Whatsapp icon Whatsapp

Trópicos de Câncer e Capricórnio

Os trópicos de Câncer e de Capricórnio são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido leste–oeste. Eles são fundamentais para a localização no espaço geográfico.
Representação do Trópico de Câncer e do Trópico de Capricórnio no globo terrestre.
Os trópicos de Câncer e Capricórnio são exemplos de linhas imaginárias que cortam a Terra.

 Os trópicos de Câncer e Capricórnio são linhas imaginárias que cortam a superfície do planeta Terra no sentido leste–oeste. O Trópico de Câncer localiza-se no Hemisfério Norte, e o Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul. Essas linhas imaginárias possuem funções importantes, como a localização e a orientação pelo espaço geográfico, além de delimitação de zonas climáticas e estações do ano.

Leia também: Linha Internacional da Data — a linha imaginária que marca a mudança da data

Resumo sobre os trópicos de Câncer e Capricórnio

  • Os trópicos de Câncer e Capricórnio são linhas imaginárias que cortam a superfície terrestre no sentido leste–oeste.

  • O Trópico de Câncer está localizado na coordenada 23º 27’ N.

  • O Trópico de Capricórnio está situado na coordenada 23º 27’ S.

  • Os trópicos são utilizados, entre outros, para deslocamentos no espaço geográfico, além do auxílio na demarcação das zonas climáticas e das estações do ano terrestres.

  • Os trópicos são exemplos de paralelos, ou seja, linhas imaginárias horizontais que cortam o planeta no sentido leste–oeste.

  • Em oposição aos paralelos, há os meridianos — linhas imaginárias verticais que cortam o planeta no sentido norte–sul.

  • A latitude refere-se à distância em graus de um ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador.

  • A longitude indica a distância em graus de um determinado ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são os trópicos de Câncer e Capricórnio?

Os trópicos de Câncer e Capricórnio são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido lesteoeste. Eles integram o sistema de coordenadas terrestres, já que são classificados como paralelos, logo, são traçados na horizontal, de forma paralela à Linha do Equador.

O termo “trópico” remete a uma volta completa em torno da esfera terrestre. Os nomes Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio são uma referência à localização dessas linhas imaginárias, sendo a primeira situada próximo à Constelação de Câncer, e a segunda, à Constelação de Capricórnio.

Qual a função dos trópicos de Câncer e Capricórnio?

A função dos trópicos de Câncer e Capricórnio está relacionada especialmente à orientação e localização na superfície terrestre, visto que se trata de linhas imaginárias importantes, que auxiliam no deslocamento pelo espaço planetário.

Os trópicos de Câncer e Capricórnio contribuem para a delimitação das zonas climáticas terrestres, uma vez que marcam a passagem entre a zona tropical e a zona temperada do globo. A porção do planeta situada entre os trópicos de Câncer e Capricórnio e a Linha do Equador é chamada de zona climática tropical. Já a porção localizada entre os trópicos de Câncer e Capricórnio e os círculos Polar Ártico e Polar Antártico é chamada de zona climática temperada.

Ademais, os trópicos de Câncer e Capricórnio também servem de referência para a marcação dos solstícios e equinócios que ocorrem no planeta. Eles também servem de indicação das mudanças das estações do ano por meio da marcação do limite da radiação solar que chega verticalmente à Terra.

→ Importância dos trópicos

Os trópicos, assim como os demais elementos de orientação cartográfica, são fundamentais para o estabelecimento de diferentes rotas pela superfície terrestre. Eles permitem, com precisão, a localização de um ponto no espaço, assim como servem de referência para deslocamentos diversos. Essas linhas imaginárias auxiliam na demarcação de fenômenos geográficos importantes, como as zonas climáticas e as estações do ano.

Trópico de Câncer

O Trópico de Câncer é uma linha imaginária que corta o Hemisfério Norte. Ele está localizado na coordenada 23º 27’ N (23 graus e 27 minutos Norte). Os países cortados pelo Trópico de Câncer são:

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio é uma linha imaginária que corta o Hemisfério Sul. Ele está situado na coordenada 23º 27’ S (23 graus e 27 minutos Sul). Os países cortados pelo Trópico de Capricórnio são:

No caso específico do Brasil, o Trópico de Capricórnio corta os seguintes estados brasileiros:

Turistas na Namíbia olhando uma placa indicando que o Trópico de Capricórnio corta a região.
Os marcos do Trópico de Capricórnio são pontos turísticos em diversos países. [1]

Paralelos e meridianos

As linhas imaginárias, como os trópicos de Câncer e Capricórnio, auxiliam nos deslocamentos terrestres, formando uma grade de coordenadas geográficas. Essa grade é formada por um conjunto de paralelos e meridianos:

  • Paralelos: são linhas imaginárias horizontais que cortam o planeta no sentido leste–oeste. O principal paralelo terrestre é a Linha do Equador. Os trópicos de Câncer e Capricórnio são exemplos de paralelos de Terra.

  • Meridianos: são linhas imaginárias verticais que cortam o planeta no sentido norte–sul. O principal meridiano é o Meridiano de Greenwich.

Latitude e longitude

As medidas de latitude e longitude são estabelecidas por meio de uma coordenada geográfica que permite localizar qualquer ponto da superfície terrestre.

  • Latitude: refere-se à distância em graus de um ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador. Ela varia de 0º a 90º Norte (N) ou Sul (S).

  • Longitude: refere-se à distância em graus de um ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich. Ela varia de 0º a 180º Leste (L) ou Oeste (O).

Representação das linhas imaginárias horizontais (paralelos) e verticais (meridianos) da Terra.
O esquema acima apresenta as linhas imaginárias horizontais (paralelos) e verticais (meridianos), usadas para o cálculo da latitude e longitude.

Veja também: Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais — os pontos que indicam as orientações no espaço geográfico

Exercícios resolvidos sobre trópicos de Câncer e Capricórnio

Questão 1

(IFPR) Em relação à localização geográfica do Brasil, somente podemos afirmar que:

A) a sua posição em relação ao Trópico de Capricórnio produz as suas características climáticas principais.

B) em relação ao continente antártico o Brasil, situa-se mais a leste e ao sul, mas não sofre influências marítimas dele.

C) observando o país em um planisfério, localiza-se totalmente ao norte do Trópico de Câncer e do Equador

D) a linha do Equador corta o Brasil praticamente ao meio, o que causa o domínio dos climas tropicais e úmidos.

Resolução:

Alternativa A

O Brasil possui parte do seu território situada abaixo do Trópico do Capricórnio, logo, tal aspecto influencia nas suas características climáticas, visto que, na região abaixo dessa linha imaginária, predomina o tipo climático subtropical, diferentemente da maior parte do território brasileiro, marcado pelo clima tropical.

Questão 2

O Trópico de Capricórnio é uma importante linha imaginária que corta, entre outros países, o Brasil. Qual dos estados abaixo NÃO é cortado pelo Trópico de Capricórnio?

A) São Paulo

B) Mato Grosso do Sul

C) Paraná

D) Rio Grande do Sul

Resolução:

Alternativa D

O Trópico de Capricórnio corta os seguintes estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. O Rio Grande do Sul, apesar de estar localizado abaixo do Trópico da Capricórnio, não é cortado por essa linha imaginária.

Questão 3

O Trópico de Câncer é uma das principais linhas imaginárias que cortam o Hemisfério Norte. Por localizar-se na porção setentrional do planeta, ele corta os seguintes continentes:

A) África, Ásia e América do Norte.

B) Europa, África e América do Norte.

C) Antártica, África e América Central.

D) Oceania, América do Sul e Ásia.

Resolução:

Alternativa A

O Trópico de Câncer corta o Hemisfério Norte do planeta, em uma porção mais intermediária dessa região, abrangendo três continentes distintos, portanto, essa linha imaginária corta África, Ásia e América.

Crédito de imagem

[1] Anya Newrcha / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bússola
Saiba mais sobre a história da bússola. Veja quais são as principais características desse instrumento de orientação. Entenda o funcionamento de uma bússola.
Coordenadas geográficas
Clique aqui e saiba o que são as coordenadas geográficas e quais são seus tipos. Entenda como as linhas imaginárias do planeta se relacionam com os seus cálculos.
Latitude e longitude
Clique aqui, saiba a diferença entre latitude e longitude e conheça suas funções na localização de um determinado ponto da superfície terrestre.
Orientação e localização
Orientação e localização, Como se orientar na superfície terrestre, Orientação pelos astros, Orientação por instrumentos, Orientação e localização pelos paralelos e latitudes, Orientação e localização pelos meridianos e longitudes, Orientação e localização pelas coordenadas geográficas.
Paralelos e meridianos
Saiba o que são e como funcionam os paralelos e meridianos, bem como a principal utilização dessas linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre!
Projeções cartográficas
Saiba o que são projeções cartográficas. Descubra quais são os tipos de projeções e suas principais características e veja também os principais modelos de projeções.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!