Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Efeitos da mecanização do campo

Efeitos da mecanização do campo

Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade.

O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico. A constituição da agricultura permitiu a constituição das primeiras civilizações, bem como o desenvolvimento do comércio e das cidades. Assim, podemos dizer que as sucessivas transformações técnicas do campo acarretam diferentes efeitos sobre o contexto de funcionamento das sociedades.

Entende-se por mecanização do campo o processo de modernização das práticas agropecuárias, como a inserção de maquinários nos sistemas produtivos e de alta tecnologia para ampliar a produtividade ou a promoção de novas formas de desenvolvimento. Ao longo da história, destacaram-se dois processos de modernização do meio agrário: a Revolução Agrícola, ocorrida em razão da Revolução Industrial, e a Revolução Verde, que ampliou os índices de produção a partir da segunda metade do século XX.

Convém, portanto, analisar os efeitos da mecanização do campo sobre o espaço geográfico e a composição da natureza e das sociedades. Afinal, a maior presença de maquinários altera a dinâmica de produção, interfere na presença de mão de obra no campo, modifica a relação entre campo e cidade e é capaz de alterar, até mesmo, o ritmo de expansão da urbanização.

Podemos dizer que, antes de acontecer o processo de industrialização em um território, o campo exerce um papel influente e preponderante sobre as cidades. No entanto, com a modernização das atividades produtivas e industriais, essa relação inverte-se, uma vez que o meio agrário depende do meio urbano para o fornecimento de equipamentos, máquinas, insumos, mão de obra qualificada, conhecimentos científicos e demanda de produtividade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, a modernização do meio rural contribui para o aumento do desemprego estrutural na produção agropecuária, desencadeando a substituição gradual dos trabalhadores do campo pelos grandes maquinários. Esse processo, aliado à acentuada concentração de terras existente, principalmente na maioria dos países subdesenvolvidos e emergentes, intensifica o êxodo rural – a migração em massa da população rural para as cidades –, contribuindo, dessa forma, para o crescimento das grandes cidades por meio da expansão das periferias das metrópoles.

Outro impacto da modernização do meio agrário que vem gerando bastante críticas é a expansão das atividades agropecuárias, o que resulta em uma pressão sobre as áreas naturais e o consequente desmatamento, mesmo que a destruição das áreas naturais não seja gerada, inicialmente, pelas propriedades altamente mecanizadas. A grande questão é que a maior competitividade pelo uso da terra nas áreas agrícolas intensifica a migração de pequenos e médios produtores para as zonas de expansão no meio rural.

Por outro lado, existem pontos positivos na mecanização do campo, com destaque para o aumento da produtividade. Em linhas de produção consideradas mais primitivas, com o uso extensivo das terras, são necessárias maiores áreas para a produção de uma quantidade inferior àquela que se produz com alta tecnologia empregada. Esse foi um dos méritos da Revolução Verde, que, se não acabou com a fome no mundo, serviu para expandir e garantir a produção de alimentos em vários territórios. Além disso, com a produção mecanizada, os países conseguem melhorar sua balança comercial tanto pelo crescimento das exportações quanto pela menor necessidade de importar determinadas matérias-primas.

A mecanização do campo provoca alterações em toda a composição do espaço geográfico
A mecanização do campo provoca alterações em toda a composição do espaço geográfico
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

(UFF) A “Revolução Verde”, implementada em países latino-americanos e asiáticos nos anos 1960 e 1970, tinha como objetivo suprimir a fome e reduzir a pobreza de amplas parcelas da população. Entretanto, as promessas de modernização tecnológica da agricultura não foram cumpridas inteiramente, contribuindo para a geração de novos problemas e aprofundando velhas desigualdades.

Assinale a opção que faz referência aos efeitos da “Revolução Verde”.

a) Coletivização das terras, implemento da agroecologia e expansão do crédito para os agricultores.

b) Distribuição equitativa de terras, difusão da policultura e uso de defensivos biodegradáveis.

c) Expansão de monoculturas, uso de técnicas tradicionais de plantio e fertilização natural dos solos.

d) Reconcentração de terras, crescimento do uso de insumos industriais e agravamento da erosão dos solos.

Questão 2

A respeito dos efeitos da mecanização do campo, assinale a alternativa incorreta.

a) O processo de mecanização do campo possibilitou a inserção de novas e avançadas práticas agropecuárias.

b) Destacam-se dois processos de modernização do campo ao longo da história: a Revolução Agrícola e a Revolução Científica.

c) A modernização do campo substituiu a mão de obra e provocou o desemprego.

d) Houve intensificação do êxodo rural com a modernização do campo, visto que, por causa do desemprego, muitas pessoas migraram das zonas rurais para as zonas urbanas em busca de novas oportunidades de trabalho.

Mais Questões
Assuntos relacionados
O espaço rural, assim como o urbano, é diverso e cheio de contrastes. A análise desse ambiente leva em conta uma série de fatores e elementos
Espaço rural
Entenda o que é o espaço rural e as modificações ocorridas em conjunto com as transformações da sociedade.
O Mundo é um imenso Espaço Geográfico.
Espaço geográfico
Confira aqui a conceituação de espaço geográfico.
Bairro como esse é resultado do êxodo rural ocorrido no Brasil.
Efeitos do êxodo rural
Efeitos do êxodo rural, O que é êxodo rural, Quais são os Efeitos do êxodo rural no Brasil, As conseqüências no campo por conta do êxodo rural, Quando teve inicio esse intenso processo do êxodo rural.
Na agricultura extensiva as técnicas aplicadas são rudimentares.
Os sistemas agrícolas
Os sistemas agrícolas, O que são os sistemas agrícolas, Quais são os dois tipos de sistemas agrícolas, A agricultura extensiva, A agricultura intensiva.
Mecanização na agricultura
A Revolução Verde
A inserção tecnológica nas atividades agrícolas.
A agricultura é uma das principais formas de construção e transformação do espaço geográfico
Agricultura
As principais características da agricultura: conceito, histórico, transformações, tipos e importância para a sociedade.