Whatsapp icon Whatsapp

A princípio X Em princípio – marcas linguísticas

Por certo, ambas as expressões não lhe causam assim tanta estranheza, não é mesmo? O fato é que não somente estas, mas uma infinidade de outras tantas, compartilham do nosso cotidiano linguístico. No entanto, proferimo-las sem nos darmos conta se estão de acordo ou não com o padrão formal da linguagem.

Sempre quando nos atemos a essa questão, é salutar ressaltarmos as competências que precisamos desenvolver mediante o ato da escrita, e uma delas é conhecermos o significado das palavras. Há palavras que apresentam características bastante semelhantes, ou às vezes até idênticas, mas que na verdade escondem um grande segredo: são dotadas de significados diferentes.

Em razão dessa ocorrência, tendo em vista a necessidade já mencionada, nos basearemos nos dois casos em questão, levando em conta as reais circunstâncias de uso:


A princípio denota o sentido referente à primeira vista, primeiramente, incialmente. Perceba os exemplos:


A princípio pensamos numa proposta mais condizente com a situação, mas logo desistimos.

A garota, a princípio, pareceu meio nervosa.



Em princípio significa em tese, teoricamente, de modo geral. Sendo assim aplicável aos casos semelhantes a:


Em princípio, tal colocação concebe-se de forma errônea.

Em princípio, as normas adotadas pela empresa vão de encontro à legislação vigente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Frente a e Face a: adequações linguísticas
Confira acerca de algumas adequações linguísticas relativas às expressões frente a e face a, bastando para isso apenas um clique!
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.