As 20 cidades mais populosas do mundo

 As 20 cidades mais populosas do mundo são aquelas que apresentam o maior número absoluto de habitantes quando comparadas às demais cidades do globo. Desse modo, são corretamente chamadas de populosas. O termo populoso difere do termo povoado, já que o primeiro é sinônimo de população absoluta, e o segundo, de população relativa. Além disso, essas cidades se enquadram no conceito de megacidades, ou seja, agrupamentos urbanos com mais de 10 milhões de habitantes. A maior partes dessas grandes cidades está localizada na Ásia.

No contexto brasileiro, as cinco cidades mais populosas do Brasil estão localizadas nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Esses agrupamentos urbanos são formados por populações com mais de dois milhões de habitantes. Em contraponto, o Brasil apresenta cidades com populações absolutas muito pequenas, com poucas centenas de habitantes. Esse cenário não é diferente de outros países, como a Croácia, que possui a cidade menos populosa do globo.

Leia também: 10 países mais pobres do mundo

Lista das 20 cidades mais populosas do mundo

Cidade

País

População

Tóquio

Japão

37.843.000 habitantes

Jacarta

Indonésia

30.539.000 habitantes

Deli

Índia

24.998.000 habitantes

Manila

Filipinas

24.123.000 habitantes

Seul

Coreia do Sul

23.480.000 habitantes

Xangai

China

23.416.000 habitantes

Carachi

Paquistão

22.123.000 habitantes

Pequim

China

21.009.000 habitantes

Nova Iorque

Estados Unidos

20.630.000 habitantes

Guangzhou

China

20.597.000 habitantes

São Paulo

Brasil

20.365,000 habitantes

Cidade do México

México

20.063.000 habitantes

Mumbai

Índia

17.712.000 habitantes

Osaka

Japão

17.444.000 habitantes

Moscou

Rússia

16.170.000 habitantes

Dhaca

Bangladesh

15.669.000 habitantes

Cairo

Egito

15.600.000 habitantes

Los Angeles

Estados Unidos

15.058.000 habitantes

Bangkok

Tailândia

14.998.000 habitantes

Calcutá

Índia

14.667.000 habitantes

Fonte: Wordometers.

As 20 cidades mais populosas do mundo, ou seja, as cidades que possuem o maior número absoluto de habitantes, estão localizadas em quatro continentes do globo (América, África, Ásia e Europa), mas a maioria concentra-se na Ásia, continente mais populoso do globo e que possui a maior concentração de megacidades.

O levantamento acima, realizado por meio dos levantamentos demográficos locais, utiliza como metodologia a contagem populacional do município, assim como da sua área metropolitana, em razão da alta integração urbana nessas regiões. A totalidade das cidades apresentadas na tabela são megacidades, cujas populações superam os 10 milhões de habitantes, sendo a maior delas a cidade de Tóquio, localizada no Japão, no continente asiático, que possui cerca de 37.843.000 habitantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cidade menos populosa do mundo

A cidade menos populosa do mundo, inclusive reconhecida pelo chamado “Guinness – Livro dos Recordes”, é a cidade de Hum, localizada na Croácia, país da Europa. Segundo levantamentos populacionais locais, a cidade possui cerca de 25 habitantes.

Porém, a pequena cidade apresenta uma grande importância histórica para os croatas, tendo sido fundada no século XI por meio da construção de um castelo medieval protegido por grandes muralhas.

A cidade de Hum, considerada a cidade menos populosa do mundo, está localizada na Croácia e é formada por um castelo e um conjunto de fortificações.
A cidade de Hum, considerada a cidade menos populosa do mundo, está localizada na Croácia e é formada por um castelo e um conjunto de fortificações.

Lista das 5 cidades mais populosas do Brasil

De acordo com as estimativas populacionais publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, as cinco cidades mais populosas do Brasil estão distribuídas em diferentes estados da federação. O levantamento do IBGE é realizado com base na população absoluta do município em questão, ou seja, não considera os contingentes populacionais de suas áreas metropolitanas. As duas primeiras da lista, São Paulo e Rio de Janeiro, estão situadas nos estados de mesmo nome, na região Sudeste do Brasil.

Já a terceira colocada, Brasília, está localizada na região Centro-Oeste e possui como principal função urbana a sede do governo federal do Brasil. A lista é completada por duas importantes cidades do Nordeste brasileiro: Salvador, capital da Bahia; e Fortaleza, capital do Ceará.

Cidade

Estado

População

São Paulo

São Paulo

12.325.232 habitantes

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

6.747.815 habitantes

Brasília

Distrito Federal

3.055.149 habitantes

Salvador

Bahia

2.886.698 habitantes

Fortaleza

Ceará

2.686.612 habitantes

Cidade menos populosa do Brasil

A cidade menos populosa do Brasil é Serra da Saudade, localizada em Minas Gerais, na região Sudeste do país. A pequena Serra da Saudade possui cerca de 776 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2020. Além da cidade minera, a cidade de Borá (São Paulo), com 838 habitantes, e Araguainha (Mato Grosso), com 946 habitantes, também possuem destaque nacional devido ao pequeno número de habitantes.

Veja também: Os 20 maiores países do mundo 

Diferença entre populoso e povoado

A cidade de Tóquio, capital do Japão, é o maior agrupamento humano do planeta, com mais de 37 milhões de habitantes.
A cidade de Tóquio, capital do Japão, é o maior agrupamento humano do planeta, com mais de 37 milhões de habitantes.

Os termos populoso e povoado são muito utilizados nos estudos de geografia da população. Eles possuem significados distintos e são aplicados de maneira diferenciada conforme o objetivo de cada estudo populacional. No caso do termo populoso, ele se refere ao número total de habitantes de uma cidade, estado ou país. Desse modo, ele deve ser empregado como sinônimo de população absoluta, ou seja, o número total de habitantes. A cidade mais populosa do mundo, aquela que possui a maior população absoluta, é Tóquio (Japão), com cerca de 37.843.000 milhões de habitantes.

Já o termo povoado refere-se ao número total de habitantes em relação à área ocupada por essa população. Portanto, povoado corresponde a população relativa, ou seja, ao número total de habitantes dividido pela área de um país, estado ou região. A população relativa pode ser chamada ainda de densidade demográfica. A unidade de referência da população relativa é o habitante por quilômetro quadrado (hab./km2). 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Uma cena da fome
A Fome no Mundo Atual
A Fome no Mundo Atual, O que é fome, Onde se encontra os principais focos de fome no mundo, As causas da fome no fome, A globalização e a fome, As conseqüências da fome no mundo, A fome na África.
Grande parte dos pobres são negros
O negro e a pobreza
O negro e a pobreza, O negro e a pobreza e herança histórica, O negro e a pobreza é fruto da escravidão, O negro e a pobreza e os baixos salários, O negro e a pobreza e baixa qualificação, O negro e a pobreza e o analfabetismo.
Os novos tipos de racismo
O neorracismo
O neorracismo, O que é racismo, Como surgiu o racismo, O novo tipo de racismo, Os problemas no mundo por causa do racismo, As conseqüências do racismo, Racismo moral, Racismo racial.
Crianças realizando trabalho de adultos
O trabalho infantil
O trabalho infantil, O que é trabalho infantil, Como ocorre o trabalho infantil, Por que ocorre o trabalho infantil, Onde ocorre o trabalho infantil, O trabalho infantil e a escola.
Os 10 países mais pobres do mundo
Clique e veja o conceito de pobreza na atualidade e quais são os critérios utilizados pelos órgãos internacionais para medir-se o índice de pobreza dos países.
Os 20 maiores países do mundo
Conheça quais são os 20 países mais extensos do globo. Saiba também quais são os países com a maior população absoluta do planeta.
Mônaco: segundo menor país do mundo
Os menores países do mundo
Conheça os países que apresentam as menores extensões territoriais.
China: país mais populoso do mundo
Países mais habitados do mundo
As nações que possuem as maiores concentrações populacionais do planeta.
Mônaco: sexto país menos habitado do mundo
Países menos habitados do mundo
Nações que apresentam pequeno número de habitantes.
A corrupção é um problema que afeta todos os países, principalmente os subdesenvolvidos
Quais são os países mais corruptos?
Descubra quais são os países mais corruptos do mundo, como esse dado é medido e qual é a posição do Brasil nesse ranking.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
video icon
Português
Variações linguísticas no Enem
Considerando a dinamicidade da língua portuguesa, não se pode negar a importância do estudo das variedades linguísticas, um tema recorrentemente cobrado no Enem. Nesta videoaula, analisaremos, na prática, como são apresentadas as questões sobre esse conteúdo. Confira!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?