Whatsapp icon Whatsapp

Industrialização

Industrialização é um processo marcado pela expansão das unidades industriais no espaço geográfico. A Primeira Revolução Industrial marcou o início desse processo.
Máquina de fabricação de papel
As indústrias são muito importantes para a economia de país.

A industrialização é um processo desencadeado pelo desenvolvimento de indústrias em um determinado espaço geográfico. Tal processo foi iniciado na Inglaterra, no século XVIII, por meio da Primeira Revolução Industrial. A partir de então, a indústria mundial modernizou-se bastante, especialmente por meio do advento de novas tecnologias de produção industrial.

A indústria global atual é marcada pelo intenso uso de tecnologias e pela implantação de ferramentas robotizadas de produção. O espaço industrial global é classificado, mediante as características da sua industrialização, em: clássico, planificado e tardio. O Brasil é um país de industrialização tardia e passa atualmente por um forte processo de desindustrialização. O desenvolvimento da industrialização gera diversas consequências para o espaço geográfico, como o elevado impacto ambiental.

Leia mais: Industrialização em países subdesenvolvidos

Resumo sobre industrialização

  • A industrialização é um processo marcado pela expansão das unidades industriais no espaço geográfico.

  • Seus tipos estão reunidos, conforme as suas características, em clássico, planificado e tardio.

  • No Brasil ocorreu de forma tardia. Atualmente, o país passa por um processo de perda de empregos e renda mediante o aumento da desindustrialização.

  • A história da industrialização mundial envolveu diversas mudanças da estrutura econômica, política e cultural das sociedades.

  • A humanidade passou por três grandes Revoluções Industriais. A atual é marcada pelo intenso uso de tecnologias.

  • A industrialização promove grandes impactos no espaço geográfico, como a elevada degradação ambiental.

O que é a industrialização?

A industrialização designa o conjunto de transformações advindas do processo de criação de indústrias. Tal processo foi fruto da mudança de uma lógica predominantemente rural, voltada para as atividades primárias, para o desenvolvimento de um setor econômico baseado na produção de bens manufaturados.

A industrialização é um processo heterogêneo cuja origem ocorreu na Inglaterra por meio da Primeira Revolução Industrial, mas que se dissipou pelo espaço geográfico mediante condicionantes diversos. A industrialização envolve questões econômicas, mas também políticas, sociais e ambientais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais os tipos de industrialização?

A industrialização é um processo bastante heterogêneo que implica diversas especificidades, assim como condicionantes históricos, geográficos, econômicos, políticos e sociais. Sendo assim, as formas de industrialização que ocorreram no espaço geográfico mundial são agrupadas da seguinte maneira:

  • Industrialização clássica: é o tipo ligado aos países desenvolvidos. Foi iniciada por meio do desenvolvimento de indústrias tradicionais a partir do da Primeira Revolução Industrial e tem uma continuidade baseada na modernização do espaço industrial por meio de indústrias de alta tecnologia. São países de industrialização clássica: Inglaterra, Estados Unidos e França.

  • Industrialização planificada: ocorreu por meio da forte atuação estatal no controle da economia. Sendo assim, está intimamente ligada aos países que adotam uma visão econômica socialista. Tem como marca a criação de indústrias estatais que proveem grande parte das necessidades da população. São países de industrialização planificada: Rússia, China e Cuba.

  • Industrialização tardia: está atrelada ao países ditos subdesenvolvidos, que entraram tardiamente no processo de industrialização mundial. A atividade agropecuária predominante nesses países retardou o desenvolvimento de uma indústria local. Ademais, tal cenário resultou em grande dependência dos países de industrialização clássica, nos campos econômico, financeiro e tecnológico.

Vista de fábrica do polo industrial da cidade de Camacari, na Bahia
O Brasil é um país de industrialização tardia.

Caso tenha maior interesse sobre o tema deste tópico, leia: Tipos de industrialização.

Industrialização no Brasil

A industrialização no Brasil ocorreu de forma tardia por meio da política de substituição das importações no contexto de ocorrência da Primeira Guerra Mundial. Os capitais oriundos de cultivos agrícolas, com destaque para o café, foram primordiais para o desenvolvimento da indústria brasileira.

Para além da ação privada, foi fundamental a atuação estatal, como ocorreu nos governos de Getúlio Vargas (1882-1954) e Juscelino Kubitschek (1902-1976). Tais mandatos ficaram marcados pelo desenvolvimento de grandes políticas industriais.

Já o Período Militar ficou caracterizado pelo alto nível de endividamento do país mediante a construção de infraestruturas diversas. A redemocratização brasileira, por meio da ação de governos liberais, marcou a privatização de setores industriais no país.

Em tempos mais atuais, a industrialização brasileira apresentou grande crescimento por meio da alta do consumo e do processo de desconcentração industrial. Já nos últimos anos, o Brasil passa por um período de desindustrialização, com grande perda de emprego e renda.

  • Videoaula sobre industrialização no Brasil

História da industrialização

A história da industrialização mundial está intimamente ligada às Revoluções Industriais, que contribuíram de maneira significativa para a transformação do espaço industrial mediante o desenvolvimento de técnicas de produção manufatureira. Assim, essa história representa a mudança de uma fase artesanal para uma fase manufatureira, quando houve o início do trabalho com máquinas e equipamentos, em substituição da mão de obra braçal.

Já com o advento de novas tecnologias, a industrialização avançou para uma fase de maquinofatura, quando passou a predominar o papel de instrumentos diversos, com os robôs como protagonistas das linhas de produção. Essa fase, assim como a modernização do setor industrial como um todo, indicou um período histórico pós-industrial, quando houve um protagonismo maior do setor terciário e uma diminuição do papel da indústria na sociedade.

Leia mais: Revolução industrial e o início do capitalismo

Revoluções industriais

  • Primeira Revolução Industrial: iniciou-se, no século XVIII, por meio do pioneirismo da Inglaterra no desenvolvimento das primeiras indústrias. Seu marco foi a transformação de um sistema econômico antes feudalista para a lógica capitalista de produção global. O principal elemento desse período foi o início do uso de maquinário, como a máquina a vapor, para a fabricação de bens manufaturados, com destaque para a indústria têxtil.

  • Segunda Revolução Industrial: ocorreu do fim do século XIX até a metade do século XX. Foi marcada pelo desenvolvimento de novas formas de produção que propiciaram a modernização das atividades industriais. Ademais, nesse momento, a indústria expandiu-se para outros países, com destaque para a Europa Ocidental e os Estados Unidos. Seu principal símbolo foi o uso de fontes de energia como a eletricidade e o petróleo.

  • Terceira Revolução Industrial: a metade do século XX correspondeu ao conjunto de inovações de produção e consumo que originaram a Terceira Revolução Industrial. Essa fase teve como elemento-chave o desenvolvimento de tecnologias de produção, especialmente do ponto de vista tecnológico, marcado pela ascensão de tecnologias inovadoras diversas. O trabalho industrial nesse período requereu um trabalhador altamente qualificado e muito bem capacitado.

Impactos da industrialização

A industrialização é um processo de diversas facetas, logo, possui pontos positivos e negativos, frutos da sua caracterização e operacionalização enquanto atividade econômica de suma importância para o desenvolvimento das sociedades. Sendo assim, destacam-se:

  • Pontos positivos: a oferta de emprego e renda para a população; o desenvolvimento de novas tecnologias; a disponibilidade de uma grande variedade de produtos e o grande recolhimento de impostos.

  • Pontos negativos: o elevado impacto ambiental; a ocorrência de desemprego estrutural; e a precarização do trabalho.

Vista de indústria com suas chaminés expelindo grande quantidade de fumaça
O aumento da poluição atmosférica é um impacto da industrialização.

Leia mais: Problemas ambientais urbanos

Exercícios resolvidos sobre industrialização

Questão 1

(Enem) Em virtude da importância dos grandes volumes de matérias-primas na indústria química — eram necessárias dez a doze toneladas de ingredientes para fabricar uma tonelada de soda —, a indústria teve uma localização bem definida quase que desde o início. Os três centros principais eram a área de Glasgow e as margens do Mersey e do Tyne.

LANDES, D. S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

A relação entre a localização das indústrias químicas e das matérias-primas nos primórdios da Revolução Industrial provocou a

a) busca pela isenção de impostos.

b) intensa qualificação da mão de obra.

c) diminuição da distância dos mercados consumidores.

d) concentração da produção em determinadas regiões do país.

e) necessidade do desenvolvimento de sistemas de comunicação.

Resolução:

Alternativa D

A concentração da produção de determinados setores foi uma marca dos primórdios da industrialização. Tal cenário estava atrelado à necessidade de proximidade entre a indústria e as fontes de matéria-prima.

Questão 2

(Enem) A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado.

MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a

a) sedes de empresas petroquímicas.

b) zonas de importação de derivados.

c) polos de desenvolvimento tecnológico.

d) áreas de aglomerações de mão de obra.

e) espaços com infraestrutura de circulação.

Resolução:

Alternativa E

A necessidade de distribuição da produção industrial requer uma ampla infraestrutura de circulação, como redes de portos e aeroportos. No caso do petróleo, essa necessidade é fundamental, já que se trata de uma importante fonte de energia e também de matéria-prima.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Agricultura de subsistência: agricultores palantando para consumo próprio
Agricultura de Subsistência
Clique aqui e entenda como funciona a agricultura de subsistência!
Na economia de mercado, o sistema financeiro é guiado pela iniciativa privada
Economia de Mercado
O conceito de economia de mercado e o seu papel na economia capitalista.
A economia planificada objetiva conter as desigualdades e nivelar o padrão econômico de riqueza
Economia planificada
Definição, aspectos e características da economia planificada.
A presença de indústria no Brasil iniciou-se em 1930 e intensificou-se a partir de 1950
Espaço Industrial Brasileiro
As principais caraterísticas do espaço industrial brasileiro e as transformações em sua dinâmica com o passar do tempo.
A linha de produção é um dos principais símbolos do sistema fordista. [1]
Fordismo
Saiba mais sobre a origem do fordismo e veja as principais características desse sistema de produção. Compare as diferenças entre fordismo, taylorismo e toyotismo.
Representação do conceito de globalização, em que um homem segura uma projeção virtual do mundo.
Globalização
Clique aqui, saiba as principais características do processo de globalização e descubra vantagens e desvantagens dessa integração mundial.
Industrialização brasileira
Clique e veja como foi a industrialização brasileira. Entenda o desenvolvimento industrial do Brasil, as políticas públicas criadas e sua entrada na economia global.
Industrialização e urbanização são fatores diretamente relacionados
Industrialização e urbanização
Você sabia que há uma ampla relação entre a industrialização e a urbanização? Entenda a influência entre a atividade industrial e a vida nas cidades.
Indústrias
Clique e veja o que são e como se classificam as indústrias. Entenda quais fatores atraem sua presença nas cidades e conheça as principais indústrias do mundo.
O que é Globalização?
Globalização é o processo de mundialização do espaço geográfico.
Com a reestruturação produtiva, praticamente não se vê mais trabalhadores nas linhas de montagem automotivas¹
Reestruturação Produtiva
O conceito de reestruturação produtiva e sua relação com o Neoliberalismo e a Terceira Revolução Industrial.
A renda per capita é um indicador socioeconômico
Renda per capita
Obtida por meio da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes, a renda per capita é um importante indicador socioeconômico.
A máquina a vapor aumentou a produção de carvão
Revolução Industrial
Revolução Industrial, Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial, Terceira Revolução Industrial, Revolução Técnico-Científica.
A mineração é um exemplo de indústria de base.
Tipos de indústria
Tipos de indústria, Quais são os principais tipos de indústria, Quando e onde surgiram as primeiras indústrias, A indústria de bens de consumo, A indústria de base, A indústria de bens duráveis, A indústria de bens não duráveis.
video icon
História
O que foi o tenentismo?
Assista à nossa videoaula para conhecer as características do movimento tenentista. Confira também no nosso canal outras informações sobre a República Brasileira.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.