Período composto por coordenação
O período composto por coordenação é um período cujas orações que aparecem juntas não dependem uma da outra para fazer sentido, ou seja, são duas orações coordenadas, unidas em um período.
Leia também: Diferença entre frase, oração e período
Resumo sobre período composto por coordenação
-
O período composto por coordenação tem orações independentes uma da outra, que têm sentido mesmo que sejam isoladas no enunciado.
-
Além desse período, há ainda períodos compostos por subordinação e períodos compostos por coordenação e subordinação ao mesmo tempo.
-
Há dois tipos de oração coordenada: a assindética e a sindética, sendo esta última subdividida em aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva ou explicativa.
O que é um período?
O período é o enunciado composto de duas ou mais orações com sentido completo em junção. Um período simples tem apenas uma oração. Já o período composto tem duas ou mais orações nele.
Observe a diferença a seguir:
-
Período simples: Eu tenho um cachorro.
-
Período composto: Eu tenho um cachorro e penso em adotar um gato.
Entre os tipos de período composto, há aqueles compostos por subordinação, por coordenação e, ainda, os que são compostos tanto por coordenação quanto por subordinação.
Como identificar um período composto por coordenação?
O período composto por coordenação terá duas ou mais orações, sendo que todas elas serão independentes entre si, ou seja, manterão sentido completo mesmo se estiverem isoladas em outro enunciado. Veja:
Eu a chamei, mas você não me ouviu.
Precisamos nos encontrar depois e conversar sobre aquele projeto, mas estamos com tantos compromissos...
Cada oração que compõe os dois exemplos de períodos compostos por coordenação foi destacada com uma cor diferente. Note que se essas orações estivessem isoladas por um ponto ou fossem lidas sem qualquer outra oração, o sentido de cada uma se manteria sem prejuízo.
Quais são os tipos de orações coordenadas?
Há dois tipos básicos de orações coordenadas: as assindéticas e as sindéticas.
-
Orações coordenadas assindéticas
Não são ligadas por nenhuma conjunção. Exemplo:
Caí, me levantei, superei.
-
Orações coordenadas sindéticas
São ligadas por conjunções. Esse tipo de oração coordenada é subclassificado em cinco tipos de acordo com a relação que essa conjunção estabelece entre as orações que foram ligadas.
-
Aditivas: estabelecem relação de adição. Ex.: Caí e me levantei.
-
Adversativas: estabelecem relação de oposição. Ex.: Caí, mas me levantei.
-
Alternativas: estabelecem relação de alternância entre possibilidades ou escolhas, alternativas. Ex.: Ou permaneço no chão, ou me levanto.
-
Conclusivas: estabelecem relação de conclusão. Ex.: Eu me levantei, logo, eu superei.
-
Explicativas: estabelecem relação de explicação. Ex.: Eu superei, porque eu me levantei.
Para saber mais e conferir mais exemplos sobre as orações coordenadas, clique aqui.
Diferenças entre o período composto por coordenação e o período composto por subordinação
Diferentemente do que ocorre no período composto por coordenação, em que as orações são independentes entre si, no período composto por subordinação, há, pelo menos, uma oração dependente de outra para ter sentido completo. Nesse caso, há uma oração principal, que tem sentido completo sozinha, e outra subordinada, que é dependente da oração principal para ter sentido. Veja:
Oração principal + oração subordinada
Sua frase me magoou tanto, a ponto de eu me afastar de você por um tempo.
A oração “Sua frase me magoou tanto” tem sentido completo e, se lida isoladamente, mantém sentido completo. Porém a oração “a ponto de eu não me afastar de você por um tempo” só faz sentido quando acompanhada da oração principal, não podendo ser isolada. Por isso, trata-se de uma oração subordinada. As duas juntas formam um período composto por subordinação.
Período composto por coordenação e subordinação
Além dos dois períodos explicados anteriormente, há ainda um tipo de período composto por coordenação e subordinação ao mesmo tempo. Veja o seguinte caso:
Orações coordenadas + oração principal + oração subordinada
Aquela viagem foi incrível, mas eu não faria de novo para conhecer outros lugares.
Aqui, há três orações:
-
Aquela viagem foi incrível,
-
mas eu não faria de novo
-
para conhecer outros lugares.
As relações entre elas são diferentes: a oração “Aquela viagem foi incrível” e a oração “mas eu não faria de novo” são independentes, tendo sentido completo. Por isso, formam um período composto por coordenação, sendo duas orações coordenadas.
Além disso, a oração “para conhecer outros lugares” é subordinada à oração “mas eu não faria de novo”, que passa a ser oração principal da oração subordinada. Aqui, há um período composto por subordinação, logo, esse período inteiro é composto por coordenação e subordinação.
Leia também: Orações subordinadas adverbiais — tipos e exemplos
Exercícios resolvidos sobre período composto por coordenação
Questão 1
(Unoesc)
Dentre os períodos apresentados a seguir, um é composto por coordenação e contém uma oração coordenada sindética aditiva, assinale-o.
A) Cheguei aqui, procurei minha sala e mantive-me calado.
B) Quando cheguei aqui, logo procurei minha sala.
C) Tenho certeza de que alcançarei nota máxima.
D) Não se esqueça de que tudo depende de seu esforço.
Resposta
Alternativa A. A oração “e mantive-me calado” é sindética (apresenta conjunção) e aditiva (estabelece relação de adição de ideias).
Questão 2
(Ibade)
O período composto por coordenação está explícito em:
A) É possível que a estreia do filme seja amanhã.
B) Não sou mau; agora, também não sou bobo.
C) Não acredito que vá chover amanhã no litoral.
D) Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo.
E) Irei embora, assim que se confirmar o adiamento da prova.
Resposta
Alternativa B. As orações “Não sou mau” e “agora, também não sou bobo” são coordenadas, tendo sentido completo mesmo quando isoladas uma da outra. As demais alternativas apresentam períodos compostos por subordinação.