Composição
Assim como a derivação, a composição é um dos processos de formação de palavras, as quais são unidas a partir de duas ou mais palavras simples ou radicais. Essa composição dá origem a novas palavras que possuem significado próprio.
A palavra 'couve-flor', por exemplo, é composta pelos substantivos 'couve' e 'flor'. Essa nova palavra, que também é um substantivo, tem significado próprio e diferente dos significados das duas palavras que a compuseram.
A principal função dos processos de composição é a criação de novas palavras para denominar novos objetos, conceitos, práticas, ocupações etc. As palavras podem ser compostas de modo descritivo, ou seja, o nome criado está diretamente relacionado com as suas características mais relevantes (lava-louças, bicho-da-seda). Também podem ser compostas de modo metafórico, ou seja, aquelas que remetem ao sentido figurado (louva-a-deus, arranha-céu). A composição das palavras pode ocorrer com ou sem o auxílio do hífen e de duas formas:
→ Composição por Justaposição
Justaposição é o processo que ocorre quando os elementos ou palavras estão lado a lado. Estar lado a lado significa que, quando são unidas duas ou mais palavras ou radicais, nenhuma delas é alterada sonora ou ortograficamente. Apesar de não haver alteração nas palavras que participaram da composição, o significado da nova palavra formada é próprio.
Observe os exemplos:
-
Arco-íris
-
Passatempo
-
Pé de moleque
-
Quinta-feira
-
Guarda-volume
-
Micro-ondas
-
Papel-alumínio
-
Cachorro-quente
→ Composição por Aglutinação
A aglutinação é o processo que ocorre quando os elementos ou palavras que formam as novas palavras unem-se e fazem com que pelo menos uma de suas partes perca sua integridade sonora ou ortográfica.
Observe os exemplos:
-
Planalto (plano + alto)
-
Petróleo (pedra + de + óleo)
-
Fidalgo (filho + de + algo)
-
Pernalta (perna + alta)
-
Boquiaberto (boca + aberta)