Efeitos do êxodo rural

Êxodo rural é o deslocamento ou migração de trabalhadores rurais que vão em direção aos centros urbanos. No Brasil, esse fenômeno populacional foi causado pelo crescimento da indústria e vida urbana, pois o processo de mecanização do campo tirou vários postos de trabalho. Todos esses trabalhadores tinham um sonho de melhorar de vida e até de enriquecer, no entanto, quase sempre essas perspectivas eram frustradas pela dura realidade.

O êxodo rural resulta em diversos problemas, no campo gera a diminuição da população rural no país, escassez de mão-de-obra e automaticamente diminui a produção de alimentos e matéria-prima, dessa forma força a inflação e há aumento no custo de vida.

Nas áreas urbanas o êxodo rural ocasiona muitos problemas de ordem estrutural e social, os principais são:

• Aumento do desemprego: como o crescimento da população é muito acelerado, o mercado de trabalho não consegue absorver todos os trabalhadores, além disso, a falta de qualificação profissional dificulta a colocação em uma função.

• Aumento do subemprego: em decorrência da falta de emprego e necessidade de ganhar o sustento, muitas pessoas se sujeitam a desempenhar atividades sem vínculos empregatícios para, pelo menos, conseguir adquirir sua alimentação.

• Crescimento de favelas: a baixa renda e a falta de emprego derivam um problema na configuração da paisagem das cidades, uma vez que não podendo comprar um imóvel digno para morar muitas pessoas ocupam áreas periféricas sem condições e, em vários casos, em áreas de risco, isso provoca a expansão de casas precárias e bairros marginalizados.

• Marginalização: a falta de oportunidades e de perspectivas proporciona o surgimento do crime e de atividades ilícitas, como a prostituição de adultos e crianças, tráfico de drogas, formação de quadrilhas, entre muitos outros conhecidos pela sociedade brasileira. Além do surgimento dos bóias-frias decorrente desse processo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Bairro como esse é resultado do êxodo rural ocorrido no Brasil.
Bairro como esse é resultado do êxodo rural ocorrido no Brasil.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Êxodo rural, modalidade de migração muito comum no Brasil
Migrações no Brasil
Os principais destinos dos fluxos migratórios no território brasileiro.
Imigrantes ilegais capturados na Itália
Migração Internacional
As causas e consequências dos fluxos migratórios internacionais.
Favela à frente com prédios ao fundo, na cidade de Belo Horizonte
Segregação Urbana
Conheça a definição de segregação urbana, seus principais aspectos e suas causas.
Industrialização e urbanização são fatores diretamente relacionados
Industrialização e urbanização
Você sabia que há uma ampla relação entre a industrialização e a urbanização? Entenda a influência entre a atividade industrial e a vida nas cidades.
A mecanização do campo provoca alterações em toda a composição do espaço geográfico
Efeitos da mecanização do campo
Entenda os principais efeitos da mecanização do campo e como as modificações técnicas no meio rural interferem em toda a dinâmica do espaço geográfico.
No meio rural de grandes propriedades no Brasil, a presença de trabalhadores é cada vez menor
Êxodo rural no Brasil
Entenda o que é o êxodo rural, quais são os seus efeitos no espaço geográfico do Brasil e as suas principais causas.
Muitas pessoas deixam suas residências antes do horário comercial para trabalhar e, no final do expediente, retornam para suas cidades*
Migração pendular
Clique aqui e saiba o que é migração pendular, fenômeno comum especialmente nas grandes cidades.
As pessoas migram pelos mais distintos motivos, seja pela existência de conflitos e guerras, seja pela expectativa de melhoria da qualidade de vida
Tipos de migração
Clique aqui e conheça os tipos de migração, fenômeno que se caracteriza pelo deslocamento de pessoas de um local para outro!
Fronteira entre Estados Unidos e México.
Emigração Brasileira
Emigração Brasileira, Os países que mais atraem brasileiros, Os brasiguaios, Os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos, O fluxo migratório para o Japão nos anos 80, As cidades americanas que mais recebem brasileiros.