Whatsapp icon Whatsapp

Pan-eslavismo

O pan-eslavismo foi um movimento político e nacionalista pautado na união dos povos eslavos da Europa Oriental. Defendia os valores, origem e cultura eslavos.
Pintor tcheco Alfons Mucha diante de sua obra Epopeia eslava, em referência ao pan-eslavismo.
Durante a década de 1920, o pintor tcheco Alfons Mucha representou a história dos povos eslavos por meio da série Slavs epopee (Epopeia eslava).

 O pan-eslavismo foi um movimento político e nacionalista que surgiu, no século XIX, pautado na união dos povos eslavos da Europa Oriental. Ao longo da história, ele foi fundamental para o acirramento da disputa entre o Império Austro-Húngaro e a Áustria pela Bósnia-Herzegovina, o que acabou culminando na Primeira Guerra Mundial e serviu para os interesses políticos e econômicos russos de expansão na Europa Oriental.

Assim como o pangermanismo, o pan-eslavismo pode ser considerado como fator importante para o fortalecimento de movimentos ultranacionalistas no cenário europeu, que resultaram na ascensão de governos autoritários e totalitários.

Leia também: Quais foram as causas da Primeira Guerra Mundial?

Resumo sobre o pan-eslavismo

  • Surgiu no século XIX e foi um movimento político e nacionalista pautado na união dos povos eslavos da Europa Oriental.
  • Defendia os valores, origens e cultura eslavos, era contrário ao contato e influência ocidentais. Buscava a união dos povos pertencentes ao grupo linguístico eslavo, tais como: servos, croatas, russos, poloneses, tchecos, búlgaros, ucranianos e eslovacos. 
  • Serviu para os interesses políticos e econômicos russos de expansão na Europa Oriental.
  • Foi fundamental para o acirramento de disputas envolvendo o Império Austro-Húngaro e a Áustria pela Bósnia-Herzegovina, culminando na Primeira Guerra Mundial.
  • O pan-eslavismo e o pangermanismo se fortaleceram por meio da defesa do expansionismo territorial de seus respectivos povos e estão inseridos em uma política imperialista.
  • O pan-eslavismo pode ser apontado como uma das motivações que desencadearam o estopim da Primeira Guerra Mundial, enquanto o pangermanismo foi fundamental no processo de unificação alemã, ao final do século XIX, e no acirramento das tensões durante a Segunda Guerra Mundial.

O que foi pan-eslavismo?

O pan-eslavismo surgiu no século XIX e foi um movimento político e nacionalista pautado na união dos povos eslavos da Europa Oriental. Os povos eslavos pertencem ao tronco linguístico indo-europeu, são originários da Europa Central e, conforme a lenda, descendem de irmãos que migraram para as regiões de Moscou, Praga e Varsóvia.

Ao longo da história, o pan-eslavismo serviu aos interesses políticos e econômicos russos de expansão na Europa Oriental a fim de conseguir acessar o mar Negro e o mar Mediterrâneo, além da busca pelo domínio do estreito de Bósforo e do estreito de Dardanelos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais eram os objetivos do pan-eslavismo?

O pan-eslavismo defendia os valores, origens e cultura eslavos, era contrário ao contato e à influência ocidentais. Além disso, buscava a união dos povos pertencentes ao grupo linguístico eslavo, tais como: servos, croatas, russos, poloneses, tchecos, búlgaros, ucranianos e eslovacos. 

O pan-eslavismo também defendia a libertação dos povos eslavos do domínio do Império Austro-Húngaro e do Império Turco-Otomano. Assim, ele foi fundamental para o acirramento de disputas envolvendo o Império Austro-Húngaro e a Áustria pela Bósnia-Herzegovina.

Leia também: Tríplice Aliança — o acordo que reuniu Alemanha, Áustria-Hungria e Itália

O pan-eslavismo na Primeira Guerra Mundial

O pan-eslavismo foi fundamental para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e nacionalismo entre os povos de origem eslava na região balcânica. A crise balcã, associada aos interesses imperialistas russo, austro-húngaro e às lutas pela liberdade dos povos eslavos, foi fundamental para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. 

Desejando liberdade, a Sérvia buscou ajuda da Rússia, que defendia o pan-eslavismo. A Sérvia era um reino de origem eslava e, por meio do pan-eslavismo, buscava construir um Estado reunindo todos os povos eslavos na região dos Bálcãs. Nesse sentido, a Sérvia passou a apoiar movimentos e lutas de independência dos povos eslavos que estavam sob o domínio do Império Austro-Húngaro na região dos Bálcãs. Desde a desintegração do Império Turco-Otomano, a região dos Balcãs era espaço de disputas e conflitos nacionalistas envolvendo sérvios, croatas e bósnios

A Bulgária, com o apoio do Império Austro-Húngaro, invadiu a Sérvia, entretanto, não obteve sucesso. Os eslavos da Bósnia-Herzegovina, com apoio da Sérvia, iniciaram uma série de revoltas. Buscando acalmar a situação, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, foi visitar Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina. Entretanto, durante a visita, o arquiduque austro-húngaro foi assassinado por Gavrilo Princip, estudante sérvio, membro do grupo ultranacionalista Mão Negra, que defendia o pan-eslavismo.

Após o assassinato de Francisco Ferdinando, o Império Austro-Húngaro exigiu que a Sérvia permitisse a participação austríaca nas investigações do ocorrido assim como o estabelecimento de um forte combate aos nacionalistas radicais na região. Sem ter as suas exigências atendidas, o império declarou guerra à Sérvia, ativando a política de alianças e iniciando a Primeira Guerra Mundial. 

O arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa minutos antes do atentado que deu início à Primeira Guerra Mundial. [1]
O arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa minutos antes do atentado que deu início à Primeira Guerra Mundial. [1]

Pan-eslavismo e pangermanismo

O pan-eslavismo e o pangermanismo foram fundamentais para a ascensão e o fortalecimento de regimes autoritários e totalitários, como o nazismo e fascismo, por meio do ultranacionalismo e da defesa do militarismo. Ambas as teorias se fortaleceram por meio da defesa do expansionismo territorial de seus respectivos povos e estão inseridas em uma política imperialista e neocolonial.

Por meio do pan-eslavismo, a Rússia defendia a independência das minorias locais na região balcânica, indo contra os interesses do Império Austro-Húngaro. O pan-eslavismo pode ser apontado como uma das motivações da Primeira Guerra Mundial, enquanto o pangermanismo foi fundamental no processo de unificação alemã, ao final do século XIX, e no acirramento das tensões durante a Segunda Guerra Mundial.

O pan-eslavismo apresentava a proposta da formação da Grande Sérvia por meio do apoio da Rússia e defendia a união dos povos eslavos, enquanto o pangermanismo era antissemita e buscava a união dos povos germânicos da Europa Central, tendo como principal representante a Alemanha. 

Exercícios resolvidos sobre o pan-eslavismo

Questão 1

(PUC-PR 2017) “O nascimento dos movimentos de unificação não coincidiu com o nascimento do imperialismo; por volta de 1870, o pan-eslavismo já havia se libertado das vagas e confusas teorias dos eslavófilos, e já em meados do século XIX o sentimento pangermânico era corrente na Áustria. Contudo, somente após a triunfal expansão imperialista das nações ocidentais nos anos 80 cristalizaram-se movimentos, seduzindo a imaginação de camadas mais amplas. As nações da Europa central e oriental, que não tinham possessões coloniais e mal podiam almejar a uma presença no ultramar, decidiram então que “tinham o mesmo direito à expansão que os outros grandes povos e que, se não [lhes] fosse concedida essa possibilidade no além-mar, [seriam] forçadas a fazê-lo na Europa.”

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 314.

Acerca dos movimentos do pan-eslavismo e do pangermanismo, assinale a alternativa CORRETA.

a) A Rússia combateu ambos os movimentos, pois tinha interesses imperialistas no Leste Europeu, dificultados pelo nacionalismo de tais grupos, que resistiam a uma possível anexação ao Império Russo.   

b) A chamada Crise dos Bálcãs foi resolvida somente após a assinatura do Tratado de Versalhes, que separou o antigo Império Austro-Húngaro em diversos países e criou a Iugoslávia, unindo os povos eslavos num mesmo Estado.   

c) O pangermanismo criado no século XIX propunha o estabelecimento de um único Estado reunindo os povos de língua alemã, por isso mesmo, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18) a Alemanha tentou anexar territórios entrando em confronto contra o Império Austro-Húngaro.   

d) Movimento nacionalista pela união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental, o pan-eslavismo era liderado pelos sérvios e esteve envolvido no estopim da Primeira Guerra Mundial, quando um estudante do movimento assassinou o arquiduque austríaco Francisco Ferdinando e sua esposa.   

e) Tal como o pan-eslavismo, o pangermanismo foi discutido no período pós-guerra, levando à assinatura no Tratado de Versalhes em 1919, quando a Alemanha consegue o direito de anexar territórios a leste, como o Porto de Dantzig.  

Resposta: Letra D. O texto faz referência ao surgimento do pan-eslavismo e ao pangermanismo, destacando como se deu a construção do forte nacionalismo que contribuiu para o estopim da Primeira Guerra Mundial após o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro. 

Questão 2

(CFTCE) É coerente com as razões que levaram à 1ª Grande Guerra Mundial:

a) O processo de imperialismo, promovido pelas grandes potências capitalistas da Europa, principalmente França, Inglaterra e Alemanha, gerou conflitos e até confrontos pela disputa de territórios, ao ponto de desencadear a 1ª Guerra.   

b) O pan-eslavismo defendia a união da Rússia com a Alemanha, objetivando a fusão dos povos germânicos.   

c) Temendo uma ofensiva alemã, Japão, Inglaterra e França formaram a Tríplice Aliança.   

d) O início da guerra se deu quando as tropas alemãs invadiram a Polônia, apresentando ao mundo a famosa guerra relâmpago, deixando marcas desastrosas para os poloneses.   

e) Um dos fatos que contribuíram para o final do confronto foi a entrada da Rússia na Guerra, pois tinha um exército grande e bem preparado, impondo aos alemães derrotas vexatórias.  

Resposta: Letra A. Inserido no contexto de imperialismo e neocolonialismo, as potências econômicas europeias necessitavam de mão de obra, matéria-prima e mercado consumidor. As disputas territoriais, o estabelecimento de alianças e o fortalecimento do nacionalismo foram fundamentais para o desencadeamento do conflito.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

Fontes:

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História: sociedade e cidadania, 9° ano. São Paulo: FTD, 2009.

CAMPOS, Flavio de; CLARO, Regina; DOLHNIKOFF, Miriam. História: escola e democracia. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2018.

MELLO, C. A. de, & BERCOVICI, G. (1994). Bósnia-Herzegóvina: uma análise geopolítica. Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 89, 271-284.

RENAN, E. O que é uma nação? Revista Aulas, Campinas, v. 2, n. 2, p. 1-21, 2006. 

Publicado por Vanessa Clemente Cardoso

Artigos Relacionados

Causas da Primeira Guerra Mundial
Conheça as principais causas que levaram a Europa a iniciar a Primeira Guerra Mundial e diversas curiosidades relacionadas ao conflito.
Nacionalismo
Conheça as características principais do nacionalismo e fique sabendo também em que contexto ele se desenvolveu! Conheça, ainda, suas consequências.
Primeira Guerra Mundial
Clique para conferir tudo o que você precisa saber sobre a Primeira Guerra Mundial: suas causas, países envolvidos, fases e consequências.
Questão balcânica
A disputa imperialista que serviu de estopim para a Primeira Guerra Mundial.
video icon
Escrito"Simple Future" em fundo azul.
Inglês
Simple Future | Will
Hello guys! Meu nome é Richard e sou professor de Inglês. Hoje vamos aprender sobre o Simple future com o verbo Will, mas antes, não se esqueça de se inscrever no nosso canal, ativar o sininho e ficar ligado em todas as nossas atualizações, right?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.