Whatsapp icon Whatsapp

As civilizações pré-colombianas

Os povos pré-colombianos impressionam pela riqueza de suas culturas.
Os povos pré-colombianos impressionam pela riqueza de suas culturas.
O processo de descoberta do continente americano representou para os europeus o contato com um mosaico de culturas bastante peculiar. Mais do que se encantaram com o passível exotismo dos nativos, as tripulações do Velho Mundo deram de frente com civilizações complexas. Muitas dessas sociedades conheciam a escrita, desenvolveram sistemas matemáticos, possuíam calendários de enorme precisão e construíram centros urbanos mais amplos que as cidades da Espanha.

Por volta do século VII, a Cordilheira dos Andes foi palco do desenvolvimento das civilizações chimu, tiahuanaco e huari. Quase quinhentos anos depois, a reunião desses povos que ocupavam a região seria correspondente ao vasto Império Inca, administrado na cidade de Cuzco. Antes da chegada dos espanhóis, os incas formaram um Estado de caráter expansionista, que alcançou regiões que iam do Equador até o Chile, e abrigava cerca de seis milhões de pessoas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na porção central do continente americano, olmecas, toltecas, teotihuacanos, astecas e maias formaram sociedades distintas. Os maias, entre os séculos III e XI, estabeleceram um complexo de cidades-Estado que funcionavam de forma autônoma graças a um eficiente sistema de servidão coletiva. Segundo informações, a civilização maia teria congregado mais de dois milhões de habitantes. Quando chegaram à América, os espanhóis encontraram boa parte desses centros urbanos abandonados.

A mais vistosa civilização mesoamericana foi constituída pelos astecas, que conseguiram formar um império que ia do sul da Guatemala, até a porção oeste do México. A capital Tenochtitlán abrangia uma área de treze quilômetros quadrados e congregava uma população composta por centenas de milhares de habitantes. As populações vizinhas eram obrigadas a pagar vários impostos que garantiam a hegemonia asteca.

Cada aldeia asteca era integrada por diversas famílias, que utilizavam as terras férteis de forma coletiva. Uma parcela considerável da produção agrícola dos aldeões era destinada ao Estado, que distribuía o alimento recolhido para os funcionários públicos, os sacerdotes, militares e a família do imperador. Do ponto de vista político, possuíam uma monarquia centralizada nas mãos do Tlacatecuhtli, responsável pela condução da política externa e dos exércitos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em termos gerais, percebemos que o continente americano contava com uma ampla diversidade de culturas que se desenvolveram de forma própria. Contrariando o ideal eurocêntrico do Velho Mundo, as populações pré-colombianas estabeleceram relações sociais complexas, criaram suas próprias instituições políticas e engendraram os seus saberes.
Publicado por Rainer Gonçalves Sousa

Artigos de As civilizações pré-colombianas

Templo do Sol, em Teotihuacán. A cidade e suas crenças exerceram forte influência cultural sobre os astecas
Astecas e organização teocrática
Saiba mais sobre os astecas e a complexa civilização formada na região do atual México.
Códice Borbônico era um manuscrito feito por sacerdotes astecas em pictogramas
Civilização Asteca
Conheça a Civilização Asteca, uma das mais importantes da era pré-colombiana, que estabeleceu um grande império no México.
Representação de um antigo maia feito em relevo sobre uma pedra
Civilização Maia, domínio na América Central
A civilização maia dominou a região centro-americana, construindo templos e palácios, além de elaborar complexos calendários e conhecimentos astronômicos.
Ao fundo, na montanha, hieróglifos nasca
Civilização Nasca
Veja aqui a história dos nasca, uma civilização pré-colombiana que desenvolveu gigantescos desenhos que são um mistério nos dias atuais.
As múmias incas indicam a antiguidade da ocupação andina por estes povos
Império Inca e o domínio dos Andes
Organização criada pelos quíchuas, o Império Inca se desenvolveu entre os séculos XII e XVI, dominando a região da Cordilheira dos Andes.
Tenochtitlán, a cidade asteca construída sobre o lago
Tenochtitlán foi a capital do Império Asteca, que deu origem à atual Cidade do México. Conheça mais sobre sua história.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.