Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. População
  5. Tipos de crescimento populacional

Tipos de crescimento populacional

Para uma melhor compreensão sobre a dinâmica das populações, foram elaborados conceitos para medir a forma como o número de habitantes aumenta no mundo e em locais específicos. Esse tipo de medição é importante para ajudar na elaboração de políticas habitacionais, bem como para traçar metas futuras de ações coletivas e individuais. Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto.

O crescimento populacional pode ser entendido de diferentes formas
O crescimento populacional pode ser entendido de diferentes formas

Para melhor compreender esses dois importantes termos, é importante revisarmos alguns conceitos básicos de demografia, como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e o saldo migratório.

Leia tambémPopulação absoluta e população relativa

Taxa de natalidade, de mortalidade e salgo migratório

Taxa de natalidade: é a relação matemática entre o número de nascimentos em um ano em relação ao total de habitantes de um determinado local. Essa relação é expressa para cada mil habitantes (‰ - por mil) e não inclui aqueles que já nascem mortos (natimortos).

Exemplo:

Em uma cidade, cuja população é de 20 mil pessoas, houve um registro de 150 nascidos vivos durante um ano. Qual é a taxa de natalidade?

Nascimentos anuais: 155 – População total: 20000

Taxa de natalidade (Tn) = nascimentos x 1000
                                        nº de habitantes

Tn = 155 x 1000
            20000

Tn = 7,75‰

Na cidade em questão, para cada 1000 pessoas, nasceram 7,75 crianças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Taxa de mortalidade: representa o número de falecimentos durante o período de um ano para cada mil habitantes. O cálculo é muito semelhante ao da taxa de natalidade. Veja:

Na mesma cidade do exemplo anterior, o número de falecimentos em um ano foi de 65 pessoas. Então, a taxa de mortalidade é:

Taxa de mortalidade (Tm) = 65 x 1000
                                           20000

Tm = 3,25‰

Nessa cidade, morreram 3,75 pessoas para cada mil habitantes.

Para saber mais sobre essas taxas, leia nosso texto específico: taxa de mortalidade e natalidade.

Saldo migratório: é o resultado do número de imigrantes (pessoas que chegam) menos o número de emigrantes (pessoas que saem).

Considerando a sequência dos exemplos anteriores, temos que na referida cidade houve uma saída de 500 pessoas e uma entrada de 1650 pessoas. Assim:

Saldo migratório (Sm) = imigrantes – emigrantes

Sm = 1650 – 500 → Sm = 1150

Portanto, nessa cidade, o saldo migratório foi positivo e totalizou 1150 habitantes.

Leia também: Tipos de migração

Crescimento vegetativo e absoluto

Agora que já sabemos os conceitos acima, podemos entender melhor o crescimento vegetativo e o crescimento absoluto.

O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem (%).

Com base na cidade acima mencionada, vamos calcular o crescimento populacional vegetativo e absoluto:

Crescimento vegetativo = Tn – Tm

CV = 7,75 – 3,75

CV = 4‰

Crescimento absoluto = nascimentos – mortes + saldo migratório x 100
                                                       População Total

CA = 155 -75 + 1150 x 100
                   20000

CA = 6,15 %

Portanto, a taxa de crescimento vegetativo dessa cidade foi de 4 por mil e o crescimento absoluto foi de 6,15% durante o período de um ano. 

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
As 20 cidades mais populosas do mundo
Saiba quais são as 20 cidades mais populosas do mundo. Veja ainda quais são as 5 cidades mais populosas do Brasil e a diferença entre populoso e povoado.
Compreender os conceitos demográficos é fundamental para entender as dinâmicas populacionais
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
Brasil, um país populoso.
Crescimento da população brasileira
Crescimento da população brasileira, As causas do Crescimento da população brasileira, O primeiro censo realizado no Brasil, As evoluções da população brasileira, O declínio do crescimento da população brasileira, As causas do declínio do crescimento da população brasileira.
A estimativa em relação ao número de habitantes para o ano 2050 é assustadora.
Crescimento da população mundial
Crescimento da população mundial, Como desenvolve o crescimento da população mundial, O crescimento da população mundial na história, A retrospectiva do crescimento da população mundial, As perspectivas de crescimento populacional de acordo com o relatório da ONU.
Quando a densidade demográfica de uma região é considerada alta, dizemos que esse local é densamente povoado *
Densidade demográfica
Você sabe o que é densidade demográfica? Saiba mais sobre esse conceito demográfico importante para estudos que envolvem a população.
O perfil etário dos países europeus indica um envelhecimento da população
Envelhecimento demográfico da Europa
Entenda o que é e quais sãos as causas do processo de envelhecimento demográfico da Europa, um desafio populacional e também econômico.
Envelhecimento populacional
Clique e veja quais fatores explicam o envelhecimento populacional mundial. Entenda quais são os impactos e consequências dessa realidade no Brasil e no mundo.
A explosão demográfica passou a ser observada a partir da década de 1950, quando países subdesenvolvidos, principalmente, passaram a apresentar cresci
Explosão demográfica
Saiba mais sobre explosão demográfica, que representa o crescimento acelerado da população. Compreenda também a dinâmica do crescimento populacional nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos e sua relação com fatos históricos, além de conceitos como transição demográfica e implosão demográfica.
Antigamente, no Brasil, as famílias tinham muitos filhos.
Natalidade no Brasil
Natalidade no Brasil, Quando houve maior crescimento populacional no Brasil, A queda na Natalidade no Brasil, Os fatores da Natalidade no Brasil, As transformações ocorridas na Natalidade no Brasil.
População Mundial
Entenda mais sobre alguns aspectos da população mundial, como o seu crescimento e distribuição. Leia ainda a respeito das populações do Brasil e da China.
As taxas de natalidade e de mortalidade representam a dinâmica da população mundial.
Taxa de natalidade e taxa de mortalidade
Saiba mais sobre taxa de natalidade e taxa de mortalidade. O texto a seguir irá auxiliá-lo na compreensão desses indicadores de desenvolvimento humano e mostrará como são calculados. Além disso, será evidenciada a importância dessas taxas para a análise do crescimento populacional e da qualidade de vida.
As variações demográficas passaram a ser mais bem compreendidas com a teoria da transição demográfica
Transição Demográfica
Entenda o que é, como funciona e quais são as características e estágios da transição demográfica.