Whatsapp icon Whatsapp

Classe e Função

Compreender a diferença entre classe e função é primordial no estudo da análise sintática e morfológica
Compreender a diferença entre classe e função é primordial no estudo da análise sintática e morfológica

Falar sobre classe e função significa referir-se, sobretudo, à análise sintática e à análise morfológica. Talvez esse assunto ainda não seja para você algo claro e definido, dada a razão de ele não ser muito explorado em sala de aula. No entanto, pode ter a certeza de que em se tratando de provas relacionadas a vestibulares e, sobretudo, relacionadas a concursos, ele representará um dos tópicos abordados e cobrados. 

Assim, em face dessa realidade, está na hora de você compreender as peculiaridades que norteiam tal assunto, no qual o principal requisito é ter a habilidade de fazer a diferenciação entre ambos os elementos. Dessa forma, certifiquemo-nos de alguns pontos destacados a seguir. Para tanto, tomemos como exemplo alguns enunciados nos quais faremos tanto a análise morfológica, quanto a sintática:

A vida é bela.
Morfologicamente, temos:

a – artigo definido
vida – substantivo abstrato
é – verbo ser
bela – adjetivo

Do ponto de vista sintático, obtemos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vida – sujeito simples
é bela – predicado nominal
bela – predicativo do sujeito

A título de constatação, notamos que na primeira análise todos os elementos foram destacados um a um e analisados de acordo com a classe gramatical a que pertencem, levando-se em consideração a existência das dez classes gramaticais que integram os estudos morfológicos.

Já na segunda, os elementos foram analisados de acordo com a função que exercem mediante um dado contexto oracional. Eis que, partindo dessa prerrogativa, obtemos o ponto central que subsidia nossa discussão. Ou seja: o que antes funcionou como um adjetivo, agora (mediante a análise sintática) representa um predicativo do sujeito, cujo principal pressuposto é o de conferir uma qualidade ao sujeito. O verbo ser (é), ora representando tal classe, passa a ocupar a função de predicado.

Mediante tais elucidações, para compreender as análises sintática e morfológica temos que saber diferenciar classe de função.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Aposto e vocativo
Entenda o que é aposto e vocativo. Descubra qual a diferença entre eles. Saiba quais sãos os tipos de aposto. Confira exercícios resolvidos sobre o tema.
Organização sintática
Uma das habilidades de que precisa dispor o emissor se refere à organização sintática. Conheça aqui acerca das características que a norteiam!
Predicativo e Aposto Explicativo
Amplie ainda mais seus conhecimentos linguísticos, conferindo as diferenças que demarcam o predicativo e o aposto explicativo!
Sujeito e predicado
Descubra o que é sujeito e predicado e saiba quais são os seus tipos. Aprenda também a identificá-los nas orações.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.