Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. Ásia
  5. Escassez de Água no Oriente Médio

Escassez de Água no Oriente Médio

A importância geopolítica da água no Oriente Médio vem alcançando elevadas dimensões ao longo das últimas décadas.

Em contraposição ao fato de a região do Oriente Médio possuir as maiores reservas de petróleo em todo o mundo (cerca de 60%), essa região é a que possui a menor quantidade de água potável disponível para consumo doméstico e para atividades industriais e agrárias. Em razão disso, esse imprescindível recurso natural foi, é e será um dos principais elementos de acirramentos das disputas geopolíticas na região.

Na verdade, os analistas políticos são quase que unânimes em afirmar que a água (no caso, a ausência dela) será a principal causa dos conflitos do século XXI, a começar pelo Oriente Médio. Essa região conta com 5% da população mundial, mas apenas 1% das reservas de água no planeta. A cota atual de consumo de água pelos habitantes é de, aproximadamente, 1500m³, com estimativas de que, em 2025, essa taxa caia para 700m³, segundo dados do Banco Mundial.

Mas se engana quem pensa que a água é um fator geopolítico característico apenas do século XXI. Na verdade, várias disputas foram travadas na região do Oriente Médio, tendo como base o acesso a recursos hídricos, a citar o tão conhecido embate entre judeus e árabes.

Apesar de outros fatores geopolíticos também estarem envolvidos, como a posse por território e o conflito entre diferentes troncos étnico-religiosos, a água é um dos principais elementos em disputa. Nesse contexto, estiveram em disputa o acesso e o controle do curso do Rio Jordão, dos lençóis freáticos da Cisjordânia e do Mar da Galileia.

Outro foco de tensão envolve a Turquia, a Síria e o Iraque quanto ao uso dos rios Tigre e Eufrates, que nascem na cidade de Anatólia – território turco – e deságuam no Golfo Pérsico. Esses dois cursos d’água são extremamente importantes para o abastecimento desses países. No entanto, como a Turquia dispõe do uso e do controle da montante dos rios (isto é, dos locais onde eles surgem), isso pode afetar as outras duas nações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mapa com localização dos Rios Tigre e Eufrates, que nascem na Turquia
Mapa com localização dos Rios Tigre e Eufrates, que nascem na Turquia

Na década de 1990, quando a Turquia represou parte do leito dos dois rios para construir a Usina de Ataturk, enfrentou muitos protestos e até ameaças de invasão por parte da Síria e do Iraque. Ainda hoje, essa questão é muito polêmica e pode render sérios problemas para o futuro.

Uma estratégia recentemente desenvolvida vem sendo adotada na região, com destaque para Israel, que desenvolveu a maior usina de dessalinização do mundo. Ela consiste, basicamente, em retirar a água do mar e transformá-la em água potável, própria para consumo. Apesar de o país ser dominante nesse tipo de tecnologia (além de ser o líder mundial em técnicas de aproveitamento do uso da água), esse processo é considerado muito caro, além de ser considerado altamente poluente. Assim, dificilmente os demais países da região irão adotar esse recurso em um futuro próximo, em função de seus elevados graus de subdesenvolvimento e dependência econômica.

Diante desses fatos, evidencia-se o caráter geopolítico da água que, mais do que um simples recurso natural, é um dos mais cobiçados elementos territoriais em todo o mundo.

___________________________

* Créditos da imagem: Wikimedia Commons

Rio Eufrates, um dos recursos mais estratégicos do Oriente Médio *
Rio Eufrates, um dos recursos mais estratégicos do Oriente Médio *
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
70% da superfície do nosso planeta é formada por água
Hidrosfera
Conheça o conceito e a importância da hidrosfera, bem como as suas diferentes características e peculiaridades.
O estresse hídrico é um dos mais graves problemas socioambientais enfrentados pela humanidade
Estresse hídrico
Entenda o que é estresse hídrico, como esse problema afeta a humanidade e conheça as principais ocorrências no Brasil e no mundo.
A falta de água compromete os solos e a produção de alimentos
Escassez hídrica e segurança alimentar
A falta de água pode ser uma ameaça generalizada no acesso aos alimentos? Entenda a questão da escassez hídrica e segurança alimentar!
Problemas de vazamento e mau uso são algumas das causas do desperdício de água
Desperdício de água
Entenda a discussão a respeito do desperdício de água no Brasil e no mundo e veja quais são os principais responsáveis por esse problema.
O consumo de água ocorre de maneira bastante desigual no mundo
Consumo de água no mundo
Entenda o consumo de água no mundo a partir de dados, informações e uma comparação entre os maiores e menores países consumidores de recursos hídricos.
Região desértica no Oriente Médio com severa escassez hídrica
Países com escassez de água
Confira quais são os principais países com escassez de água e algumas medidas possíveis para combater esse problema.
A água pode transformar-se em um grande fator geopolítico de guerras no mundo
Geopolítica da água
Confira uma análise geral sobre a geopolítica da água com alguns comentários sobre os principais conflitos por esse recurso em âmbito internacional.
Tratar águas residuárias pode ajudar no abastecimento da população
Diferentes estratégias para enfrentar a crise de água
Conheça algumas estratégias para enfrentar a crise de água e descubra se elas são ou não viáveis.
Usina de dessalinização da água do mar em Dubai
Dessalinização da água
Conheça três métodos de dessalinização da água do mar: destilação, congelamento e osmose reversa.
Plantação de tâmaras no Oriente Médio
Agricultura no Oriente Médio
Agricultura no Oriente Médio, Onde estão os maiores destaques da agricultura no Oriente Médio, O clima do Oriente Médio, As dificuldades impostas pelo clima no desenvolvimento da agricultura no Oriente Médio, O que é produzido na Turquia, O que é produzido na Planície da Mesopotâmia.
Vestimentas típicas de países do Oriente Médio
Oriente Médio
Oriente Médio, Onde está localizado o Oriente Médio, Aspectos gerais do Oriente Médio, Quantos países fazem parte do Oriente Médio, O número de habitantes do Oriente Médio.
O gráfico mostra a participação do Oriente Médio na produção de petróleo em escala mundial.
A produção de petróleo no Oriente Médio
A maior atividade econômica da maioria dos países do Oriente Médio.
Grande parte dos conflitos que acontecem no Oriente Médio tem como causa a religião.
As religiões no Oriente Médio
A região mais tensa do planeta e sua relação com as religiões.
Água: abundante no planeta, escassa para o homem
A distribuição da água no mundo
A distribuição da água no mundo em termos quantitativos e geográficos.