Whatsapp icon Whatsapp

Êxodo rural

O êxodo rural é um processo marcado pela saída da população do campo para a cidade. A busca por melhores condições de vida é uma das causas dessa movimentação populacional.
Vista aérea de uma região rural.
As dificuldades da vida no campo são impulsionadoras do êxodo rural.

O êxodo rural é o processo de saída da população do campo para a cidade. O fenômeno do êxodo rural é classificado como uma emigração interna, visto que corresponde à saída da população do seu território de origem para outras regiões do país.

Ele tem como causas importantes a modernização do campo, o processo de industrialização e a busca por melhores condições de vida. São consequências de destaque do êxodo rural o aumento dos problemas ambientais e sociais urbanos, o crescimento do mercado informal de serviços e a aceleração da urbanização.

Leia também: Fuga de cérebros — a saída de profissionais extremamente qualificados de determinados países

Resumo sobre êxodo rural

  • O êxodo rural é o termo demográfico que designa o movimento de saída da população do campo para a cidade.

  • A movimentação do campo para a cidade tem, tradicionalmente, causas ligadas à busca por melhores condições de emprego e renda.

  • A modernização do campo e a industrialização das cidades são causas importantes do êxodo rural.

  • O movimento de êxodo rural é caracterizado pela movimentação interna da população de uma zona rural para uma zona urbana.

  • O aumento dos problemas ambientais e sociais nos grandes centros urbanos são consequências do êxodo rural.

  • No Brasil, o fenômeno do êxodo rural ocorreu de forma intensa na segunda metade do século XX e contribuiu de forma decisiva para o crescimento da população urbana do país.

  • O Brasil tornou-se oficialmente um país urbanizado em 1970, principalmente em razão do crescimento acelerado das cidades.

Videoaula sobre êxodo rural

O que é êxodo rural?

O êxodo rural é um movimento migratório caracterizado pela saída da população da zona rural para a zona urbana, ou seja, do campo para a cidade. Em geral, esse processo migratório tem como motivações questões econômicas, como a busca por melhores condições de emprego e renda.

Causas do êxodo rural

O fenômeno do êxodo rural, recorrente ao longo do século XX em diferentes países do globo, reúne diversas causas, com destaque para as econômicas. As principais causas do êxodo rural são:

  • modernização das atividades agropecuárias, com destaque para a mecanização do campo;

  • implantação de novas técnicas de cultivos agropecuários geradas pela Revolução Verde;

  • acentuação da concentração fundiária presente nas zonas rurais de produção agropecuária;

  • aceleração do processo de industrialização nos principais centros urbanos e populacionais;

  • elevação da busca por melhores condições de emprego, renda e vida nas grandes cidades.

Vista aérea de campos agrícolas.
A concentração fundiária, muito presente no campo brasileiro, é uma das causas do êxodo rural.

Quais as características do êxodo rural?

A principal característica do movimento migratório interno do êxodo rural é o contexto socioeconômico desse fluxo, marcado pelas dificuldades enfrentadas pelos habitantes da zona rural, que buscam nas cidades melhores condições de emprego e renda.

Essa movimentação foi fundamental para o processo de crescimento da população dos centros urbanos e também para a aceleração de fenômenos espaciais importantes, como urbanização e industrialização.

O processo de êxodo rural é classificado como uma emigração interna, visto que trata-se de um movimento de saída, de uma região economicamente menos desfavorecida para uma região com melhores oportunidades econômicas e de vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Consequências do êxodo rural

O êxodo rural gerou profundas consequências, com destaque para o espaço geográfico das grandes cidades, assim como para fenômenos importantes como a urbanização e a industrialização. Os pontos a seguir destacam as principais consequências do fenômeno de êxodo rural:

  • expansão dos problemas sociais urbanos, como o aumento da vulnerabilidade social e da violência;

  • acentuação dos problemas ambientais urbanos derivados do crescimento acelerado das cidades;

  • aceleração da ocupação de zonas naturais instáveis por moradias irregulares como as favelas;

  • elevação do número de desempregados e/ou de trabalhadores alocados no mercado informal;

  • diminuição da qualidade de vida nas grandes cidades em razão de problemas ambientais e sociais.

Favela em Medellín, na Colômbia.
A favelização é um fenômeno urbano que tem como uma das suas explicações o êxodo rural.

Êxodo rural no Brasil

O processo de êxodo rural foi bastante intenso no Brasil, especialmente ao longo da segunda metade do século XX, em razão do crescimento do fenômeno de industrialização do país, que, por consequência, fomentou a urbanização do território brasileiro. Ademais, as questões rurais, como a modernização das atividades agropecuárias e a concentração fundiária das propriedades, também foram fundamentais para a expansão do processo de êxodo rural no Brasil.

Nesse contexto, o Brasil tornou-se oficialmente um país urbanizado em 1970, principalmente por causa do crescimento acelerado das cidades em razão do fluxo de população proveniente das áreas rurais. Esse processo de urbanização aconteceu de forma intensa e acelerada no Brasil, que, mediante a ausência de políticas de planejamento urbano, gerou inúmeros problemas ambientais e sociais. Atualmente, o fenômeno de êxodo rural ainda acontece no país, mas de forma bem menos acelerada que no século anterior.

Saiba mais: Causas e consequências da imigração haitiana no Brasil

Exercícios resolvidos sobre êxodo rural

Questão 1

(Famema) A concentração fundiária, a mecanização do campo e a facilidade de acesso aos serviços sociais nas cidades brasileiras explicam

A) a desmetropolização.

B) o êxodo urbano.

C) a transição demográfica.

D) o êxodo rural.

E) a conurbação.

Resolução:

Alternativa D

O êxodo rural é um fenômeno que tem causas diversas, como as questões econômicas e sociais, com destaque para as dificuldades de trabalho e renda no campo.

Questão 2

(IFTO) O processo de industrialização brasileira consolidou-se no país a partir da década de 1930. Podemos afirmar que foram consequências desse processo:

A) a quebra da bolsa de valores em Nova York.

B) a divisão da sociedade em proprietários e escravos.

C) o êxodo rural e o aumento da favelização.

D) a crescente produção das lavouras de café.

E) a estagnação do processo de urbanização.

Resolução:

Alternativa C

A industrialização brasileira resultou na atração de grandes fluxos de população das zonas rurais, chamada de êxodo rural, que, por consequência, ocasionou o crescimento acelerado das cidades, resultando em ocupações irregulares como as favelas.  

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A distribuição da população mundial
A distribuição da população mundial, Quais são os continente mais populosos do mundo, Quais são os países mais pobres do mundo, O número da população mundial.
As 20 cidades mais populosas do mundo
Saiba quais são as 20 cidades mais populosas do mundo. Veja ainda quais são as 5 cidades mais populosas do Brasil e a diferença entre populoso e povoado.
Desafios Demográficos do Século XXI
No início do século XXI, entre novos e velhos problemas, os desafios demográficos são colocados para a humanidade. Leia e entenda!
Diferença entre populoso e povoado
Saiba qual é a diferença entre os conceitos de populoso e povoado e entenda melhor a dinâmica das populações. Descubra também quais são os países mais populosos e os países mais povoados do mundo. Saiba ainda se o Brasil é populoso ou povoado. Leia o texto a seguir e entenda mais sobre esse assunto.
Emigração Brasileira
Emigração Brasileira, Os países que mais atraem brasileiros, Os brasiguaios, Os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos, O fluxo migratório para o Japão nos anos 80, As cidades americanas que mais recebem brasileiros.
Teorias demográficas
Acesse e saiba mais sobre as teorias demográficas. Veja o que defende cada uma delas e quais suas principais propostas. Entenda também o objetivo dessas teorias.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.