Tal qual tem plural?
Atentemo-nos aos seguintes enunciados:
Você considera a expressão tal qual ora denotando o sentido de uma comparação, assim como em “a garota é tal qual a mãe”? Se sim, saiba que você e um número significativo de usuários da língua assim o procedem. Assim, se se trata de uma comparação, tão logo a remetemos à classe das conjunções, invariáveis, portanto.
Entretanto, não é bem assim, haja vista que dela devemos extrair algumas considerações necessárias à efetivação de nosso intento. Dessa forma, cabe ressaltar que “qual” atua como pronome relativo, que por sinal é passível de flexão, bem como “tal”, atuando como pronome demonstrativo, também variável. Partindo de tais pressupostos, chegamos ou não a uma conclusão? É a pergunta a que vamos responder por meio de alguns exemplos, elucidados a seguir:
As garotas eram tais quais as mães.
→ ←
Eles eram tais qual o personagem daquele filme.
→ ←
Mariana, na fase adulta, será tal quais suas primas.
→ ←
Titio era tal qual o pai dele.
→ ←
Como afirmado anteriormente, o fato de a expressão se manifestar invariável, sobretudo em se tratando da linguagem informal, deve-se à concepção de muitos, considerando-a como uma comparação. Entretanto, como constatado por meio dos exemplos acima, ela é perfeitamente passível de flexão, a depender do contexto linguístico.
Esteja atento (a) a essas questões, principalmente em se tratando de determinadas situações comunicativas, como na linguagem escrita.