Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História Geral
  3. Idade Antiga
  4. Hebreus - dos Patriarcas aos Juízes

Hebreus - dos Patriarcas aos Juízes

O povo hebreu é proveniente da região Palestina, região atualmente próxima ao Líbano, ao Deserto da Arábia e à Síria. Sua localização estratégica a transformou em um dos principais entrepostos comerciais do mundo antigo e o extenso Rio Jordão abrigou a grande maioria das cidades fundadas na região. Entre os principais povos que maior influência exerceu sobre o território palestino, damos maior destaque aos hebreus e os palestinos.

Esses dois povos por muito tempo disputaram a hegemonia territorial política da região e, até hoje, protagonizam um dos mais antigos conflitos da história. Os hebreus têm origem semita e se consolidaram ao longo do Rio Jordão praticando atividades agro-pastoris. Foi aproximadamente no II milênio a.C. que o povo hebreu passou a organizar um movimento populacional de motivação religiosa: a busca da “Terra Prometida”, região equivalente ao território da Palestina.

A sociedade hebraica deste período era essencialmente patriarcal. Entre os principais líderes se destacava Abrão, que conforme o relato bíblico seria o responsável por conduzir os hebreus para região de Canaã. De acordo com algumas pesquisas, a chegada dos hebreus à Terra Prometida teria sido consolidada durante o século XVIII a.C.. Nessa região haviam diferentes povos fixados como os filisteus, cananeus, amalecitas, edomitas, moabitas e arameus.

Aproximadamente em 1750 a.C., uma grande seca desestabilizou a economia hebraica, forçando-os a se deslocarem em direção ao Egito. Chegando à região do Delta do Nilo, os hebreus mantiveram forte contato com os hicsos, que dominavam a região naquele período. A relação amistosa com os hicsos chegou ao fim quando os egípcios dominaram a região e passaram a controlar os hebreus enquanto escravos. Foi somente no final do século XIII a.C. que os hebreus fugiram do Egito sob a liderança de Moisés.

Esse importante episódio da civilização hebraica ficou conhecido como Êxodo e iniciou uma extensa fase de peregrinação do povo hebreu rumo à região Palestina. Durante esse período, de acordo com a narrativa bíblica, os hebreus empreenderam diversas lutas que restabeleceram a hegemonia hebraica na região Palestina. Josué, sucessor do líder Moisés, foi responsável por dividir os antigos clãs em doze tribos distintas. O contato com os povos vizinhos influenciou os costumes e as tradições hebraicas.

Para evitar a desunião religiosa e política do povo hebreu, o sistema de organização política dos hebreus foi posteriormente sucedido pelos juízes, que controlavam as questões militares e religiosas do povo hebreu. Entre os principais juízes estavam Jefté, Gedeão, Sansão e Samuel. Por volta de 1000 a.C., o processo de centralização política dos hebreus chegou a seu ápice com a instituição de um governo monárquico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Moisés e a Lei Mosaica: episódio fundador central na identidade cultural e religiosa dos hebreus.
Moisés e a Lei Mosaica: episódio fundador central na identidade cultural e religiosa dos hebreus.
Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A Epopeia de Gilgamesh retratou um episódio de dilúvio semelhante à história de Noé
A Epopeia de Gilgamesh e o dilúvio
Conheça a Epopeia de Gilgamesh e a origem do dilúvio bíblico.
Árvore da vida. Arte em relevo dos assírios, um dos povos da Mesopotâmia
Civilização Mesopotâmica
Conheça as características das civilizações mesopotâmicas, seus principais povos e sua forma de organização social e econômica.
Hamurábi, um dos principais reis babilônicos.
Babilônios
Babilônia, Império Babilônico, civilização babilônica, Mesopotâmia, civilizações mesopotâmicas, amoritas, Hamurábi, Código de Hamurábi, Nabucodonosor, Jardins Suspensos da Babilônia, dominação dos hebreus, Cativeiro da Babilônia, dominação persa.
O conflito entre judeus e palestinos marca um dos mais delicados eventos da civilização hebraica.
Hebreus - Monarquia, Diáspora e Reunificação
Hebreus, História hebraica, povo hebraico, História Antiga, civilização oriental, Saul, Davi, Salomão, Templo de Jerusalém, Reino de Israel, Reino de Judá, Nabucodonosor, Cativeiro da Babilônia, Ciro I, Alexandre, Império Romano, Diáspora, Segunda Guerra Mundial, Holocausto Nazista, Estado de Israel.
Hamurábi sistematizou um conjunto de leis escritas válido em todo Império Babilônico.
O código de Hamurábi
O conjunto de leis escritas que organizou o Império Babilônico.
Máscara antiga de ouro
O Império do ouro no Reino de Gana
O apogeu e o declínio do Império do ouro no Reino de Gana