Whatsapp icon Whatsapp

Espaço geográfico

Espaço geográfico é um dos principais conceitos utilizados na Geografia. Ele é entendido como toda porção espacial modificada por meio da ação humana.
Vista de cima de um cruzamento urbano com carros passando
O espaço geográfico é transformado pela ação humana.

O espaço geográfico é o principal conceito da ciência geográfica. Em estudos geográficos diversos, tal conceito está ligado à ideia de transformação via ação antrópica. Ele é formado pela sociedade e pela natureza por meio de uma relação intrínseca. A relação sociedade e natureza tem como produto justamente a formação de um espaço geográfico.

Um dos principais pesquisadores do conceito de espaço na Geografia foi o geógrafo Milton Santos. Um exemplo clássico de espaço geográfico são as cidades. Em nível mundial, e por consequência também no brasileiro, o espaço geográfico é marcado pela artificialização dos seus objetos.

Leia mais: Conceitos da Geografia — importantes instrumentos de análise do espaço geográfico

Resumo sobre espaço geográfico

  • É um conceito amplo e diverso que contempla a ideia de transformação do espaço por meio das atividades humanas.

  • Um dos expoentes na pesquisa desse conceito foi o geógrafo Milton Santos, com seus estudos sobre a relação entre sociedade e natureza.

  • A sociedade e a natureza são os dois elementos que formam o espaço geográfico com base em uma relação indissociável.

  • São exemplos de espaços geográficos as porções terrestres transformadas pela ação humana ao longo do tempo.

  • O espaço geográfico mundial é marcado atualmente pelo fenômeno da globalização, que provocou uma grande transformação do meio natural.

  • O espaço geográfico brasileiro vem sofrendo profundas transformações ao longo do tempo em razão das diversas atividades produtivas.

Videoaula sobre espaço geográfico

O que é espaço geográfico

O espaço geográfico é o espaço humanizado, ou seja, que foi transformado pela ação humana. Portanto, ele tem como elemento básico a ação antrópica, que atua de forma ativa nos diferentes objetos espaciais. A transformação do espaço natural em espaço humanizado dá-se principalmente pelo desenvolvimento das atividades produtivas.

É importante destacar que essa conceituação possui especificidades importantes, conforme a análise de cada corrente epistemológica da ciência geográfica. O conceito de espaço geográfico é a base dos estudos da Geografia. Sendo assim, o seu entendimento é fundamental para a aplicação em conceitos mais operacionais, com paisagem e região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de espaço geográfico

Os exemplos de espaço geográfico envolvem qualquer porção da superfície terrestre transformada por meio da ação humana. Sendo assim, paisagens tipicamente humanas, como uma cidade, e até mesmo paisagens com a presença de elementos naturais, como uma plantação, são exemplos de espaço geográfico.

Vista aberta de uma plantação
As áreas agrícolas são um exemplo de espaço geográfico.

Quais são os elementos que formam o espaço geográfico?

A formação do espaço geográfico dá-se mediante a relação entre a sociedade e a natureza. Nesse sentido, os aspectos humanos e naturais representam o conjunto de elementos que formam o espaço geográfico. A interação entre os elementos sociedade e natureza produz um espaço tipicamente geográfico, ou seja, modificado por meio da ação antrópica.

Leia mais: Desenvolvimento sustentável — exprime a relação entre crescimento econômico, conservação ambiental e preocupação social

O conceito de espaço geográfico, conforme Milton Santos

O geógrafo Milton Santos (1926-2001) é considerado um dos principais pesquisadores do conceito de espaço geográfico em nível nacional. O pesquisador brasileiro trabalhou uma das definições de espaço geográfico mais aceitas pela comunidade acadêmica por meio de uma análise baseada na geografia crítica. A definição de espaço geográfico perpassa, para Milton Santos, uma relação indissociável entre ações e objetos.

Portanto, o espaço geográfico é formado pelo conjunto de ações e objetos dispostos pela ação humana no meio. Nesse contexto, o referido pesquisador destacou que à medida que há um aumento da intervenção do homem no meio, há um número cada vez maior de objetos artificias no espaço. O conceito de espaço geográfico adotado por Santos é muito utilizado em diversos níveis da educação geográfica brasileira.

O espaço geográfico mundial

O espaço geográfico mundial é caracterizado pela intensa troca de fluxos comerciais e humanos ao redor do mundo, e pela expansão da ação humana, comumente relacionada ao desenvolvimento das diversas atividades produtivas. A formação do espaço geográfico mundial, inclusive, seguiu uma lógica baseada no desenvolvimento das atividades econômicas. A industrialização e a urbanização, por exemplo, foram fenômenos que contribuíram diretamente para a formação do espaço geográfico mundial atual.

Com base em uma análise da espacialidade mundial, em diferentes escalas, infere-se que cada vez mais há uma predominância dos aspectos artificiais no meio. A transformação da paisagem natural em humanizada, por exemplo, é cada vez mais dinâmica. Atualmente, os espaços totalmente naturais no globo estão cada vez mais escassos. Tais cenários têm como um dos disparadores o atual processo de globalização, que, por meio do desenvolvimento dos transportes e das comunicações, intensificou ainda mais a transformação do espaço mundial.

Vista aérea de área urbana repleta de prédios
A predominância de elementos artificiais é uma característica do espaço geográfico atual.

O espaço geográfico brasileiro

O espaço geográfico mundial, desde a sua formação até a sua consolidação, também pode ser entendido considerando o desenvolvimento das atividades produtivas. A ocupação do território brasileiro pelos colonizadores propiciou o desenvolvimento de diversos ciclos econômicos, como do ouro, da borracha, do café, entre outros, que contribuíram diretamente para a modificação do espaço. Tais transformações continuam na atualidade, com outros elementos disparadores, especialmente a expansão da fronteira agrícola nacional.

A espacialidade brasileira está muito voltada aos aspectos históricos e econômicos que forjaram a construção da identidade do país ao longo dos anos. Nesse tempo, por exemplo, houve uma intensa interiorização da população, modificando a paisagem natural local. Não obstante, os fenômenos da urbanização e da industrialização também são fundamentais para entender o espaço geográfico brasileiro, especialmente em sua região concentrada. Ademais, o espaço geográfico brasileiro é caracterizado pela sua grande desigualdade social.

Leia mais: Enchentes — fenômenos naturais e influenciados pela ação antrópica no espaço geográfico

Exercícios resolvidos sobre espaço geográfico

Questão 1

(IF-TO) A Geografia é, atualmente, uma ciência que tem grande diversidade interna, uma vez que procura conhecer, compreender e explicar as complexidades relativas ao espaço geográfico. Como ciência organizada, a Geografia tem algumas categorias para estudar, compreender e analisar o mundo. A respeito das categorias da Geografia, é correto afirmar que:

a) paisagem pode ser entendida apenas como o espaço natural que não houve interferência humana.

b) região refere-se apenas à Unidade de Federação.

c) espaço geográfico é caracterizado por sua constante transformação por meio das atividades humanas.

d) lugar é apenas simbólico, não possui relação global.

e) território é entendido como espaço inapropriado para moradia.

Resolução: alternativa C. O espaço geográfico tem como concepção-chave a ideia de transformação. Esse conceito refere-se justamente à ação de transformação do espaço, modificado pela ação antrópica, formando o espaço geográfico ou modificado.

Questão 2

(IF-PE 2018) O espaço geográfico nada mais é que o produto das relações sociedade/natureza e sociedade/sociedade ao longo do processo histórico e de acordo com os interesses de determinados grupos sociais. Isso explica o seu caráter dinâmico e as diferentes feições adquiridas pela paisagem em diferentes recortes temporais. Considerando o espaço como produto histórico e social, é CORRETO afirmar que

a) o espaço geográfico está em permanente transformação, já que a sociedade também se modifica continuamente, adquirindo cada vez mais capacidade de interferência no meio.

b) a produção do espaço geográfico, por meio das relações sociais, traduz o pensamento determinista de Ratzel, no século XIX, para quem essas relações são condicionantes das transformações espaciais.

c) o espaço geográfico é produzido, predominantemente, das relações estabelecidas pelos grupos sociais excluídos da estruturação imposta pelo capitalismo.

d) a lógica de organização do espaço geográfico nem sempre acompanha as transformações sociais, pois, na maioria das vezes, os processos naturais são determinantes.

e) o espaço geográfico guarda em si marcas do passado, o que limita a sua capacidade de se moldar às transformações pelas quais passa a sociedade que nele vive.

Resolução: alternativa A. A partir do adventos de novas tecnologias, houve uma intensificação da transformação do espaço por meio da consolidação de novos objetos artificias. O conceito de espaço geográfico exprime justamente essa ideia de modificação do meio.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O saber geográfico articula-se a partir de conceitos e categorias básicos sobre o espaço geográfico
Categorias ou conceitos da Geografia
Entenda os conceitos e categorias da Geografia e aprofunde seus conhecimentos sobre lugar, paisagem, região e território.
Há milhões de desempregados no Brasil e no mundo.
Como sobreviver no mercado de trabalho
A difícil tarefa de manter um emprego em um mercado cada vez mais competitivo.
O jogo de Xadrez pode ser visto como uma metáfora da disputa pelo território
Conceito de Território
O conceito de território, suas abordagens e tipologias.
A paisagem carrega consigo os elementos perceptíveis do espaço
Conceito de paisagem
Entenda o conceito de paisagem e as suas aplicações, características e principais componentes.
Continentes terrestres
Continentes
Aspectos geográficos dos continentes.
A mecanização do campo provoca alterações em toda a composição do espaço geográfico
Efeitos da mecanização do campo
Entenda os principais efeitos da mecanização do campo e como as modificações técnicas no meio rural interferem em toda a dinâmica do espaço geográfico.
Uma boa infra-estrutura garante a circulação de bens e serviços.
Localização industrial
Localização industrial, Os fatores que favorecem a Localização industrial, O capital e a localização industrial, A energia e a Localização industrial, Matéria-prima e a Localização industrial, Mercado consumidor e a Localização industrial, Meio de transporte e a Localização industrial.
Uma rua, por exemplo, pode ser uma expressão do lugar no espaço geográfico
O conceito de lugar para a Geografia
Confira o conceito de lugar para a Geografia e entenda a importância desse termo para diversos estudos referentes à sociedade e aos grupos humanos.
As cidades são um exemplo de paisagem cultural.
Paisagem cultural
Saiba mais sobre o conceito de paisagem cultural. Entenda a diferença entre a paisagem cultural e a natural. Veja exemplos de elementos culturais da paisagem.
As paisagens naturais são formadas por elementos físicos do espaço geográfico.
Paisagem natural
Saiba mais sobre o conceito de paisagem natural. Entenda a diferença entre paisagem natural e cultural. Veja exemplos de paisagens naturais presentes no mundo.
O processo de globalização tem contribuído para o aumento das desigualdades sociais.
Reflexos da globalização no mundo
Como esse processo tem interferido na vida das pessoas?
Regionalização do mundo
Clique aqui e veja o que é regionalizar o espaço, quais características podem ser relevantes para a criação de uma região. Entenda para que serve uma região no mundo.
As sociedades constroem-se a partir da transformação da natureza
Sociedade e Natureza
Entenda a relação entre sociedade e natureza, que gera a construção e transformação do espaço geográfico.
Turismo
O que é turismo e como ele se classifica? Clique aqui e saiba mais sobre as atividades turísticas no Brasil e no mundo. Entenda como a pandemia afetou esse setor.
video icon
Biologia
Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que é transmitido pela picada de mosquitos. É possível que a febre amarela se manifeste de forma assintomática, mas ela pode rapidamente evoluir e levar a pessoa à morte. Felizmente, já existe uma vacina contra a febre amarela, mas o avanço do desmatamento e o crescimento desordenado das cidades vêm causando novos surtos epidêmicos no Brasil.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.