Whatsapp icon Whatsapp

Anúbis

Anúbis foi um deus egípcio considerado o primeiro deus dos mortos e da mumificação. Com o tempo, foi perdendo esses atributos para Osíris.
Anúbis, primeiro deus egípcio dos mortos e da mumificação.
Anúbis, primeiro deus egípcio dos mortos e da mumificação.

Anúbis foi um deus egípcio representante dos mortos e da mumificação, mas que, gradualmente, perdeu esses atributos para outro deus egípcio, Osíris. De toda forma, ele permaneceu como protetor dos túmulos e cemitérios e guia dos mortos na vida após a morte, participando também do julgamento no Tribunal de Osíris.

Acredita-se que o culto a Anúbis tenha surgido em algum momento do período Pré-Dinástico (entre 6100 a.C. e 3500 a.C.), e as primeiras representações desse deus remontam a cerca de 3100 a.C. Por sua relação com a morte, era comum que os túmulos no Egito fossem decorados com desenhos de Anúbis. Na mitologia egípcia, ele era filho de Néftis e Osíris.

Acesse também: Aton o deus único do Universo visível

Resumo sobre Anúbis

  • Anúbis foi o deus dos mortos e da mumificação no Antigo Egito.
  • Por volta de 2000 a.C., foi substituído por Osíris como o principal deus dos mortos.
  • Permaneceu como o protetor dos túmulos e dos cemitérios.
  • Guiava os mortos na vida após a morte e participava do Tribunal de Osíris.
  • Existiam amuletos fabricados em sua homenagem, e os túmulos eram decorados com imagens dele.

Quem foi Anúbis

Anúbis foi um deus da religiosidade dos egípcios antigos, representando os mortos e a mumificação. Com o tempo, uma significativa mudança nas crenças egípcias aconteceu e Anúbis foi cedendo esses atributos a Osíris. Assim, aquele se converteu em uma espécie de auxiliar deste.

Além disso, passou a ser o protetor dos túmulos e cemitérios e quem guiava e protegia os mortos no além. Os egípcios o representavam com o corpo humano, mas com o rosto de chacal, de cor preta, que tinha duplo significado na cultura egípcia.

Por um lado, o preto representava a decomposição do corpo, portanto, a morte e a passagem para o além, mas também se referia ao renascimento da vida, pois era a mesma cor do solo fértil às margens do rio Nilo.

O conhecimento atual dos historiadores permite dizer que as primeiras representações a esse deus remontam a cerca de 3100 a.C. Essas representações foram encontradas por meio de escavações arqueológicas em tumbas egípcias. Entretanto, acredita-se que o culto a Anúbis tenha se estabelecido durante o período Pré-Dinástico, entre 6100 a.C. e 3500 a.C.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ascensão de Osíris na religiosidade egípcia se deu por volta de 2000 a.C., e, a partir disso, Anúbis foi perdendo espaço para esse novo deus, que passou a ser o principal representante dos mortos para os egípcios. Essa mudança trouxe alterações até mesmo nos mitos que envolviam Anúbis, e ele passou a ser visto como filho de Néftis e Osíris.

Com a popularização de Osíris, Anúbis foi colocado como uma espécie de auxiliar daquele, passando a proteger os túmulos e guiar os mortos na vida após a morte. Era ainda um dos deuses que participavam do Tribunal de Osíris, que julgava os mortos por suas ações, e também atuava na balança desse tribunal.

Essa balança era determinante para o destino dos mortos: se eles gozariam da vida após a morte ou se seriam devorados por um monstro. Nessa balança, o coração do morto era pesado com uma pena, e, caso fosse mais leve, a morto poderia gozar da vida após a morte. Esse mito trazia o coração como símbolo das ações da pessoa em vida e a pena como símbolo do conceito de justiça para os egípcios.

  • Nascimento de Anúbis

Vimos que a popularização de Osíris fez com que Anúbis passasse a ser visto como seu filho. O mito do seu nascimento se iniciava com uma artimanha de Néftis, deusa da noite. Ela tinha interesse em Osíris, pois o achava muito bonito. Assim, ela se disfarçou de Ísis, a esposa de Osíris, e o seduziu.

Néftis engravidou depois de se relacionar com Osíris, e, para evitar que seu marido, Set, descobrisse sua traição, decidiu abandonar a criança. Essa criança era Anúbis, que foi adotado por Ísis quando essa deusa descobriu o que havia acontecido. Eventualmente, Set também descobriu o que aconteceu e vingou-se assassinando Osíris.

Saiba mais: Faraó — tinha fundamental importância no sistema de crenças do povo egípcio

Anúbis na religiosidade egípcia

Anúbis era cultuado em determinados locais do Egito e existiam santuários em sua homenagem espalhados por diversas regiões. A cidade de Saka guardava um dos principais locais de culto a Anúbis, e Mênfis transformou esse deus em seu patrono da mumificação. Isso porque essa cidade ficou conhecida por ter diversas necrópoles.

Ritual de mumificação representado por hieróglifos, com Anúbis preparando o sarcófago do faraó
Anúbis era o patrono da mumificação.[1]

As necrópoles, basicamente, eram locais em que ficavam os túmulos, o que evidenciava a ligação de Anúbis com a morte e com os rituais funerários presentes na cultura egípcia. Havia amuletos produzidos em referência a esse deus, além das tumbas serem decoradas com imagens dele.

Na religião egípcia, Anúbis era conhecido como Inpu ou Anpu, sendo o termo “Anúbis” oriundo do grego. Além disso, os egípcios tinham uma série de epítetos usados para se referir a esse deus, entre eles: “o primeiro dos ocidentais”, “mestre dos segredos”, “aquele que está na montanha sagrada”.

Todos esses epítetos ressaltavam o vínculo de Anúbis com a morte, a vida após a morte e a mumificação. Inclusive, o termo “ocidental”, na religiosidade egípcia, era usado para se referir àqueles que estavam no local para onde iam os mortos.

  • Videoaula sobre Egito Antigo: religião

Crédito de imagem

[1] Shuttestock / matrioshka

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

A Religião do antigo Egito
A religião do antigo Egito foi sempre motivo de fundamental respeito e austeridade dessa antiga civilização.
A morte no Egito Antigo
Sabia como os antigos egípcios encaravam a morte.
Egito Antigo
Clique aqui e conheça os principais elementos da história do Egito Antigo, uma das civilizações mais antigas do mundo.
Egito – Médio Império
A prosperidade e as disputas que marcaram esse período.
Formação do Império Egípcio
Os fatos e transformações históricas que marcaram o estabelecimento do Império Egípcio.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.