [2]

Perigos do Canal da Mancha

O Canal da Mancha é tradicionalmente apontado como uma rota marítima perigosa em razão do grande índice de acidentes ocorridos na região, com destaque para os naufrágios de navios de cargas e passageiros. O clima da zona geográfica do canal, considerado bastante adverso, é caracterizado pela frequente ocorrência de tempestades e pela acentuada nebulosidade, sendo sempre apontado como o principal elemento de risco para a travessia do canal.

Leia também: Estreito de Gibraltar — abertura natural que separa os continentes europeu e africano

Curiosidades sobre o Canal da Mancha

  • O ponto mais estreito do Canal da Mancha é o Estreito de Dover, que tem cerca de 33 quilômetros de extensão.

  • O nome “mancha” foi incorretamente traduzido para o português. A tradução correta seria “manga”.

  • O nome Canal da Manga é uma referência ao seu recorte geográfico, que lembra a manga de uma camisa.

  • O Canal da Mancha é considerado uma barreira natural de proteção para as ilhas Britânicas, no caso de invasões estrangeiras.

Créditos da imagem

[1] EQRoy / Shutterstock

[2] Edward Crawford / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Canal de Suez
Conheça a história do Canal de Suez e entenda a sua importância política e econômica. Veja também por que ele é o principal canal marítimo artificial do mundo.
Canal do Panamá
Clique aqui e conheça as principais características do canal do Panamá, hidrovia artificial que liga oceano Atlântico ao oceano Pacífico.
Estreito de Bering
Conheça a localização e as principais características do estreito de Bering, uma área marítima que separa a Ásia e a América do Norte.
Estreito de Gibraltar
Aprenda um pouco mais sobre o Estreito de Gibraltar, uma pequena porção que separa os continentes europeu e africano.
Eurotúnel
Eurotúnel, O que é o Eurotúnel, O Eurotúnel liga quais países, O comprimento do Eurotúnel, Quanto tempo foi necessário para concluir a obra do Eurotúnel, O custo da obra do Eurotúnel, A velocidade do Eurostar, O tempo gasto no percurso entre o Reino Unido e a França.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.