Whatsapp icon Whatsapp

Yanomami

Os Yanomami são uma importante população indígena que habita o extremo Norte do Brasil. Essa população indígena vem sofrendo diversos impactos ambientais e sociais.
Índios yanomamis assustados com a presença da tripulação do avião da Força Aérea Paraguaia na região de Surucucu.
O contato com o homem branco vem modificando os modos de vida dos Yanomami. [1]

Os Yanomami são um grupo indígena que habita o extremo Norte da Floresta Amazônica, e as aldeias yanomamis estão dispostas ao longo da fronteira entre Brasil e Venezuela. Os Yanomami são um grupo indígena historicamente isolado cujo contato com o homem branco deu-se de forma relativamente recente. Ao longo do tempo, a população yanomami vem sofrendo diversos impactos ambientais e sociais devido à ação de grupos econômicos nas terras em que estão suas aldeias.

Leia também: População indígena no Brasil

Resumo sobre os Yanomami

  • As tribos yanomamis estão localizadas entre o extremo Norte do território brasileiro e o Sul do território venezuelano.

  • Os Yanomami possuem uma longa história no extremo Norte brasileiro, em uma zona marcada pela grande disponibilidade hídrica e pela vasta vegetação tropical.

  • A religião praticada pelos Yanomami reúne elementos típicos da cultura dos indígenas, como a realização de rituais com chás alucinógenos.

  • As aldeias yanomamis são constituídas por diversas casas de habitação coletiva, chamadas de malocas.

  • A sociedade yanomami é caracterizada pela clara divisão de trabalho entre homens e mulheres nos serviços cotidianos.

  • A ação de garimpeiros, madereiros e agropecuaristas nas terras das aldeias yanomamis geram grande impacto ambiental e social.

  • A ausência de políticas públicas para a população yanomami prejudica as condições de sobrevivência dessa população.

  • A Terra Indígena Yanomami, com cerca de 9,6 milhões de hectares, é considerada a maior terra indígena do Brasil.

Quem são os Yanomami?

Os Yanomami são uma população indígena que habita o extremo Norte da Floresta Amazônica. Eles estão dispostos entre a fronteira do Brasil com a Venezuela. Essa população, que reúne índios yanomae, yanõmami, sanima e ninam, compõe um grupo linguístico importante, considerado uma das 10 maiores etnias indígenas do Brasil.

As estimativas mais recentes, apesar de inconsistentes, apontam que existem cerca de 255 aldeias de população yanomami, que contabiliza um total próximo de 20 mil yanomamis apenas no território brasileiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Etimologia yanomami

O termo yanomami tem como significado “ser humano”. Esse termo é aplicado as todos os indígenas pertencentes ao tronco linguístico yanomami, portanto, ao conjunto cultural dos povos Yanomae, Yanõmami, Sanima e Ninam.

Qual a história dos Yanomami?

Os Yanomami possuem uma longa história de habitação no extremo Norte brasileiro, em uma zona marcada pela grande disponibilidade hídrica e vasta vegetação tropical. Esse isolamento geográfico, em uma região montanhosa que forma o interflúvio entre as bacias hidrográficas do Amazonas e do Orinoco, possibilitou certa proteção para esse grupo indígena.

Essa população indígena tem registros muito antigos, porém seu contato com o homem branco ocorreu de forma relevante apenas em meados do século XX. O isolamento dos Yanomami contribuiu para o desenvolvimento de hábitos bastante próprios em termos culturais e favoreceu a conservação das práticas folclóricas dessa população indígena.

Qual a localização dos Yanomami?

As tribos yanomamis estão localizadas entre o extremo Norte do território brasileiro e o Sul do território venezuelano. As suas aldeias estão espalhadas por uma vasta região de Floresta Amazônica.

No Brasil, há aldeias yanomamis nos estados de Amazonas e Roraima. A principal terra indígena dessa população no Brasil é a Terra Indígena Yanomami (Roraima).

 Vista superior da Floresta Amazônica, região ocupada ao norte pelos povos yanomamis.
Os Yanomami habitam uma zona montanhosa do norte da Floresta Amazônica.

Quais são as características dos Yanomami?

Religião dos Yanomami

A religião praticada pelos Yanomami reúne elementos típicos da cultura dos povos indígenas, como a realização de rituais com chás alucinógenos que provocam visões de entidades espirituais. Os líderes religiosos locais, chamados comumente de pajés, são os responsáveis pela realização dos diversos festivais religiosos indígenas que buscam consagrar as divindades dessa população. A religião é um traço importante para a cultura yanomami e aborda aspectos da natureza local.

Sociedade dos Yanomami

Mãe e bebê yanomamis. [2]
Mãe e bebê yanomamis. [2]

As aldeias yanomamis são constituídas por diversas casas, chamadas de malocas, que funcionam como habitação para os nativos. Há estreita relação entre os habitantes locais, que trabalham por meio de um regime de colaboração para a realização das atividades cotidianas da aldeia.

Na sociedade yanomami, há uma clara divisão de trabalho entre homens e mulheres. Tradicionalmente, os homens da tribo ocupam-se com atividades como caça e pesca, já as mulheres ficam mais restritas às atividades voltadas para a agricultura. Nas tribos yanomamis, não há uma clara divisão de poder hierárquico, de modo que as decisões são tomadas em conjunto pela sociedade local.

Vista superior de uma maloca yanomami.
As malocas coletivas são características dos Yanomami.

Cultura dos Yanomami

A cultura yanomami, apesar da clara influência patriarcal baseada na forte divisão de trabalho entre homens e mulheres, possui um viés coletivista. Além disso, os traços culturais dessa população possuem fortes laços com outros grupos indígenas amazônicos, como rituais de iniciação de pajés e forte tradição de xamãs.

Os Yanomami possuem vasto conhecimento botânico e utilizam as plantas da Floresta Amazônica para a realização de diversos rituais. A alimentação também segue a oferta de plantas e animais existentes na Amazônia, com destaque para o consumo de frutas e peixes.

Situação dos Yanomami atualmente

Desde o início do seu contato com o homem branco, o povo Yanomami vivenciou diversos impactos ao seu modo de vida e a sua cultura.

Primeiramente, destaca-se a ação de garimpeiros, madeireiros e agropecuaristas nas suas terras, os quais realizam práticas econômicas diversas, que modificam o equilíbrio do ambiente local, transformam o território de habitação dos índios e contribuem para a mudança do cotidiano das populações indígenas.

Ademais, a chegada desses atores contribuiu para a transmissão e disseminação de diversas doenças contagiosas, além de vícios e outras práticas, às quais a população indígena não está plenamente adaptada.

Destaca-se, em um contexto mais recente, a ausência de políticas públicas para a população yanomami por meio do desmonte de órgãos governamentais e projetos sociais, que possibilitam a preservação dos modos de vida dessa população e, ainda, inibem a prática de atividades predadoras, como o extrativismo e a agropecuária.

Atualmente, os Yanomami enfrentam, além do desmatamento, da pesca ilegal, da ação do garimpo e da pressão dos fazendeiros, graves surtos de doenças e de desnutrição, além da inexistência de uma estrutura básica de saúde e segurança. Essa realidade impacta negativamente na sobrevivência dessa população e na sua qualidade de vida.

Veja também: Qual é a importância da demarcação de terras indígenas?

Maior e menor tribo indígena do Brasil

  • Maior tribo indígena do Brasil: a Terra Indígena Yanomami, localizada no estado de Roraima, com cerca de 9,6 milhões de hectares, é considerada a maior tribo indígena do Brasil em termos de área espacial.

  • Menor tribo indígena do Brasil: a Terra Indígena Jaraguá, situada no estado de São Paulo, mais precisamente na capital paulista, que possui uma área espacial de cerca de 2 hectares, é considerada a menor tribo indígena do Brasil em extensão territorial.

Crédito das imagens

[1] A.PAES / Shutterstock

[2] Sam valadi / Wikimedia Commons (reprodução)

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A ocupação da Amazônia
O processo histórico de ocupação e devastação da Amazônia.
Complexo regional da Amazônia
As características geográficas do Complexo Regional da Amazônia.
Estados do Brasil
Conheça os estados do Brasil e suas respectivas capitais. Saiba quantos estados existem no país e como eles distribuem-se segundo cada região brasileira.
Floresta Amazônica
Saiba quais são as principais características geográficas da Floresta Amazônica. Veja detalhes sobre a importância dessa vegetação florestal para o ambiente global.
Roraima
Saiba mais sobre os aspectos geográficos de Roraima. Veja quais são as características históricas, demográficas e econômicas do estado menos populoso do Brasil.
video icon
Escrito"Educação e Cultura" sobre a imagem de um quadro-negro e livros.
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!