Whatsapp icon Whatsapp

Povos originários

Os povos originários são entendidos como os primeiros habitantes de um local. No caso do Brasil, os povos originários são os indígenas.
Representante maori, um dos povos originários, realizando ritual.
Os maori são os povos originários da Nova Zelândia.

Os povos originários são os primeiros habitantes de um local. Aplicando no contexto da história mundial, são aqueles que habitavam determinado local antes da chegada dos europeus e do início do processo de colonização. No caso do Brasil, os povos originários são os povos indígenas.

Os povos originários do Brasil chegaram aqui, estima-se, há 12 mil anos, embora algumas teorias sustentem que essa chegada teria ocorrido há mais tempo. Os guaranis e guajajara são exemplos de povos originários no Brasil, e fora daqui podem ser mencionados os inuits, na América do Norte, e os maori, na Nova Zelândia.

Leia mais: Funai — organização governamental brasileira especializada na defesa e na proteção dos povos indígenas brasileiros

Resumo sobre povos originários

  • Os povos originários são entendidos como os primeiros habitantes de um local.
  • Também são os povos que habitavam um local antes da chegada dos europeus colonizadores.
  • No caso do Brasil, os povos indígenas são os povos originários.
  • Fora do Brasil, povos como os inuit e os maori são considerados originários.
  • Atualmente, existem cerca de 1,7 milhão de indígenas no Brasil, distribuídos em mais de 300 etnias.

Quem são os povos originários?

Os povos originários são todos aqueles considerados os primeiros habitantes de uma região. No contexto da história humana, o termo é utilizado para mencionar os povos que habitavam uma região antes dos europeus chegarem e darem início ao processo de colonização.

O termo se refere aos povos que habitavam um local no passado e também seus descendentes. Sendo assim, no Brasil, o termo é adequado para os povos indígenas, uma vez que estes são os primeiros habitantes do Brasil. O termo também pode ser utilizado para outros povos indígenas do continente americano, além dos aborígenes australianos, entre outros povos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os povos originários do Brasil

No Brasil, entende-se que os povos originários são os povos indígenas, uma vez que estes são os primeiros habitantes do Brasil e estavam aqui antes da chegada dos portugueses, em 1500. Quando os portugueses chegaram ao Brasil existiam, pelo menos, cinco milhões de indígenas, e a presença dos povos originários brasileiros remonta há 12 mil anos, embora alguns estudos sugiram que essa presença pode ser de mais de 40 mil anos.

A chegada dos seres humanos ao Brasil tem relação com a chegada dos seres humanos à América, e, uma vez presentes no continente, os humanos espalharam-se por todos os cantos. Não existe certeza sobre como isso aconteceu, mas a teoria mais aceita fala da migração de seres humanos pelo extremo norte do continente via Estreito de Bering.

A chegada dos portugueses foi desastrosa aos povos originários, que viram suas terras serem usurpadas, foram escravizados pelos portugueses e tiveram sua cultura, religião, tradições reprimidas pelos portugueses. Conquistada a independência do Brasil, os povos originários seguem tendo inúmeros de seus direitos negados pela sociedade e Estado brasileiros.

Atualmente, o Brasil é formado por quase 1,7 milhão de indígenas, que pertencem a mais de 300 etnias e que falam centenas de idiomas. Caso queira saber mais sobre os povos indígenas do Brasil, leia nosso texto.

→ Videoaula sobre indígenas no Brasil

Povos originários no mundo

O termo povos originários não tem sentido somente no contexto brasileiro, sendo aplicado para diversos povos do mundo. Em geral, os primeiros povos a habitarem uma localidade e os seus descendentes são considerados parte dos povos originários. Na América, os diferentes povos indígenas que habitavam e habitam o continente, de norte a sul, são entendidos como originários.

Família inuit, exemplo de povos originários, usando trajes tradicionais.
Os inuit são povos originários e indígenas que se encontram no Canadá, Alasca e Groenlândia.

Na lista de povos originários da América estão:

  • inuit;
  • navajos;
  • maias;
  • mapuches;
  • aimarás etc.

Existem, ainda, povos originários na Oceania, como é o caso dos maori, povo tradicional da Nova Zelândia e que teve sua cultura fortemente preservada na sociedade neozelandesa, e os aborígenes australianos, habitantes originários da ilha que foram, em grande parte, dizimados pela colonização inglesa.

Leia mais: Povos pré-colombianos — habitavam as Américas antes da chegada dos espanhóis, a exemplo dos maias e astecas

Povos originários x povos indígenas

Muitas pessoas confundem os termos “povos originários” e “povos indígenas”, achando que eles têm sentidos distintos, mas, no contexto brasileiro, os termos são sinônimos, uma vez que os indígenas são os povos originários do Brasil.

Povos originários x povos tradicionais

O termo “povos tradicionais” também é muito relacionado com povos originários e, portanto, com os povos indígenas. Apesar de o termo ter relação com os povos originários do Brasil, ele não se refere apenas a eles. A legislação brasileira específica que os povos tradicionais são grupos culturalmente diferenciados e que têm formas próprias de organização social, além de transmitirem suas tradições pelas gerações.

Nesse sentido, os povos indígenas são considerados povos tradicionais, pois se enquadram na definição estabelecida pela nossa legislação. No entanto, não são somente eles que ocupam essa posição, havendo também as comunidades quilombolas e as comunidades ribeirinhas como exemplos de povos tradicionais.

Qual a importância dos povos originários?

A cultura dos povos originários está presente na cultura brasileira em diversas formas — nas palavras, nos hábitos, na alimentação, nos ritmos, nas tradições, nas lendas, nas crenças populares etc. A riqueza da cultura dos povos originários é parte da riqueza cultural de nosso país, sendo fundamental a preservação da rica cultura dos povos originários.

Aqui, os povos originários ainda são reconhecidos pelo seu papel na preservação do meio ambiente, uma vez que as terras indígenas mantêm sua fauna e floras intactas. Os indígenas atuam pela proteção da natureza, uma vez que têm uma relação distinta com a natureza em comparação à sociedade brasileira.

Povos originários e o governo

Sônia Guajajara, representante dos povos originários brasileiros, falando em microfone.
Sônia Guajajara foi escolhida para ser a primeira comandante do Ministério dos Povos Indígenas, criado em 2023.

No contexto brasileiro, há um constante engajamento dos povos originários (e de grupos da sociedade que defendem os direitos dessas populações) em garantir que o governo atenda aos interesses e direitos dos povos originários. Isso porque, historicamente, os povos originários foram marginalizados e tiveram os seus direitos negados.

Foi somente a partir da Constituição de 1988 que uma maior atenção governamental foi dada aos direitos dos indígenas, embora ainda exista um caminho muito longo a ser avançado. Os povos originários lutam para garantir a demarcação de terras, e os que já têm suas terras demarcadas lutam para mantê-las.

Os povos originários ainda lutam contra as violências que sofrem de madeireiros, mineradores, pecuaristas e agricultores que tentam invadir e tomar suas terras. Visando atender aos direitos dos povos originários, o governo brasileiro criou, em janeiro de 2023, o Ministério dos Povos Indígenas.

Leia mais: Marco temporal sobre as Terras Indígenas — o que é e quais são as suas consequências?

Povos originários na atualidade

O Censo de 2022 realizado no Brasil mostrou que quase 1,7 milhão de indígenas vivem aqui. Os indígenas, descendentes dos povos originários, mantêm vivos a cultura indígena em nosso país, estando distribuídos em mais de 300 etnias, das quais fazem parte os guaranis, os guajajara, os yanomami, entre outros.

Créditos da imagem

[1]Yevgen Belich e Shutterstock

Fontes

AB’SÁBER, Aziz Nacib. Incursões à pré-história da América tropical. In.: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira. São Paulo: Senac, 1999.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto Nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm

REDAÇÃO. Grupos culturalmente diferenciados. Disponível em: https://anda.ibge.gov.br/sobre/povos-e-comunidades-tradicionais.html

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Aborígenes Australianos
A triste história de perseguição aos povos nativos da Austrália.
Cultura indígena
Entenda o que é a cultura indígena e suas influências no Brasil. Veja também por que ela é tão importante e curiosidades relacionadas.
Demarcação de terras indígenas
Saiba o que é a demarcação de terras indígenas, quais são os órgãos competentes que demarcam as terras e descubra também por que é importante demarcá-las.
Dia dos Povos Indígenas
Acesse o texto para conhecer a origem e a importância do Dia dos Povos Indígenas, anualmente celebrado em 19 de abril, no Brasil.
Os povos indígenas no Brasil
Veja quais eram os povos indígenas que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses, quais suas línguas e como viviam.
Povos indígenas no Brasil
Clique aqui e saiba quais são as principais características dos povos indígenas no Brasil. Descubra como estão distribuídos nas regiões do país.