Whatsapp icon Whatsapp

Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico é considerado o maior oceano do planeta e cobre quase um terço da superfície da Terra. Em termos de volume, esse oceano possui quase 50% de toda a água salgada dos oceanos, sendo importante rota de navegação entre os continentes que são banhados por ele, a saber:

Leia também: Por que o mar é salgado?

Características do Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico, maior em extensão do que o Atlântico e o Índico, possui características peculiares, como a maior quantidade de placas tectônicas em seu assoalho, grande número de ilhas em sua área de ocorrência, além de deter o registro de maior temperatura em um oceano, 40,4 ºC, a 2 mil metros de profundidade, próximo à costa oeste estadunidense.

O Oceano Pacífico localiza-se entre a costa oeste da América, Ásia e Oceania.
O Oceano Pacífico localiza-se entre a costa oeste da América, Ásia e Oceania.

Mais de 85% de sua área possui profundidades que ultrapassam 3 mil metros, sendo o oceano mais profundo, com média de 4.282 m. Isso faz com que haja no Pacífico um local conhecido pelas grandes profundidades, a Fossa das Marianas, localizada bem próximo do território japonês. Nessa localidade, a profundidade pode ultrapassar os 11 mil metros.

Origem do nome do Oceano Pacífico

A origem do nome se deve à História. Era o ano de 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães percorria o litoral oeste da América do Sul, próximo à Cordilheira dos Andes. Ali Fernão se impressionou com a calmaria e tranquilidade das águas, dando o nome que conhecemos hoje a esse oceano.

Entretanto, esse nome não condiz com a realidade. O Oceano Pacífico é mais perigoso que o Atlântico, além de nele estar localizado o chamado Círculo de Fogo, uma área constantemente afetada por abalos sísmicos e erupções vulcânicas. Logo, percebemos que Fernão viu o oceano em um dia atípico e histórico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ilhas e mares no Oceano Pacífico

O tamanho do Oceano Pacífico faz com que haja inúmeras ilhas e mares sob sua área de ocorrência. Estima-se que haja quase 30 mil ilhas em todo o Pacífico — algumas enormes, como a Austrália, outras misteriosas e exóticas, como a Ilha de Páscoa.

Assim como a grande quantidade de ilhas, há também grande quantidade de mares.

Observe algumas ilhas presentes nesse oceano e os mares.

Ilhas:

Mares:

Leia também: Qual a diferença entre mar e oceano?

Fenômenos atmosféricos e naturais no Oceano Pacífico

O Pacífico concentra grande quantidade de fenômenos atmosféricos e naturais que influenciam a vida de bilhões de pessoas.

  • Fenômenos atmosféricos

Quanto aos fenômenos atmosféricos, dois são bastante conhecidos no continente americano:

O primeiro corresponde ao resfriamento do oceano na área equatorial, próximo à América Central e norte da América do Sul, chegando a diminuir a temperatura em até 3ºC. Esse resfriamento produz consequências diretas para os países banhados pelo Pacífico e indiretas para os países fronteiriços com os primeiros.

A La Niña não ocorre todos os anos. Geralmente acontece em um intervalo que se situa entre 2 e 5 anos, podendo durar até 12 meses. Suas consequências são sentidas em partes do continente americano e asiático. São exemplos de efeitos da La Niña:

  • maiores chuvas no Nordeste brasileiro entre dezembro e fevereiro;

  • temperaturas mais amenas no mesmo período no Sudeste do Brasil;

  • frio mais intenso no inverno do Japão e dos Estados Unidos;

  • maior quantidade de chuvas no leste asiático no fim do ano;

  • inverno mais seco no Sul e Sudeste brasileiros;

  • frio em parte da América Central entre junho e agosto.

o El Niño corresponde ao contrário, isto é, gera um aquecimento das águas do Pacífico na mesma localidade (área equatorial). Quando acontece o El Niño, há uma brusca mudança nos ventos que sopram do oceano para as áreas continentais, além de aumentos consideráveis do volume de chuva na região amazônica e Sul do Brasil.

  • Fenômenos naturais

As condições meteorológicas do Oceano Pacífico podem gerar fenômenos de natureza catastrófica, como os tufões e ciclones. Ambos são tempestades tropicais que acontecem em águas quentes, com ventos que podem ultrapassar 110 km/h. Há tempestades semelhantes no Oceano Atlântico, mas nesse oceano elas recebem o nome de furacão.

Os tufões costumam atingir países como Filipinas, Japão, China e ilhas do Pacífico Norte, como o tufão Haiyan, que chegou a ventos de 315 km/h, devastando inúmeras ilhas que não possuem estrutura geológica, como morros e montanhas, para se proteger desses fenômenos.

Acesse também: Qual a influência dos oceanos sobre o clima?

Importância do Oceano Pacífico

O Pacífico é, em razão de sua área de abrangência, o oceano mais importante do mundo. Suas águas servem de fonte de pesca para as inúmeras ilhas presentes, além de ser fonte de navegação entre três continentes.

Países como Indonésia e Japão têm no Pacífico sua fonte de sobrevivência alimentar, bem como as ilhas da Oceania, como Austrália, Nova Zelândia, Polinésia, Micronésia, entre outras.

Somadas com as dos outros oceanos, as algas marinhas do Pacífico são responsáveis pela produção de oxigênio para todo o mundo. Esse oceano guarda, em suas profundezas, importantes reservas de gás, petróleo, minerais, areia e metal, materiais essenciais na vida moderna.

Até o fim do século XX, mais de 50% de toda indústria pesqueira mundial era retirada do Pacífico, o que revela o grau de importância desse oceano para a vida humana, não só na sua área, mas para todo o planeta, pois grande parte do pescado é exportada para outros países.

Problemas ambientais no Oceano Pacífico

O tamanho do Pacífico é uma dádiva, com ilhas exuberantes e paisagens magníficas, como as Ilhas Fiji ou Vanuatu. Porém, por abranger uma grande área no globo, esse oceano sofre com problemas ambientais, como vazamento de combustíveis dos navios, pesca ilegal e, o mais grave, o acúmulo de lixo.

Entre o estado da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos, e o Havaí, há uma enorme ilha formada por plástico e outros tipos de lixo. Essa ilha é tão grande que foi apelidada de “Sétimo Continente”, devido à sua extensão, que chega a ser três vezes o tamanho do território francês.

Poluição em Tarawa do Sul, Kiribati, ilha no Pacífico Sul.
Poluição em Tarawa do Sul, Kiribati, ilha no Pacífico Sul.

De acordo com informações do Greenpeace, a maior parte do lixo é proveniente de países asiáticos, como Japão e China. Vale dizer que essa ilha prejudica todos que usam o Pacífico, direta ou indiretamente.

Vários peixes confundem o plástico com algum tipo de alimento, podendo morrer asfixiados ao ingeri-lo. Peixes maiores chegam a comer plástico e, quando pescados, esses animais são consumidos por humanos, que indiretamente consomem plástico. Há o fato de outros animais ficarem presos no lixo, como aves, e acabarem morrendo por falta de alimentação.

Além disso, com as correntes marítimas, há um sério risco dessa imensa ilha invadir as praias no futuro, não só do Pacífico, mas também de outros oceanos, causando imensos prejuízos à indústria turística e à população praieira.

Acesse também: Danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos

Atóis

Os atóis são formações geológicas oriundas de ilhas vulcânicas. Durante as erupções, as lavas expelidas por essas ilhas chegam até o oceano, possibilitando uma estrutura sólida para os recifes de corais na costa da ilha. Com isso, os recifes tendem a sair do vulcão em busca de nutrientes, formando uma barreira ao redor do vulcão, que está submerso.

Esses recifes formam uma laguna em torno da ilha, abrigando corais e outros animais invertebrados.

Atol de Palau, Oceania.
Atol de Palau, Oceania.

Com isso, os atóis se transformam em ilhas em formato de anel, devido à grande concentração de corais, muito comuns em águas oceânicas menos profundas. Vale lembrar que a ocorrência de atóis se dá apenas em águas tropicais, devido à luz solar ser um fator essencial para o desenvolvimento dos corais e demais micro-organismos.

Grande parte dos atóis do mundo está localizada no Pacífico, que, inclusive, abriga o maior atol do mundo: a Ilha Christmas, que faz parte do conjunto de ilhas da República de Kiribati. Outros atóis são encontrados no Pacífico, como o Atol de Bokak, Atol Moruroa, Atol de Bikini e o Atol de Nukuoro.

Continentes e países banhados pelo Oceano Pacífico

Por ser o maior oceano do mundo, o Pacífico banha três continentes e vários países. Observe a lista de países nos seus respectivos continentes.

→ América

→ Oceania

  • Austrália

  • Estados Federados da Micronésia

  • Fiji

  • Kiribati

  • Ilhas Marshall

  • Ilhas Salomão

  • Nauru

  • Nova Zelândia

  • Palau

  • Papua-Nova Guiné

  • Samoa

  • Tonga

  • Tuvalu

  • Vanuatu

→ Ásia

Curiosidades sobre o Oceano Pacífico

  • Sua área é de 165,25 × 106 km², aproximadamente 50% de toda a área oceânica do mundo e 30% da área da Terra.

  • A profundidade média é de 4.282 m, sendo o ponto mais profundo localizado na Fossa das Marianas, o Challenger Deep, com 11.100 m.

  • Apesar do nome, é um oceano com águas turbulentas e perigosas para navegantes amadores.

  • Possui entre 25 e 30 mil ilhas, muitas ainda desconhecidas e inabitadas.

  • Concentra, em sua bacia, 75% dos vulcões existentes no planeta.

  • Segundo a National Geographic, os peixes do Pacífico Norte tendem a ingerir 12 a 24 mil toneladas de plástico anualmente.

  • O ponto mais inacessível dos oceanos fica no Pacífico. É o Ponto Nemo, em que o local mais próximo habitado fica a 2,7 mil quilômetros de distância. É tão remoto que muitas agências espaciais usam a localização desse ponto como uma espécie de lixão das naves e satélites espaciais.

  • Há uma enorme ilha de plástico entre a Califórnia e o Havaí, com aproximadamente 1.6 milhão de km² e que não para de crescer. Ela já foi apelidada de “Sétimo Continente” devido ao seu tamanho.

Lavas vulcânicas sendo expelidas na Ilha Grande do Havaí.
Lavas vulcânicas sendo expelidas na Ilha Grande do Havaí.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Os oceanos estão em constante movimento, e as correntes marinhas causam grande impacto no clima do planeta, pois transportam águas quentes e frias por todas as partes do globo. Sobre mares e oceanos, é correto afirmar que:

A) o Oceano Índico é o segundo maior oceano e o mais frio devido à sua localização.

B) mares e oceanos são sinônimos, pois ambos têm a mesma profundidade.

C) a posição geográfica dos oceanos não influencia a temperatura das suas águas.

D) o Oceano Pacífico é o maior do globo e cobre mais de um terço da superfície do planeta Terra.

Resolução

Alternativa D. O Oceano Pacífico é o maior do planeta, com mais de 50% da área oceânica, pouco mais de um terço de toda a Terra.

Questão 2 – (UFSCar 2013) É correto afirmar que o derramamento de óleo nos oceanos:

A) compromete a sobrevivência dos peixes que se alimentam de plâncton, mas não tem consequências sobre os crustáceos, uma vez que estes se alimentam no fundo do mar.

B) bloqueia a luz do Sol, impedindo que os recifes de coral, a poucos metros abaixo da superfície, realizem fotossíntese.

C) impede a difusão do oxigênio da atmosfera para as águas marinhas, comprometendo a sobrevivência dos peixes e demais organismos de respiração aeróbica.

D) impede a dissipação do calor retido pelas águas marinhas, contribuindo para o agravamento do efeito estufa e, consequentemente, para o aquecimento global.

E) compromete a sobrevivência de aves marinhas, uma vez que suas penas ficam impregnadas de óleo.

Resolução

Alternativa E. O óleo prejudica, sobretudo, as aves marinhas, que, ao tentarem se alimentar dos peixes, acabam encharcadas de óleo. As demais alternativas podem se aplicar ao lixo sólido, como a grande quantidade de lixo entre a costa oeste dos Estados Unidos e o Havaí, no Pacífico.

Publicado por Átila Matias

Artigos Relacionados

Água: abundante no planeta, escassa para o homem
A distribuição da água no mundo
A distribuição da água no mundo em termos quantitativos e geográficos.
Degelo
Várias espécies de animais marinhos e peixes estão ameaçadas pelo degelo. Entenda!
Deserto do Saara
Deserto do Saara
As características do maior deserto quente do planeta.
Apesar de serem grandes extensões de água salgada, mar e oceano não são sinônimos.
Diferença entre mar e oceano
Descubra quais são as principais diferenças entre mar e oceano, quais são as definições de cada um e os principais exemplos de mares e oceanos no mundo.
Imagem dos Alpes, na Suíça. Um exemplo de dobramento moderno
Dobramentos modernos
Entenda, de forma prática, o que são e como se originaram as estruturas geológicas conhecidas por dobramentos modernos.
O agravamento do efeito estufa é provocado pela emissão de gases provenientes, principalmente, da ação humana.
Efeito Estufa
Entenda mais sobre o fenômeno natural conhecido como efeito estufa, responsável por manter a temperatura média no planeta, possibilitando a existência de vida na Terra.
Mapa de localização do Estreito de Bering, entre o Alasca (EUA) e o território russo
Estreito de Bering
Conheça a localização e as principais características do estreito de Bering, uma área marítima que separa a Ásia e a América do Norte.
Fotografia da Falha de San Andreas
Falha de San Andreas
Conheça as características e os riscos geológicos da falha de San Andreas.
A solidificação das partículas de água que chega ao solo provocando danos.
Granizo
Granizo, o que é granizo, características do granizo, local onde ocorre a formação do granizo, danos provocados pelos granizos, como impedir a formação dos granizos.
O movimento de rotação terrestre é responsável pela sucessão dos dias e das noites
Movimento de rotação
Entenda como funciona a rotação terrestre e compreenda a importância e as causas desse movimento.
Nuvem do tipo Cumulus (Cu)
Nuvens
Entenda o que são as nuvens e confira os seus dez principais tipos, imagens ilustrativas e as suas características principais!
Oceano Atlântico
Clique e veja as características geográficas e morfológicas do Atlântico. Entenda sua importância econômica e ambiental, e saiba dos impactos que ele vem sofrendo.
Oceano Glacial Antártico
Saiba mais sobre os aspectos geográficos do Oceano Glacial Antártico. Entenda a importância desse oceano para a realização de pesquisas científicas ambientais.
Oceano Glacial Ártico
Conheça os principais aspectos geográficos do oceano Glacial Ártico. Entenda como o aquecimento do planeta impacta nas características naturais desse oceano.
Oceano Índico
Veja quais são as principais características geográficas do Oceano Índico. Entenda a importância desse oceano para as atividades econômicas em nível mundial.
Cobertura vegetal de pradarias.
Pradarias
Formação vegetal desprovida de espécie arbórea.
Cadeias de montanhas apresentam uma menor pressão atmosférica
Pressão atmosférica
A pressão atmosférica e os elementos que interferem em suas variações.
O movimento de rotação terrestre é responsável pela sucessão dos dias e das noites
Rotação da Terra
Entenda como funciona a rotação terrestre e compreenda a importância e as causas desse movimento.
A umidade do ar é um importante elemento climático
Umidade do Ar
Entenda o que é a umidade do ar e descubra a importância desse elemento climático, bem como as diversas influências que ele possui sobre a nossa vida.
Imagem de um vulcão em erupção.
Vulcanismo na formação do relevo
Fenômeno emite lava contida no interior da Terra para a superfície.
video icon
História
II Guerra Mundial no Enem
Assista a nossa videoaula para conhecer os principais pontos da II Guerra Mundial que você precisa saber para o Enem. Confira também no nosso canal outras informações sobre a Idade Contemporânea.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.