Whatsapp icon Whatsapp

Muro do México

O Muro do México visa à contenção das ondas migratórias ilegais em direção aos Estados Unidos.
Vista do Muro do México entre San Diego e a cidade de Tijuana
Vista do Muro do México entre San Diego e a cidade de Tijuana

O Muro do México – também conhecido como Muro fronteiriço Estados Unidos-México – é uma construção realizada pelo governo estadunidense com o objetivo de estabelecer uma barreira de segurança entre os dois países. O argumento principal do governo dos Estados Unidos para a construção do muro é a busca por um maior controle da fronteira a fim de reduzir a onda migratória do território mexicano em direção ao norte.

O início da construção do Muro do México ocorreu no ano de 1991, mas foi em 1994 que suas obras se intensificaram, durante a chamada “Operação Guardião”. Essa operação pretendia colocar um fim à onda de imigrações ilegais que aumentava no país a cada ano. O território mexicano era considerado a principal porta de entrada para esses imigrantes.

Embora o Muro do México represente uma barreira entre o território mexicano e o estadunidense, a sua construção emergiu justamente em um contexto de maior integração entre os países, durante os acordos relativos à criação do NAFTA (North American Free Trade Agreement – Acordo de Livre Comércio da América do Norte), fundado em 1993. No entanto, o caráter desse tratado é somente econômico e materializou-se, principalmente, pelo aumento do fluxo de mercadorias entre os dois países e pela migração das fábricas e montadoras dos Estados Unidos para o espaço mexicano, notadamente as cidades fronteiriças.

Diante desse cenário, não são poucos os analistas políticos e grupos ativistas que criticam a postura dos Estados Unidos em relação ao México. Os EUA impedem a entrada dos mexicanos e enviam empresas e indústrias que empregam a população local a um custo muito inferior, com baixíssimos salários médios. Outras críticas repousam na ineficiência da barreira na contenção de imigrantes ilegais e também no intenso fluxo promovido pelo narcotráfico entre os dois países.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao todo, o Muro da fronteira entre México e Estados Unidos possui cerca de 3100 km de extensão. Há obras que objetivam a inclusão de barreiras, inclusive, em áreas marítimas, a 100 m de distância da costa oeste, a fim de evitar o deslocamento de pessoas em períodos de maré baixa. Em alguns pontos da fronteira, o muro possui três barreiras de proteção e uma alta tecnologia empregada, com veículos de vigilância, alta iluminação, sistema de detecção de movimento e outros incrementos. Além disso, uma grande equipe com soldados e agentes é mobilizada para garantir a manutenção do muro e realizar a vigilância do local.

Mais do que uma proteção do limite entre dois países, o Muro do México é considerado também uma “barreira ideológica”, equivalente ao Muro de Berlim. Se na capital alemã o muro era uma divisão simbólica entre o mundo capitalista e o mundo socialista soviético, no presente caso, a divisão é entre o mundo do norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido.

De toda forma, a fronteira entre o México e os Estados Unidos é um dos locais de maior tensão em termos políticos e também humanitários. Estima-se que mais de seis mil pessoas tenham morrido tentando atravessar essa fronteira. A maior parte dessas mortes teria ocorrido em algumas áreas desérticas existentes na região.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Limite é um conceito preciso que se refere a um traçado definido e pode ser natural ou artificial
Diferença entre limite e fronteira
Clique aqui e conheça a diferença entre limite e fronteira, conceitos que são erroneamente considerados como sinônimos por muitos.
Muro de Berlim
Clique e acesse para conhecer a história do Muro de Berlim. Entenda o contexto da Alemanha, por que o muro foi construído e por que caiu.
A segregação e o isolamento das pessoas são as principais consequências do Muro de Israel
Muro de Israel
Saiba mais sobre o muro de Israel, que foi construído entre a Cisjordânia e Jerusalém e que visou segregar os palestinos do Estado de Israel.
As cores da bandeira mexicana foram adotadas logo após a independência do país. Elas representam a esperança, unidade e o sangue dos heróis nacionais
México
O México é o único país da América Latina que também faz parte da América do Norte. Clique aqui e saiba mais sobre esse país!
Apreensões de drogas relativas ao narcotráfico.
Narcotráfico
O que é narcotráfico, Onde surge o narcotráfico, O narcotráfico é uma das atividades que mais geram riquezas no mundo, O narcotráfico e a violência, O narcotráfico e a corrupção.
Regionalização Norte-Sul
Conheça as características da regionalização norte-sul que divide o mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
video icon
Português
Niketche – uma história de poligamia
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a obra Niketche – uma história de poligamia, da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas