Prevenir ou previnir?
Muitas pessoas têm dúvidas quanto à ortografia do verbo PREVENIR. Para saná-las, é preciso observar a grafia correta do substantivo PREVENÇÃO, o qual apresenta a vogal E, e não a vogal I, na segunda sílaba. Prevenir significa “tomada de atitude com o objetivo de evitar que algo aconteça, antecipar-se”.
Com base na etimologia desse verbo e desse substantivo, é possível afirmarmos que a palavra “PREVINIR” NÃO existe na língua portuguesa.
As dúvidas com relação à ortografia de algumas palavras muitas vezes ocorrem em virtude da proximidade fonética (sons) entre as vogais E e I e também em razão das diferentes maneiras de pronunciar alguns fonemas de acordo com alguns dialetos das diferentes regiões do Brasil.
Além do verbo PREVENIR, exitem outras palavras na língua portuguesa que também podem gerar dúvidas em relação à sua ortografia. Observe:
-
Privilégio
-
Mexerica
-
Empecilho
-
Campeão
-
Peão
-
Enxada
-
Enxurrada
-
intitulado
-
estudo
-
Pente
-
estúdio
Leia também a respeito de outras palavras ou expressões que podem gerar dúvidas com relação à ortografia: “com certeza ou concerteza?”; “as vezes ou às vezes?”; “sessão, seção ou ceção?”, “viagem ou viajem?”, “por que, porque por quê ou porquê?”. Bons estudos!