Ciclo de Krebs

O Ciclo de Krebs, ou também conhecido como ciclo do ácido cítrico por ser a primeira substância a ser formada durante o ciclo, é uma das etapas do processo da respiração celular dos organismos aeróbios, ocorrendo no interior das mitocôndrias das células eucariontes.

Devido o seu caráter metabólico, catabólico e anabólico, é considerado como rota anfibólica, de degradação e construção de substâncias com finalidade de produzir energia suficiente para as atividades desenvolvidas pela célula.

Esse ciclo composto por oito reações controladas enzimaticamente, tem seu início a partir da degradação por oxidação, uma reação do ácido oxalacético com a acetil-coenzima-A, substância originada na glicólise em conseqüência da ação catabólica da enzima desidrogenase sobre o piruvato (molécula altamente energética), produzindo duas moléculas de CO2.

O produto dessa oxidação origina uma molécula de citrato, mediador de um composto com cinco carbonos (cetoglutarato), que durante o percurso desse ciclo é quebrado liberando prótons receptados pelo NAD (aceptor intermediário de hidrogênios).

A degradação contínua e o cetoglutarato formam o alfa-cetoglutarato, molécula menos energética contendo quatro carbonos. No entanto, ainda quebrada, libera mais H+, recolhidos nesse momento pela molécula de FAD, finalizando o processo com a restituição do ácido oxalacético, enzima iniciadora do ciclo.

Além do dióxido de carbono são produzidos íons H+, conforme mencionado são absorvidos pelo NAD e FAD (NADH e FADH2), destinados às cristas mitocôndriais, onde ocorre a cadeia respiratória e produção de ATP.

O Ciclo de krebs e a produção de energia para o trabalho celular.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

O ciclo de Krebs é uma das etapas de um importante processo que ocorre no organismo de certos seres vivos. Esse processo, que está relacionado com a produção de energia para a célula, é chamado de:

a) fotossíntese.

b) fermentação alcoólica.

c) respiração celular.

d) respiração anaeróbia.

e) fermentação lática.

O ciclo de Krebs, também conhecido como ciclo do ácido cítrico, inicia-se quando ocorre a reação entre acetilcoenzima A e o ácido oxalacético. O acetilcoenzima A é formado após o processo de glicose, quando o ácido pirúvico reage com uma substância denominada de ___________. Dessa reação surge uma molécula de gás carbônico, uma molécula de NADH e uma molécula de _____________.

Baseando-se nos seus conhecimentos sobre as etapas da respiração celular, marque a alternativa que completa os espaços acima.

a) glicose e sacarose, respectivamente.

b) glicose e coenzima A, respectivamente.

c) sacarose e coenzima A, respectivamente.

d) coenzima A e acetilcoenzima A, respectivamente.

e) glicose e acetilcoenzima A, respectivamente.

Ribossomos
Amplie seus conhecimentos sobre os ribossomos clicando aqui! Neste texto falaremos sobre a estrutura do ribossomo bem como sobre seu papel na síntese de proteínas.
Algumas etapas da respiração ocorrem nas mitocôndrias
Respiração aeróbica
Entenda as principais etapas da respiração aeróbica e suas diferenças quando comparada à respiração anaeróbica.
O transporte ativo de substâncias
Transporte Ativo
Transporte de substâncias iônicas e moleculares com gasto energético.
Na glicólise, a molécula de glicose é quebrada em moléculas de ácido pirúvico
Glicólise
ompreenda o que é glicólise, processo que ocorre no citoplasma de todas as células.
O modelo do primeiro microscópio
O Primeiro Microscópio
Você sabe em qual século o primeiro microscópio foi construído? Confira aqui!
A descoberta da célula foi fundamental para o rumo dos estudos em Biologia
Descoberta da célula
Conheça como ocorreu a descoberta da célula e entenda o porquê desse termo.
Microscópio de luz e Eletrônico
A diferença entre ambos e as características de cada um.
Nesse corte é possível observar as paredes celulares delimitando a célula
Parede celular
Amplie seus conhecimentos a respeito das características da célula vegetal com este texto sobre a parede celular.
Mecanismo de difusão facilitada.
Difusão Facilitada
O transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, regulado por enzimas carreadoras.
Diferença entre células procarióticas e eucarióticas
Você sabe a diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre esses dois tipos celulares e conheça suas diferenças.