Dom Pedro II

Dom Pedro II, o último imperador do Brasil, exerceu um longo reinado, que se estendeu de 1841 a 1889.

Dom Pedro II (nascido Pedro de Alcântara) foi o segundo e último imperador do Brasil. Ao contrário de seu pai lusitano, o primeiro a reinar em terras brasileiras, D. Pedro II nasceu no Brasil, no interior do estado do Rio de Janeiro, em 1825, fruto da união das casas aristocráticas de Bragança (à qual estavam vinculados seu pai e seu avô, D. João VI) e de Habsburgo. A essa última pertencia sua mãe, a arquiduquesa da Áustria e imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina.

A preparação de Pedro II para assumir o trono de imperador do Brasil começou ainda muito cedo, quando ele estava prestes a completar seis anos de idade, em 1831. Nesse ano, seu pai abdicou do trono em seu favor, voltando para Portugal para enfrentar uma disputa política em virtude da sucessão do trono português após a morte de D. João VI. A mãe de Pedro II, Maria Leopoldina, morreu em 1826, quando o futuro imperador tinha apenas 1 ano de idade. Sendo assim, a sua formação foi conferida a preceptores, dentre os quais se destacou José Bonifácio de Andrade e Silva.

Até 1841, o Brasil foi administrado por regentes que procuravam cumprir as diretrizes políticas imperiais até o momento em que Pedro II estivesse apto para assumir o trono. Esse foi um dos períodos mais conturbados do Brasil, pois houve grande revoltas regionais, como a Guerra dos Farrapos, ocorrida em 1838. Entre 1840 e 1841, os parlamentares do Império Brasileiro, em Assembleia Geral, decidiram por conferir a maioridade a Dom Pedro II, na ocasião em que ele tinha apenas 14 anos de idade. No ano seguinte, Pedro II foi coroado e sagrado como imperador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Segundo Império foi marcado por alguns acontecimentos decisivos, como o desenvolvimento da economia cafeeira, tendo como base ainda o trabalho escravo, e de alguns setores da indústria, como a construção de ferrovias. Ao mesmo tempo, também houve o processo gradual de extinção do trabalho escravo, ainda que o Brasil tenha sido o último país ocidental a abolir a escravidão. A garantia da integração territorial nacional, a Guerra do Paraguai e o fortalecimento do Exército Brasileiro também ocorreram sob o reinado de Pedro II.

Alguns aspectos de cunho particular a respeito do imperador também chamam atenção. Dom Pedro II gostava de viajar para centros turísticos de prestígio histórico e chegou a visitar as grandes pirâmides do Egito, no vale de Gizé, onde tirou fotografias com a família real. A tecnologia fotográfica era, diga-se de passagem, uma das grandes obsessões do monarca.

Pedro II foi destronado em 1889, quando ocorreu a Proclamação da República por meio do Golpe Militar de 15 de novembro. O imperador faleceu em Paris, em 1891, recebendo, no entanto, todas as honrarias de chefe de Estado, concedidas pelas autoridades francesas.

Dom Pedro II, filho de D. Pedro I e da imperatriz Leopoldina, reinou sobre o Brasil até 1889
Dom Pedro II, filho de D. Pedro I e da imperatriz Leopoldina, reinou sobre o Brasil até 1889
Publicado por: Cláudio Fernandes
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

Além de pertencer, por herança, à casa de Bragança, família aristocrática portuguesa da linhagem de João VI, Dom Pedro II também tinha o sangue aristocrático da:

a) Casa de Hanover

b) Casa de Habsburgo

c) Casa de Médice

d) Casa de Hohestaufen

e) Casa de Richtohfen

Questão 2

(UFMT) Durante o Segundo Reinado, com a consolidação de um projeto político nacional, após os conturbados anos da década de 30 do século XIX, o Brasil ampliou sua projeção externa e esteve envolvido em várias questões importantes no plano internacional, principalmente na região da Bacia do Prata. Sobre a política externa do Segundo Reinado para essa região, é correto afirmar:

a) Foi negociado o fim da Guerra da Cisplatina.

b) O Brasil subjugou a Argentina na guerra contra o Aguirre.

c) Foi celebrada uma aliança com o Paraguai para conter a expansão uruguaia.

d) O Brasil promoveu paz na região.

e) Foi criada a Tríplice Aliança contra o Paraguai.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Partitura da música do Hino Nacional Brasileiro, composta por Francisco Manuel da Silva
13 de abril – Dia do Hino Nacional Brasileiro
Fique sabendo por que o Dia do Hino Nacional do Brasil é celebrado em 13 de abril e o que isso tem a ver com a abdicação de D. Pedro I.
A princesa Isabel, herdeira do trono do Brasil, foi a responsável por assinar a lei que aboliu o trabalho escravo no Brasil, em 1888.*
Princesa Isabel
Acesse este texto e saiba mais sobre a vida da princesa Isabel, herdeira do trono do Brasil, responsável por assinar a Lei Áurea e que acabou morrendo no exílio.
Monumento ao filósofo francês Auguste Comte na Praça Sorbonne, Paris – França.
Positivismo
Clique aqui e descubra o que foi o positivismo, corrente teórica do século XIX que priorizou o desenvolvimento da técnica e o cientificismo.
15 de novembro – Dia da Proclamação da República
Acesse para saber mais sobre o dia 15 de novembro. Entenda por que esse dia é importante para a história brasileira e também feriado nacional.
O governo de Dom Pedro II, período de estabilidade e transformações.
A política do Segundo Reinado
Segundo Reinado, Brasil no século XIX, política no Segundo Reinado, a questão escravista, a política conciliatória de Dom Pedro II, o movimento abolicionista, a ascensão dos militares o fim do governo imperial.
Ilustração do século XIX retrata combate travado entre as duas forças durante a Guerra do Paraguai
Guerra do Paraguai
Clique e conheça as causas e os principais acontecimentos da Guerra do Paraguai (1864-1870), evento que trouxe mudanças aos países envolvidos.
O café reorganizou o cenário econômico brasileiro do século XIX e XX.
Economia Cafeeira
Economia cafeeira, Segundo Reinado, café, economia Brasileira, Vale do Paraíba, Oeste Paulista, mão-de-obra escrava, mão-de-obra assalariada, dinamização da economia, técnicas de plantio, investimento financeiro.
Com a Lei Áurea, os libertos procuraram novas formas de sustentar-se e muitos abandonaram os seus antigos locais de trabalho.
Limitações da Lei Áurea
Clique e acesse este texto que trata das limitações da Lei Áurea. Entenda como ficou a vida dos ex-escravos após a abolição da escravidão.
As leis abolicionistas promoveram a abolição gradual, conforme desejavam as elites econômicas do Brasil.
Leis abolicionistas
Acesse e entenda quais foram as leis abolicionistas e o que elas decretaram. Entenda também o contexto da aprovação de cada uma delas.