Whatsapp icon Whatsapp

Região Hidrográfica do Atlântico Leste

Localização da Região Hidrográfica do Atlântico Leste
Localização da Região Hidrográfica do Atlântico Leste

Região hidrográfica é uma porção do território formada por uma bacia hidrográfica ou por um conjunto de bacias em uma área que apresente características físicas e socioeconômicas semelhantes. A Região Hidrográfica do Atlântico Leste é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, conforme classificação realizada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

A Região Hidrográfica do Atlântico Leste possui extensão territorial de aproximadamente 374,7 mil quilômetros quadrados, abrangendo áreas dos estados da Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Espírito Santo. O contingente populacional dessa região é superior a 14 milhões de pessoas, com destaque para as regiões metropolitanas de Aracaju, capital de Sergipe, e de Salvador, capital da Bahia.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a vazão média da Região Hidrográfica do Atlântico Leste é de 1.400,43 m³/s, o que corresponde a cerca de 1% do total do país. A maioria dos rios apresenta pequena extensão, sendo que os maiores são o Jequitinhonha, Pardo, Salinas, Paraguaçu, de Contas e Vaza-Barris.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns desses rios possuem potencial hidrelétrico. A Usina Hidrelétrica de Irapé foi construída no Rio Jequitinhonha, em uma das regiões economicamente mais pobres do Brasil. Essa obra tem capacidade para gerar energia elétrica para mais de 1 milhão de pessoas. No entanto, a construção da usina obrigou o reassentamento de mais de mil famílias ribeirinhas.

A vegetação presente na Região Hidrográfica do Atlântico Leste é heterogênea, apresentando fragmentos de mata Atlântica, caatinga, cerrado e biomas costeiros e insulares. Contudo, a expansão das áreas urbanas e das atividades agropecuárias reduziu de forma drástica a cobertura original. A mineração também provocou (e ainda provoca) desastres ambientais, como a poluição e o assoreamento dos rios.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Bacia Amazônica
A Bacia Amazônica é de imensa importância para o Brasil e para o mundo. Confira!
Rio Amazonas
Saiba quais são as principais características geográficas do Rio Amazonas. Veja detalhes sobre a nascente e a foz desse importante curso de água que corta o Brasil.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.